ASN DF
Compartilhe

AgroBrasília encerra edição de 2025 com recorde de público e de negócios

Espaço organizado pelo Sebrae no Distrito Federal em parceria com o Sistema FAPE/SENAR-DF/Sindicatos ajudou a impulsionar resultados da feira
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

A AgroBrasília, consolidada como o principal evento de agronegócio do Planalto Central, encerrou sua edição 2025 no último sábado, 24 de maio, registrando números recordes. A feira, que conta com o apoio do Sebrae no Distrito Federal, e é realizada anualmente no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, na região do PAD/DF, atraiu mais de 188 mil visitantes e movimento mais de R$ 5,1 bilhões em negócios, superando as expectativas e impulsionando o setor na região.

O Espaço Sabores e Saberes do Campo, organizado pelo Sebrae no Distrito Federal em parceria com o Sistema FAPE/SENAR-DF/Sindicatos, contribuiu para os bons índices alcançados pela feira. A estrutura de aproximadamente 900 metros quadrados atraiu os milhares de visitantes ofertando, gratuitamente, orientação técnica voltada especificamente para pequenos agricultores do Distrito Federal e do Entorno. O objetivo foi fornecer suporte para o desenvolvimento de uma produção diversificada e sustentável.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

A estrutura também permitiu que todos os visitantes da feira pudessem acessar o portfólio de serviços disponibilizados pelo Sebrae no DF e pelo Sistema FAPE/SENAR-DF/SINDICATOS, incluindo cursos, oficinas e consultorias relevantes para empreendedores rurais. O espaço também ofereceu um auditório com programação diversificada, abordando temas relevantes para o setor agropecuário como sustentabilidade, tecnologia, gestão, turismo rural e apresentações de produtos, entre outros.

Um dos ambientes do espaço foi a Feira do Made in Quadrado, uma estratégia para valorizar a produção local, que reuniu expositores de produtos regionais, como cafés, doces, queijos, pimentas, carnes e bebidas artesanais. Artesãos locais também marcaram presença, revelando a riqueza cultural do DF, enquanto empreendimentos de alimentos e bebidas ofereceram opções para consumo imediato. Empresas de serviços diversos apresentaram soluções e suporte estratégico para os participantes da AgroBrasília.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

O Espaço Sabores e Saberes do Campo também destacou a inovação com o Startup Zone, que ao longo dos cinco dias de feira contou com a participação de oito empresas de base tecnológica, aproximando soluções inovadoras para o setor agropecuário dos produtores rurais presentes na feira.

O espaço foi cenário para a empreendedora Ceiça Figueiredo seguir apresentando sua marca, a Molhos Artesanais Curitiba, ao público brasiliense. Figura presente em diversos eventos no Distrito Federal, como a Feira Panela Candanga, Ceiça levou para a AgroBrasília 2025 cerca de 50 rótulos de molhos artesanais, todos produzidos com ingredientes de primeira linha. Os visitantes da feira puderam degustar os diversos sabores disponíveis no catálogo da marca, receber dicas de alimentos para harmonização e adquirir os molhos preferidos. Dentre os mais procurados estavam o popular molho de mostarda com mel e opções mais intensas, como as produzidas à base de Carolina Reaper, uma das pimentas mais fortes do mundo. “A nossa participação foi muito positiva. Nossos produtos foram muito bem aceitos pelo público e todo o suporte ofertado pelo Sebrae foi excepcional para estarmos presentes aqui. É um fator que faz a diferença na vida do pequeno empreendedor”, avaliou Ceiça.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

A poucos metros, em um outro corredor do espaço era possível conferir a produção do Ateliê da Cilene. A ideia de negócio tem à frente duas amigas, Heloísa Castro e Cilene Ferreira, e surgiu em meio à pandemia de covid-19, quando a dupla sentiu a necessidade de recomeçar suas trajetórias profissionais. Desde então, o ateliê se especializou em bordados, costuras e pinturas, oferecendo um vasto leque de produtos, incluindo toalhas, panos de pratos, utensílios de mesa e até louças personalizadas. “A experiência de estar na AgroBrasília foi maravilhosa. O público esteve sempre presente no espaço e isso foi fundamental para que pudéssemos ter um expressivo registro de vendas e consolidar oportunidades de fazer contatos e, quem sabe, novos negócios”, pontuou Heloísa.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

A edição da AgroBrasília também foi especial para o produtor Adão Fernandes de Assis. Ele e sua esposa, Silvânia de Assis, estão à frente da Casa de Maria, uma propriedade de seis hectares localizada na região do Caub I. A área leva o nome em homenagem à mãe de Adão, Maria Fonseca de Assis, que sempre incentivou a família a plantar alimentos para o consumo próprio. Nos últimos meses, no entanto, a história da propriedade tem mudado significativamente graças ao apoio do Sebrae no Distrito Federal. A gestão do espaço foi profissionalizada e o cultivo de culturas foi diversificado. Hoje, a Casa de Maria produz frutas como maracujá do Cerrado, goiaba e atemoia, além de ovos caipiras.

