Na manhã do último sábado, 9 de novembro, o Centro Educacional MC, em Vicente Pires, reafirmou para toda a comunidade escolar a relevância de associar empreendedorismo e educação. Isso porque a unidade escolar realizou, na ocasião, a segunda edição da Feira do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa foi apoiada pelo Sebrae no Distrito Federal e marcou a conclusão de mais uma etapa na vida de estudantes e educadores.
Embora o programa tradicionalmente abrace alunos a partir do 1º ano, o centro educacional decidiu inovar na edição deste ano e incluiu turmas do Maternal e do Pré-escolar, incentivando as crianças e os professores a explorarem o tema de forma lúdica e envolvente. Desse modo, as crianças mais novas, com menos de 6 anos de idade, participaram personalizando ecobags, o que proporcionou interação entre alunos e familiares.
“Decidimos que as turminhas fariam materiais a partir do tema ‘Fazendo Arte’. Como já havia participado do JEPP no ano passado, com os alunos do 2º ano, compreendi a metodologia e consegui explicar o que é empreender e vender. Eles gostaram muito, pois entendem que o trabalho tem um propósito e gera um retorno”, contou a professora Celeste Ribeiro, responsável pela turma do Maternal II.
-
Ao unir as turmas de maternal e do Pré-escolar, 34 alunos foram envolvidos, aprendendo conceitos básicos de forma prática e divertida.
Em outro local da escola, Rafael Alvez, aluno do 4º ano, revelava o entusiasmo com a realização da feira. Sem mostrar nenhum traço de timidez, ele abordava o público visitante do evento, convidando-os para que visitassem o estande de sua turma. “A gente produziu artesanatos para vendermos. Conseguimos dinheiro vendendo trufas para depois produzir itens como laços de cabelo, chaveiros e guirlandas de Natal. Gostei muito de aprender como funciona um negócio”, disse o jovem estudante, de apenas 10 anos.
Raila Kathleen de Souza, professora que leciona para a turma de Rafael, também destacou a empolgação dos alunos. “Foi meu primeiro ano na escola e com o Programa JEPP, mas os alunos já sabiam como tudo funcionava. Foi muito divertido ver o quanto eles se envolveram e a importância que deram ao aprendizado”, relatou a educadora, que trabalhou com os estudantes na arrecadação de investimento inicial e produção dos itens.
Janaína Regis, mãe de Rafael, elogiou a realização da feira, bem como a abordagem dos conceitos sobre empreendedorismo dentro da unidade educacional. Ela, que atua como educadora financeira, também firmou uma parceria com a diretoria da instituição de ensino e evidenciou suas experiências em uma palestra voltada aos pais. “Conversei com a direção sobre a importância de ensino de finanças às crianças, e acompanhamos esse processo aqui na escola. Em casa, eu ensino meu filho a lidar com dinheiro desde cedo. Acredito que preparar essa geração para ser financeiramente responsável é um dever nosso”, explicou.
A profissional revelou durante sua apresentação que seu filho, Rafael, possui uma conta no banco desde os 6 anos e utiliza um cartão de débito sob supervisão, prática que segundo ela fortalece o aprendizado sobre planejamento financeiro e economia.
A diretora pedagógica da escola, Adelaide Saboia, destacou o sucesso da realização. “A feira começou no ano passado, e este ano os alunos e professores estavam ainda mais preparados e animados. O projeto fortalece a parceria entre escola, pais e alunos, incentivando uma mentalidade financeira desde a infância. É incrível ver o envolvimento das crianças e o apoio que recebemos dos pais”, afirmou.
Sobre o JEPP
O Programa JEPP é fruto de uma parceria entre o Centro Educacional MC e o Sebrae no Distrito Federal, que capacitou os professores na metodologia do programa. A par de conteúdos estratégicos, os educadores atuaram como multiplicadores, transmitindo, em salas de aula, o conhecimento adquirido aos alunos da instituição.
Dessa forma, os estudantes puderam aplicar na prática o que aprenderam em sala de aula, incluindo a elaboração de um de negócio e suas etapas junto a temática do livro do JEPP, a realização de pesquisas de mercado, a gestão financeira, a confecção de produtos para venda e a aplicação de técnicas de atendimento ao cliente.
No evento de encerramento, os alunos se organizaram em estandes que apresentaram produtos artesanais, alimentos, aromas e aluguel de brinquedos, entre outros itens.
-
-
-