ASN DF Atualização
Compartilhe

Alimenta 2026 reúne cadeia produtiva da alimentação em primeiro dia de atividades no Parque da Cidade

Evento reúne até sábado, 7, mais de 100 palestrantes, 160 expositores, rodadas de negócios, cozinhas-show e experiências interativas
Por Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

O Sebrae no Distrito Federal deu início nesta quinta-feira, 5 de novembro, à 14ª edição do Alimenta. O evento tem o propósito de se tornar o maior evento da cadeia de gastronomia do DF, funcionando como espaço para compartilhar conhecimento, fortalecer conexões e valorizar quem faz o setor da alimentação acontecer, incluindo produtores rurais, agroindústrias, chefs, pesquisadores, instituições, compradores e consumidores. A edição de 2026 segue até este sábado, dia 7, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com entrada gratuita.

A programação do evento aborda tendências, inovação, alimentação saudável, produção orgânica, políticas públicas, turismo gastronômico, Inteligência Artificial (IA) e foodtechs, reunindo mais de 100 palestrantes distribuídos em diferentes espaços de conhecimento, mais de 160 expositores, rodadas de negócios, cozinhas-show e experiências interativas.

Para a diretora superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, o Alimenta 2026 é uma oportunidade de apresentar a diversidade e a capacidade produtiva do Distrito Federal, reunindo empreendedores de diferentes segmentos da cadeia de alimentos. O objetivo, segundo ela, é fortalecer esses negócios, ampliar sua visibilidade e criar oportunidades de conexão com novos mercados.

“Nós entendemos que a gastronomia envolve muito mais do que o produto final. Existe uma cadeia de produtores, fornecedores, serviços e profissionais que movimentam a economia e geram emprego e renda. Nesse sentido, o Sebrae atua justamente para apoiar esses empreendedores em diferentes etapas do desenvolvimento de seus negócios, desde a melhoria da gestão e da produtividade até o acesso a mercados. No Alimenta, conseguimos aproximar esses empresários de novas possibilidades, promover conexões e mostrar que o Distrito Federal tem uma produção diversificada, com qualidade e identidade próprias”, afirmou.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio/DF), José Aparecido, destacou, em visita ao evento, a força do setor de gastronomia do DF e a importância do Alimenta para reunir nomes de referência no cenário local e nacional e fortalecer a cadeia produtiva da alimentação.

“Quando falamos em alimentação, não devemos estar restritos a falar apenas sobre comida no prato. Há vários atores por trás do que vai à mesa. São os donos de bares, de restaurantes, profissionais da economia criativa e que estão à frente de tantos outros empreendimentos. Por isso, um evento dessa magnitude é extremamente relevante para o DF e o Brasil. É um setor em amplo desenvolvimento, que continua crescendo e o nosso território deve estar pronto para acompanhar esse movimento”, disse.

Jamal Jorge Bittar, presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) complementou a fala do presidente da Fecomércio/DF e afirmou que este é um evento que surpreende, movimenta e estimula um setor muito produtivo na capital do país. “A alimentação envolve toda uma cadeia, gera empregabilidade e cumpre uma importante função social. O Alimenta é uma maneira elegante e objetiva de oferecer oportunidades aos empreendedores, mostrar o potencial da nossa cidade e inspirar outras iniciativas nas regiões próximas ao Distrito Federal, em Goiás, Minas Gerais e em todo o Centro-Oeste”, acrescentou.

Uma programação extensa e diversa

A programação do Alimenta 2026 se distribui por diferentes espaços de conhecimento, organizados em palcos, arenas temáticas, cozinhas-show, feiras e demais espaços e ações.

No maior espaço do evento, o Palco Alimenta, o público pôde acompanhar a apresentação do chef Claude Troisgros, francês radicado no Rio de Janeiro que construiu uma trajetória marcada pela criação de pratos que aliam o rigor da culinária francesa a ingredientes nacionais, como jaca, charque e tucupi.

