No último sábado, 19 de outubro, os corredores do Colégio Aprovação, em Sobradinho, se encheram de criatividade, empreendedorismo e, principalmente, amor pela cidade. A primeira Feira JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) da escola trouxe à tona o espírito inovador dos alunos, especialmente do 9º ano, que decidiram focar em um projeto que homenageasse a cidade onde vivem. Eles optaram por criar e vender camisetas que representassem Sobradinho de maneira única e especial.
O projeto de venda das camisetas envolveu 30 estudantes, que trabalharam de forma colaborativa desde a concepção da ideia até a comercialização. “Queríamos criar algo útil e que mostrasse o quanto amamos nossa cidade. Decidimos fazer camisetas que representassem o DF com a torre de TV digital na parte da frente e o mapa de Sobradinho nas costas, e todos adoraram”, contou Júlia Beatriz Araújo, de 14 anos, aluna do 9º ano. Para construção do projeto decorativo da sala de aula que se tornou a loja de camisetas por um dia, os alunos optaram por referências do artista Toninho de Souza, que é o pintor da famosa melancia mordida de Sobradinho, entre outras obras como tucanos e araras em pinturas e instalações urbanas.
O projeto dos alunos foi um sucesso: todas as 40 camisetas produzidas foram vendidas. “Sempre tive consciência sobre como usar o dinheiro, já que meu pai é contador, e o JEPP me ajudou a ver que o que aprendemos vai além do empreendedorismo — ele nos mostra a importância de planejar e de valorizar o que temos”, completou Maria Eduarda Cardoso, 15 anos, e colega de sala de Júlia.
Outros alunos aplicaram os conceitos do JEPP de maneira prática e envolveram a comunidade em seus projetos. A turma do 8º ano optou por realizar um grande brechó que foi construído com apoio dos familiares. Na turma, os alunos venderam de roupas e acessórios a itens para casa e muito mais. Para Evellyn Simão, 13 anos, e aluna da turma, esse foi um desafio muito grande pois além de precificarem e entenderem os conceitos de marketing, os alunos precisaram de um time focado na curadoria. ‘‘Conforme recebíamos as roupas, eu e outra colega levávamos para casa, higienizávamos e preparamos para a venda. Tudo foi meticulosamente pensado e, apesar do cansaço, é bem legal ver as peças que organizamos com tanto carinho serem vendidas. É algo que vai além do financeiro’’, pontuou Evellyn.
Luana Simão, mãe de Evelyn, e que estava lá para apoiar a filha acredita que a educação financeira deve fazer parte da vida das crianças desde pequeninhos. ‘‘O foco da escola ter uma disciplina específica de educação financeira foi decisivo para a escolha do colégio. Coloquei minha filha aqui justamente porque eles ensinam finanças desde o jardim 2. Esse ano descobri que a escola está abraçando um projeto idealizado pelo Sebrae e estou feliz por ter uma entidade séria como essa comprometida com a educação dos nossos filhos’’, ressaltou Luana.
De acordo com Matheus Chaves, coordenador do Ensino Fundamental 2, os projetos foram trabalhados com um viés de conscientização, e não apenas de lucro. “Cada turma seguiu as diretrizes do JEPP e adaptou as ideias de acordo com seus valores. Alguns optaram por projetos que beneficiam a comunidade e instituições de caridade, enquanto outros investiram em trocas comerciais com lojas parceiras”, explicou o coordenador.
Na instituição de ensino, toda a trajetória do JEPP contou com o apoio dos professores como mediadores do processo que envolveu o corpo docente, discente e a comunidade.
O Colégio Aprovação já realiza feiras de empreendedorismo há quatro anos, mas, em 2024, decidiu abraçar o projeto JEPP para os alunos do Ensino Fundamental 2. “Nossa grade curricular já conta com a disciplina de educação financeira desde o Jardim até o 5º ano, e o JEPP veio complementar esse aprendizado no Fundamental 2. Os pais estão muito satisfeitos com o resultado, pois percebem o quanto seus filhos estão aprendendo sobre economia e gestão financeira desde cedo”, destacou Joffre Moreira, diretor administrativo da escola.
A Feira JEPP no Colégio Aprovação reuniu 258 alunos, que, além de mostrar suas habilidades empreendedoras, trouxeram à tona sua visão de mercado, profissões e até o comportamento humano.