O casal agora vive a expectativa de formatar uma experiência de turismo rural nos próximos meses, abrindo as portas da propriedade. O objetivo é receber clientes interessados em conhecer a produção, aprender sobre o cultivo orgânico e aproveitar a natureza da região. “A nossa presença aqui na AgroBrasília representa a primeira vez da Casa de Maria em um evento. A marca nasceu oficialmente há três meses e com o apoio do Sebrae a gente tem avançado aos poucos. Recebemos orientações para estar aqui e os produtos orgânicos que trouxemos fizeram sucesso. O maracujá do cerrado, por exemplo, foi bastante procurado e esgotou em questão de horas. Foi uma participação maravilhosa e muito importante para nós”, contou o pequeno produtor.

Em outro espaço, o público da feira pôde conferir a gama de serviços ofertadas pela Planta Consultoria, empresa fundada em 1998. Inicialmente focada em consultoria e planejamento empresarial e agropecuário, a empresa rapidamente se desenvolveu e gerou frutos nas áreas rural, empresarial e de serviços topográficos. Com o passar dos anos, surgiu a compreensão das necessidades dos clientes, fator que impulsionou a criação de novos serviços e expansão da marca. Desse modo, a Planta Consultoria se transformou em um hub de soluções financeiras, permitindo que atendesse seus clientes em múltiplas frentes e se consolidasse ainda mais no mercado brasiliense.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

A empresa participou da AgroBrasília pela segunda vez em 2025, sendo a primeira com o apoio do Sebrae no DF. Durante os dias de evento, a equipe técnica formada por engenheiros agrônomos, administradores, agrimensores, consultores e assessores esteve reunida com possíveis clientes, instituições financeiras e conseguiu identificar uma nova e promissora oportunidade de mercado: a captação de crédito de carbono.

Gerente responsável pela área de projetos e consultorias da empresa, Daniel Medeiros avaliou a participação na feira de forma positiva e enalteceu o apoio recebido durante toda a realização. “A marca Sebrae é muito forte. Quando surgiu a oportunidade de estar presente aqui, debatemos internamente e batemos o martelo. Foi uma relação que construímos e que valorizou muito o trabalho da Planta. Saímos da feira bem satisfeitos com todo o trabalho”, afirmou.

O gerente da unidade de Negócios em Rede do Sebrae no DF, Carlos Cardoso, demonstrou grande otimismo ao fazer uma avaliação bastante positiva da participação de empreendedores e produtores na AgroBrasília. Ele não apenas destacou a presença expressiva do público, mas também elogiou a qualidade dos produtos ofertados durante os cinco dias de evento.

Carlos fez questão de lembrar que a produção local do Distrito Federal tem ganhado destaque nacional. Ele sugeriu que o desempenho observado na feira reforça a ideia de que Brasília está se consolidando como um importante polo de produção agrícola no país, superando a percepção de ser apenas um centro administrativo. “Todo esse movimento que vivenciamos nos últimos dias mostram que o Distrito Federal não apenas abriga a capital administrativa do Brasil. O nosso território é, também, referência no que produz. E daqui saem produtos de muita qualidade”, observo o gerente do Sebrae no DF.

O analista da gerência de Negócios em Rede do Sebrae no DF, Leonardo Zimmer, também falou da satisfação com o encerramento de mais uma edição da AgroBrasília e comentou sobre a gratificação de observar a sensação de dever cumprido nos rostos dos pequenos empreendedores e produtores que participaram do evento.

Zimmer também mencionou a importância que a feira desempenha para o Sebrae no DF e o Sistema FAPE/SENAR-DF/Sindicatos. “É um espaço necessário para gente conseguir divulgar o trabalho que as instituições promovem no dia a dia. São em eventos como esse que surgem novos produtores e empreendedores interessados em participar das ações que são ofertadas, como capacitações, consultorias técnicas e outras soluções presentes nos portfólios. Então, para nós, a AgroBrasília também foi uma excelente vitrine”, explicou.

-

  • AgroBrasília
  • FAPE
  • Sebrae no DF;
  • Senar/DF