Foto: Focus Produção de Imagem

O Palco Conexões foi outro espaço montado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e contou com uma programação coordenada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Abrasel/DF). A instituição promoveu a quarta edição de seu workshop e reuniu especialistas renomados como o economista sênior do Bradesco, Rafael Murrer; o empresário e mentor do setor de alimentação, Marcelo Cordovil; e o conselheiro e CEO do DOMINIUM Group, Marcelo Moraes, para debater conjuntura econômica, expansão, sustentabilidade e gestão estratégica no mercado de alimentação fora do lar.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Distrito Federal (Abrasel/DF), Thales Furtado, comemorou a realização do Alimenta 2026. Segundo ele, o evento seguiu um padrão internacional, semelhante ao de feiras que já visitou em outras cidades do Brasil e até mesmo fora do país. “Brasília mostra, hoje, a força da sua cadeia produtiva de alimentação. O Alimenta é uma atitude louvável do Sebrae no Distrito Federal que não deixa nada a dever a outros grandes eventos, seja na variedade de palcos e conteúdos, ou até mesmo na quantidade de empresas participantes”, pontuou o dirigente.

Ao longo do dia, o público ainda pôde acompanhar as programações no Palco Consumo, que reuniu nomes da gastronomia e especialistas em consumo e perfil do cliente. O Palco Empreender buscou dar voz às histórias de quem transforma talento e receitas em negócios reais, e o Palco Futuro foi destinado a conteúdos sobre tecnologia, inteligência artificial, ciência e inovação aplicadas ao setor de alimentação.

O Palco Territórios também atraiu a atenção do público que passou pelo Alimenta ao longo desta quinta-feira. ​O espaço foi cenário para a realização da terceira edição do Seminário Berry Day, evento voltado para a produção de frutas vermelhas da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF).

Foto: Focus Produção de Imagem

Além disso, o espaço recebeu a cerimônia de entrega da segunda edição do Prêmio Café do Cerrado Central, que revelou os três melhores cafés produzidos no DF em 2026.

Arenas de conhecimento

Além dos palcos, o Alimenta 2026 abrigou uma série de arenas temáticas. Uma delas foi totalmente dedicada à difusão de conhecimento sobre nutrição, saúde e bem-estar e reuniu a endocrinologista Monalisa Azevedo e os nutricionistas Lucas Rabelo e Gustavo Paiva.

Na Arena Coquetelaria, o Alimenta buscou mostrar como a coquetelaria passou a integrar o processo criativo dos pratos, unindo técnica, pesquisa de ingredientes e harmonização sensorial. A programação foi inteiramente conduzida por Neto Noronha, mixologista, diretor criativo e consultor de coquetelaria, que apresentou masterclasses sobre coquetéis sofisticados com zero ou baixo teor alcoólico.

Já na Arena Made in Quadrado, o público encontrou um espaço destinado a valorizar a identidade local e impulsionar pequenos negócios do Distrito Federal, promovendo a conexão direta entre a gastronomia regional, o turismo e o artesanato. Quem abriu as atividades foi Patrícia Durães, pesquisadora de culturas alimentares especializada na influência das heranças afrodiaspóricas na comida brasileira.

A especialista ainda conduziu um painel com a participação de Clayton Barrossa Monteiro, produtor de cafés especiais há 30 anos na Fazenda Ninho da Águia, localizada em Alto Caparaó (MG); Roney Antônio de Almeida, da Mercearia Paraopeba, aberta em 1894 e sediada em Itabirito (MG); e Ana Gabi, chef do Grupo Trintaeum.

Outra arena, a de inovação, esteve dedicada a revelar como a tecnologia, a conectividade, os games, a sustentabilidade, as energias renováveis, o impacto social e as startups estão redefinindo a forma de empreender, inovar e gerar valor no setor de alimentação. Para isso, o Alimenta 2026 reuniu especialistas, empreendedores, lideranças do ecossistema de inovação e profissionais que atuam na fronteira das novas tecnologias, compartilhando conhecimentos e experiências que podem ser aplicados na prática.

Foto: Focus Produção de Imagem

A arena recebeu ainda o lançamento do Hackathon Alimenta, maratona de inovação que desafiou participantes a desenvolverem soluções para dois bares tradicionais do DF. O Pôr do Sol, na 408/409 Norte, busca alternativas para reduzir perdas de energia e refrigeração. Já o Marambaia, na Asa Sul, procura formas de preservar a identidade e o padrão de seus pratos, independentemente da presença do cozinheiro principal.

