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Workshop discute compras governamentais e ressalta o fortalecimento das Salas do Empreendedor no DF

O evento fez parte do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, com foco na qualificação das Salas do Empreendedor na orientação de pequenos negócios para participação em editais de licitaçã
Por Talita Mota | Clip Clap Comunicação
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Agentes de Desenvolvimento Territorial (ADTs) e atendentes das Salas do Empreendedor do DF participaram, na manhã da última terça-feira, 27 de agosto, do Workshop de Compras Governamentais, realizado no Sebrae no DF, no SIA. O evento integra o Selo Sebrae de Referência em Atendimento, uma metodologia que avalia e reconhece, em nome do Sebrae, a qualidade dos serviços prestados nas salas aos empreendedores locais.

Ricardo Robson, gerente de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, abriu a realização comentando acerca da importância do projeto para os empreendedores do DF e destacando a oportunidade para compartilhar conhecimento e orientar as equipes que atuam na Sala do Empreendedor. “Nosso objetivo é disseminar informações aos pequenos negócios em cada região administrativa, destacando as diversas oportunidades de relacionamento com o governo”, afirmou.

A programação do workshop esteve alinhada com o quarto pilar do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, intitulado “Ambiente de Negócios”, com foco na orientação para a participação em editais de licitação. A intenção foi apresentar as oportunidades disponíveis, alinhadas à realidade de atuação das Salas do Empreendedor.

Andréa Magalhães, assessora do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do DF, explicou que, atualmente, pequenos empresários desconhecem que possuem o perfil adequado para participar de licitações e, muitas vezes, não têm a orientação necessária para ingressar nesse universo de compras públicas. ‘‘Normalmente, quem domina essa área são empresários já especializados no assunto. Nosso objetivo é ampliar o atendimento da Sala do Empreendedor para incluir esse nicho, capacitando os empresários locais”, esclareceu.

No decorrer do evento, foram discutidos temas como o passo a passo para participação em licitações, os benefícios da Lei n° 123/2006, o plano anual de contratações, o cadastro no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), além de portais de compras governamentais e oportunidades para Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte.

Foto: Focus Produção de Imagem

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Roberto Medeiros, administrador da região administrativa de São Sebastião, destacou a importância desse conhecimento, mencionando que cerca de 500 atendimentos mensais são realizados na Sala do Empreendedor da região. “Mais uma vez, o Sebrae apoia as administrações com novidades e atualizações que beneficiam toda a comunidade”, comentou.

Carlos Dalvan, administrador do Recanto das Emas, ressaltou a complexidade do campo licitatório e a importância da parceria com o Sebrae como uma oportunidade de desenvolvimento econômico. “Especificamente no âmbito de compras, há desafios. Quando uma instituição se propõe a treinar e ensinar a equipe administrativa com a metodologia correta, todos saem ganhando”, destacou.

Na abertura do evento, os convidados foram surpreendidos por Marina da Silveira Araújo e Wander Preusse, diretora-geral e diretor administrativo do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), respectivamente. Eles anunciaram a doação de 35 aparelhos celulares e 35 roteadores de Wi-Fi, destinados a cada uma das Salas do Empreendedor das 35 regiões administrativas do Distrito Federal.

“Vocês devem estar se perguntando por que uma diretora de hospital está aqui, certo? No HMIB, atuamos com muito amor pela instituição. Recebemos esses celulares e ficamos honrados em poder contribuir com as administrações e o crescimento de Brasília. Nosso desejo é que a cidade prospere cada vez mais. Façam bom uso deles”, disse Marina.

A doação é fruto de uma parceria entre o HMIB, a Receita Federal e o Conselho de Políticas Públicas. Ao receber os eletrônicos, o hospital decidiu destiná-los às Salas do Empreendedor no DF. “Frequentemente, temos ajuda de outros órgãos. Assim como precisamos, vemos as regiões administrativas da mesma maneira. Poder ajudar, especialmente fora da nossa área de atuação, é excelente”, comentou Wander Preusse.

Diná Ferraz, diretora técnica do Sebrae no DF, ressaltou como as Salas do Empreendedor já realizam o trabalho de atendimento presencial, mas a disponibilidade de aparelhos eletrônicos era uma necessidade para melhorar ainda mais a eficácia do atendimento, especialmente à distância. “É por meio dessas e de outras parcerias que buscamos novos caminhos para fortalecer nosso trabalho. O Sebrae está de portas abertas para garantir o bom desempenho das atividades junto à sociedade de Brasília”, agradeceu a diretora.

Salas do Empreendedor em crescimento

Em 2022, foi realizado um piloto com 06 Salas do Empreendedor para registrar seus atendimentos no Sistema de Atendimento Sebrae (SAS), foram realizados 1.600 atendimentos. Já em 2023 houve a expansão para todas as Salas do DF, esse número saltou para 14 mil. Agora, em 2024, já foram registrados 12 mil atendimentos até o momento. Esse crescimento expressivo é fruto da adesão massiva ao Selo Sebrae, capacitações, aprimoramento das equipes das Salas, monitoramento contínuo dos Planos de Ação e diversas parcerias.

“Essas ações têm fortalecido cada vez mais a nossa atuação, permitindo uma melhor dinamização dos atendimentos nas salas. Tudo isso é alcançado por meio do Selo Sebrae de Referência em Atendimento. O Selo trouxe uma estrutura na atuação com esses parceiros e agregou muito na atuação que as Salas têm com o Empreendedor da sua região, ofertando produtos e serviços gratuitos de acordo com as principais demandas e realidade local, além de conhecimentos em áreas como comportamento empreendedor, marketing, vendas, gestão financeira e consultoria de intervenção”, destacou Everton Saúde, analista técnico e gestor da Rede Estendida/Parceira de Atendimento do Sebrae no DF.

Esse aumento na busca dos empreendedores pelas Salas do Empreendedor é sentido no dia a dia por Mirani Fraga, que atua como ADT na Sala do Empreendedor do Lago Norte. “Tenho formalizado vários pequenos empresários que trabalham com ofertas licitatórias. Quando você tem o cliente que quer vender e o governo que quer comprar, é fundamental ter o conhecimento necessário para aliar esses dois lados, desenvolvendo e fomentando a economia local”, concluiu”

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