O Sebrae no Distrito Federal, em parceria com a Administração Regional de Samambaia e o Home Center Castelo Forte, promoveu entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro uma nova edição da Ação Empresarial. Durante esse período, a Unidade de Atendimento Móvel (UAM) da instituição ficou estacionada em frente à loja de materiais de construção da cidade para atender Microempreendedores Individuais (MEIs), pequenos empresários e interessados em empreender. A ação também levou uma série de capacitações gratuitas a empreendedores da cidade.
Ewerton Valois, analista da Gerência de Atendimento Personalizado (GAPE) do Sebrae no DF responsável pela unidade de atendimento do Sebrae no DF, destacou a importância de ações como essa para todas as regiões administrativas do DF e, nesta semana, em Samambaia. “Toda semana estamos em uma região administrativa. A Ação Empresarial deste período está acontecendo aqui na Samambaia, já que em outubro a cidade completa 35 anos de existência, e após conversas com a administração, nos foi solicitado que essa ação abrisse as comemorações pelo aniversário. Essa foi a primeira vez que trouxemos o seminário de crédito para cá e foi algo positivo pois os empreendedores puderam ter um acesso facilitado a diversos bancos no mesmo período,” explicou Ewerton.
À frente da administração regional de Samambaia, Marcos Leite também ressaltou a relevância da parceria com o Sebrae para o fortalecimento dos negócios locais. “De 2019 para cá, cerca de 6 mil empreendedores nos procuraram querendo informações sobre abertura de novos negócios, formalização e continuidade dos negócios. É por isso que a parceria com o Sebrae é tão importante. Temos um espaço aqui para acolher empreendedores, e o Sebrae pode ofertar consultorias, palestras, e assim conseguimos alcançar cada vez mais empresários da nossa região”, pontuou Leite.
A participação ativa de empresários locais aumentou significativamente e, por este motivo, o Sebrae no DF tem sido importante para a região. É o que explica Michelle Neves, gerente da Sala do Empreendedor de Samambaia. “A participação dos empresários aumentou muito nos últimos anos. Em 2024, já foram mais de 12 cursos para possíveis empreendedores. Há muito aprendizado e estamos construindo um vínculo importante com a comunidade. Para atrair a população para esta ação empresarial, fomos para a rua fazendo divulgações, conversamos com os empresários pessoalmente, estivemos nas feiras e falamos sobre a importância desses serviços para todos”, detalhou Michelle.
A rede Castelo Forte, que cedeu o espaço para a carreta do Sebrae, também celebrou o sucesso da ação. Bosco Almeida, gerente de marketing da rede, comentou sobre como a carreta em frente à sede da Castelo Forte solidifica as relações dos empreendedores com o Sebrae no DF. “Uma das grandes preocupações da Castelo Forte é sempre trazer para os moradores de cada região em que ela está situada, benefícios. Temos um compromisso e sabemos da seriedade e do trabalho do Sebrae. Quando oferecemos este espaço para que a unidade móvel fosse posicionada é porque conhecemos o fluxo de pessoas em nossa loja. Queremos, agora, estar com o Sebrae em mais edições das ações empresariais e já colocamos nossos espaços em outras localidades do DF à disposição da instituição”, completou.
Durante os cinco dias de atividades, o público que visitou a unidade de atendimento do Sebrae pôde receber orientações sobre diversos temas essenciais do universo empreendedor, como gestão de negócios, apoio à formalização e acesso a crédito. Além disso, os participantes puderam obter análises e insights sobre tendências de mercado, oportunidades e boas práticas aplicáveis aos negócios da região.
As atividades da Ação Empresarial também se estenderam a outras localidades da região administrativa. Um dos destaques da programação foi a realização de um seminário de crédito na sede da Administração de Samambaia. Na ocasião, representantes de instituições financeiras, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco de Brasília (BRB), Sicoob e o programa Prospera, coordenado pela Subsecretaria de Microcrédito e Economia Solidária do DF, esclareceram dúvidas e apresentaram suas linhas de crédito para pequenos empreendedores.
Capacitações também foram promovidas e abordaram temas como comunicação interpessoal, formação de preços, empreendedorismo, entre outros.
De acordo com o Sebrae no DF, a ação teve uma participação significativa, com cerca de 70 pessoas visitando a unidade móvel em busca de orientações personalizadas. As iniciativas voltadas para os empreendedores seguirão em outras regiões administrativas até dezembro.