Na Arena Alvorada, voltada para discussões de políticas públicas, funcionou o Laboratório de Políticas Públicas da Alimentação do Distrito Federal, iniciativa do Sebrae/DF integrada ao Alimenta 2026 e criada para transformar os principais desafios da cadeia da alimentação em propostas concretas de políticas públicas, programas, projetos, aperfeiçoamentos normativos e iniciativas de governança. A proposta amplia o alcance do evento, conectando a geração de negócios à construção de soluções para questões estruturais que afetam a competitividade do setor.

Sabores do Brasil e de outros países no Alimenta 2026

As três cozinhas-show do Alimenta 2026 receberam chefs que apresentaram receitas e técnicas de diferentes tradições gastronômicas. Na Cozinha Catedral, o chef Jefferson Rueda preparou o prato Travessia de Biomas, que reuniu pancetta do Rio Grande do Sul, feijão-tropeiro, feijão-bolinha e molho de pequi. A combinação destacou ingredientes de diferentes regiões brasileiras e referências da culinária nacional.

Foto: Focus Produção de Imagem

Na Cozinha Itamaraty, a programação começou com o pastel de choclo, receita tradicional do Chile, apresentada por Deyse Almeida, coordenadora do curso de Gastronomia do Senac Taguatinga. O prato leva carnes vermelha e branca, uvas-passas, azeitonas e ovos, cobertos por uma massa de milho fresco. Em outra apresentação, o chef José Zaraham demonstrou o preparo de duas versões do kibe, frito e tradicional, com referências à culinária libanesa.

Já na Cozinha Panteão, a chef Bárbara Frazão apresentou o stinco de cordeiro com sabores do Cerrado, acompanhado de purê de cará, salada de microverdes e molho emulsionado de azeite e água. A receita reuniu ingredientes regionais em diferentes texturas e preparações. Na sequência, o chef Dornelles mostrou o preparo da costela suína pinga e frita, feita na cachaça e finalizada na fritura para obter uma parte externa crocante e o interior macio.

As apresentações aproximaram o público de técnicas culinárias, ingredientes regionais e receitas de diferentes origens, com demonstrações ao vivo conduzidas por profissionais da gastronomia.

Sabores e Saberes

No Alimenta 2026, o público ainda pôde participar de uma experiência de enogastronomia conduzida por um sommelier. A atividade reuniu um menu harmonizado com vinhos premiados produzidos no Cerrado, mostrando como aromas, notas e texturas do terroir local se complementam no prato e na taça – e evidenciando o potencial comercial dos rótulos da região.

Oportunidades de negócios

A realização do Alimenta ainda serviu de cenário para o Sebrae no Distrito Federal apresentar 20 oportunidades de negócios na cadeia produtiva de alimentação. A iniciativa tem como base um levantamento feito pela instituição e oferece uma base sólida para aspirantes a empreendedores e estimula a exploração de cada área, abrindo caminho para negócios inovadores que fortaleçam o ecossistema empreendedor do Distrito Federal.

Das 20 oportunidades levantadas, dez são voltadas a microempreendedores individuais (MEIs) e outras dez a microempresas e empresas de pequeno porte. A maioria trabalha com produção sob encomenda, o que reduz desperdício e protege o caixa do empreendedor.

Foto: Focus Produção de Imagem

Todas as 20 oportunidades listadas pelo Sebrae no DF podem ser conferidas no site oficial do Alimenta.

Soluções Sebrae

O Sebrae no DF contou com um espaço institucional, onde foram apresentadas as diversas soluções de atendimento aos micro e pequenos empresários locais. O ambiente apresentou uma temática relacionada a gôndolas de mercados na decoração e foi palco para divulgação de soluções disponíveis na Loja Sebrae DF, como consultorias gratuitas, cursos, oficinas, e-books e workshops com temáticas diversas.

A instituição também apresentou ao público conteúdos práticos sobre diversos temas, como expansão de negócios, Canva, boas práticas na manipulação de alimentos e franquias.

E quem foi até o evento pensando em investir em franquias também encontrou oportunidades. Um espaço do Alimenta 2026 foi dedicado ao franchising e reuniu franqueadores, potenciais franqueados e empreendedores interessados na cadeia de alimentos e bebidas, com foco em conexões comerciais, troca de experiências e criação de novos negócios.

