ASN DF Atualização
Compartilhe

Startups apresentam soluções inovadoras para Casa e Construção

2ª edição do LabDay em 2023 reuniu expositores e profissionais do segmento do Distrito Federal
Por Deividi Lira | AIs. Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Já pensou em calcular quanto você gastará em uma reforma da sua casa sem ter que ficar ligando para as lojas de materiais de construção ou para cada fornecedor? A plataforma “Quando Custa Reformar”, desenvolvida pelo arquiteto Fernando Henrique Neves, traz essa facilidade para as pessoas.

“A plataforma permite que o público em geral tenha uma informação de credibilidade com base na sua reforma, preenchendo os formulários disponíveis no site. Essas informações são, de certa forma, customizadas. A pessoa preenche os dados de área de piso, área de parede, informa todos os dados da reforma e a plataforma cria uma estimativa de custo com base nessas informações”, explicou.

A startup do Fernando é uma das dez expositoras que participaram do LabDay “Casa e Construção” nessa terça-feira (28), uma oportunidade gratuita que arquitetos, designers e empreendedores da Indústria Moveleira do Distrito Federal tiveram para conhecerem soluções inovadoras para os seus negócios, bem como para fazerem networking.

“O objetivo foi fazer uma aproximação primeiro entre eles [empreendedores] e trazer o foco no cliente, no negócio, fazendo uma aproximação da inovação, que às vezes parece estar muito longe da realidade do empresário, e mostrar que existe uma aplicação prática daquilo que o segmento Casa e Construção vem desenvolvendo”, afirmou a analista da Gerência de Negócios em Rede (Gener) do Sebrae no DF, Gabriela Tavares.

A construção civil tem um papel fundamental para a economia brasileira e o setor movimenta a economia do Distrito Federal, gerando empregos em canteiros de obras. Por isso, o Sebrae no DF, que já faz um trabalho próximo com empresas deste segmento, anunciou dois projetos para 2023.

“O Sebrae anuncia hoje dois projetos específicos dentro dessa cadeia produtiva: um voltado para arquitetos e designers e outro voltado para indústria moveleira e também marmorarias. Será uma ação muito focada no setor, atuando com parceiros institucionais, sindicatos, conselhos, associações, levando a inovação para os empreendedores e possibilitando a ampliação de mercado também”, destacou a diretora técnica do Sebrae no DF, Diná da Rocha Loures Ferraz.

O LabDay Casa e Construção também abriu espaço para startups que iniciaram recentemente no mercado da Inovação. O engenheiro eletricista Luiz Filipe Guerra, é CEO da ATMOS. Criada há pouco mais de dois anos, a empresa desenvolveu uma solução integrada de monitoramento e consumo de energia, que foi pensada para pequenas e médias empresas.

“O principal custo de uma pequena e média empresa é a energia e, muitas vezes, elas não sabem como planejar ou como reduzir. Com isso, desenvolvemos uma solução com um custo-benefício atraente para esse nicho, para que tivessem ferramentas capazes de reduzir o desperdício de energia”, detalhou o CEO.

O evento, realizado na sede do SebraeLab, no Parque Tecnológico do Distrito Federal, em parceria com a Biotic e a Cotidiano Aceleradora, contou com a participação da superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha e de diretores da instituição.

Neuroarquitetura

O dia foi dedicado para falar do segmento Casa e Construção e, pouco antes de começar o LabDay, o Sebrae no DF promoveu, no mesmo espaço, uma palestra para arquitetos, designers e empreendedores da Indústria Moveleira do DF, que abordou sobre como o conceito da neuroarquitetura pode beneficiar o dia a dia da empresa.

“Quando falamos sobre neurociência aplicada à arquitetura, significa que estamos extremamente ligados a entender o comportamento humano. Enquanto arquitetos e designers, quanto mais empatia tivermos nesse processo e quanto mais entendermos como ela é gerada e criada, maior será a qualidade do nosso trabalho. Ou seja, eu vou entregar algo que é verdadeiramente do outro e não meu traduzido para o outro”, ressaltou o palestrante Lorí Crízel, arquiteto e urbanista, especialista em Neurociências e Comportamento Humano.

Além de Lorí Crízel, a palestra foi ministrada pelo também arquiteto e urbanista, especialista no desenvolvimento de linhas de produtos para a indústria moveleira e arquitetura corporativa, André Menin.