Eduardo Santinoni, diretor da regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Franchising (ABF), orientou os interessados a avaliar o próprio perfil empreendedor, a capacidade de investimento, o segmento escolhido, os resultados operacionais da rede e a estimativa de retorno financeiro.

O Alimenta também abrigou uma rodada de crédito que envolveu 48 pequenos empresários dos mais distintos setores da economia brasiliense. A iniciativa integrou a programação da Arena de Negócios e colocou empreendedores em contato direto com representantes de instituições financeiras, a fim de desburocratizar o acesso a recursos financeiros e estimular o crescimento dos pequenos negócios.

Feiras

O Alimenta 2026 também reúne iniciativas voltadas à geração de negócios, como é o caso da 30ª edição da Feira Panela Candanga, que valoriza a gastronomia artesanal e o empreendedorismo criativo do DF e aproxima pequenos produtores e marcas autorais do público, e da Feira Made in Quadrado, com 40 expositores selecionados para mostrar o que há de melhor na produção do Distrito Federal e Entorno – de chocolates de origem e queijos premiados a charcutaria artesanal, mel puro, geleias, molhos, conservas, biscoitos, cucas, produtos orgânicos e itens do bioma Cerrado.

Foto: Focus Produção de Imagem

O evento é palco ainda da sexta edição do Coffee Brasília, principal encontro da cultura cafeeira do DF, que ocupa 600 metros quadrados com 24 marcas de cafés especiais do DF e Entorno e já soma mais de 127 mil visitantes em cinco edições, e do Espaço Brasilidades, construído pelo Sebrae no DF junto a outras unidades estaduais da instituição, que trouxeram empresários de diferentes regiões do país para apresentar café, queijos artesanais, mel, chocolates, conservas, castanhas e condimentos regionais.

Boas práticas

O Sebrae no Distrito Federal definiu um conjunto de boas práticas de sustentabilidade que orienta a equipe de trabalho, bem como os mais de 160 expositores que participam do Alimenta 2026.

As orientações materializam a Política de Sustentabilidade de Eventos da instituição e seguem a norma internacional ISO 20121, que estabelece diretrizes de gestão para organizar, planejar e executar eventos de qualquer porte, sejam corporativos, esportivos, culturais, feiras ou congressos.

Campanha de arrecadação de alimentos

Ao longo dos três dias do Alimenta, o público, parceiros, fornecedores, colaboradores do Sebrae e expositores também são convidados a participar da campanha de doação voluntária de alimentos. A campanha é realizada pelo Sebrae no DF em parceria com o Banco de Alimentos das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa/DF).

As instituições encaminharão os alimentos a organizações sociais do Distrito Federal, alcançando pessoas em situação de alta vulnerabilidade social.

Cada quilo de alimento doado permite preparar cinco refeições e alimentar cinco pessoas. Na prática, cada tonelada arrecadada pode impactar 5 mil pessoas.

Podem ser doados alimentos não perecíveis, com exceção do sal. Quem for contribuir deve observar com atenção o prazo de validade dos produtos.

-

  • Abrasel/DF
  • Alimenta 2026
  • Arena Alvorada
  • Arena Coquetelaria
  • Arena de Inovação
  • Arena Made in Quadrado
  • cadeia produtiva da alimentação
  • campanha de doação de alimentos
  • Claude Troisgros
  • Coffee Brasília
  • cozinhas-show
  • Empreendedorismo
  • Espaço Brasilidades
  • Fecomércio/DF
  • Feira Made In Quadrado
  • Feira Panela Candanga
  • Fibra
  • franchising
  • Franquias
  • gastronomia DF
  • Hackathon Alimenta
  • Inovação
  • Jefferson Rueda
  • Laboratório de Políticas Públicas da Alimentação
  • Palco Alimenta
  • Palco Conexões
  • Palco Consumo
  • Palco Empreender
  • Palco Futuro
  • Palco Territórios
  • Parque da Cidade
  • Pavilhão de Exposições
  • Pequenos negócios
  • Políticas Públicas
  • Prêmio Café do Cerrado Central
  • Sebrae DF
  • Sebrae no Distrito Federal
  • Seminário Berry Day
  • Sustentabilidade