O Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek recebeu no último fim de semana, dias 3 e 4 de maio, a festa de celebração dos 24 anos da comunidade Canção Nova em Brasília. A realização recebeu apoio do Sebrae no Distrito Federal pelo segundo ano consecutivo, o que permitiu a participação de artesãos, pequenos empreendedores ligados ao comércio de produtos religiosos e ainda de instituições parceiras.
Reconhecida nacionalmente por seu carisma de evangelização e o uso dos meios de comunicação e grandes eventos, a Canção Nova mantém uma forte presença no Distrito Federal. A organização promove, com frequência, retiros, encontros de oração e missas, funcionando como um polo de formação espiritual e difusão da fé católica.

Dentro desse contexto, o apoio do Sebrae ocorreu de forma estratégica e foi fundamental para o sucesso do evento. No ano passado, para se ter uma ideia, a celebração atraiu mais de 14 mil visitantes, que puderam explorar uma vasta gama de artigos religiosos. Toda a movimentação ocorreu em apenas um dia e impulsionou diretamente pequenos negócios locais, como livrarias e marcas de vestuário, gerando um impacto financeiro expressivo. As vendas para os expositores ultrapassaram R$ 230 mil, evidenciando o grande potencial do mercado católico no Distrito Federal.
“A celebração do aniversário da Canção Nova representa uma oportunidade estratégica e de imenso potencial para os empreendedores que atuam no segmento de produtos católicos no Distrito Federal. Consolidado como um dos grandes eventos no calendário do DF, sua relevância torna a presença desses empresários essencial para divulgar seus produtos e serviços a um grande público”, esclareceu a analista da Gerência de Negócios em Rede do Sebrae no DF, Juliana Mota.
Para a celebração deste ano, o Sebrae no DF apoiou um total de 42 empreendimentos. Foram contemplados 10 negócios que atuam no segmento de artesanato e 15 pequenos empreendedores que representam segmentos variados, como livrarias, marcas de vestuário e artigos diversos. O suporte incluiu, ainda, 17 importantes instituições com forte atuação na evangelização, parceiras do Sebrae no Distrito Federal.
A Matris Core, ideia de negócio que começou a ganhar forma em 2023, foi um dos pequenos empreendimentos presentes na celebração deste ano. À frente das operações da marca, a empreendedora Luana Cavalcante conta que a ideia de negócio nasceu de um propósito pessoal, sendo alimentada dia após dia durante um período em que ela se dedicou à criação dos filhos e ao serviço pastoral na paróquia em que frequenta. Ao planejar o retorno ao mercado de trabalho, Luana optou por trilhar um caminho que entrelaçasse sua espiritualidade com a missão de vida. Foi assim que ela enxergou no empreendedorismo uma oportunidade de recomeçar. Ela também identificou uma clara necessidade: a falta de camisetas católicas com design minimalista.

A marca oferece, atualmente, um catálogo com dezenas de opções de camisetas, todas criadas por Luana e que podem ser usadas por crianças, jovens e adultos que desejam expressar sua fé com estilo em qualquer lugar e ocasião. Cada peça apresenta uma estampa cuidadosamente elaborada, carregando uma mensagem que convida à reflexão e celebra a fé. Para enriquecer ainda mais a experiência de sua clientela, Luana prepara conteúdos para as etiquetas das camisetas com uma breve explicação do significado de cada arte. “A cada estampa que crio, a cada mensagem que eu coloco nas camisetas, é como se fosse uma reflexão pessoal que compartilho com quem vai adquirir aquela peça”, contou.
A participação da Matris Core no aniversário da Canção Nova era um desejo alimentado há tempos por Luana e seu marido, Alexandre Dourado. Com o apoio do Sebrae, esse anseio se tornou uma realidade bastante celebrada e, na visão da empreendedora, marcará ainda o início de um novo ciclo para a marca. “Minha vontade é que, a partir de agora, eu comece a alavancar mais a marca. Tenho certeza de que o Sebrae vai ser um grande parceiro nesse sentido. Não venho da área de administração… sei que nessa parte sobre gestão, o Sebrae vai contribuir bastante, porque muita coisa eu ainda tenho que aprender”, acrescentou.
A artesã Alessandra de Kássia também foi beneficiada pela atuação do Sebrae no DF. Ela iniciou no segmento sendo impulsionada por sua afinidade com o artesanato desde a infância e também por ser presenteada com uma máquina de bordado eletrônico. Inicialmente a produção ficou focada em bordados para jaquetas de motociclistas e, com o passar dos anos, foi sendo expandida, dando forma à Acácia Designer Têxtil.

Após receber um pedido especial, para bordar peças para a igreja, a artesã decidiu expandir ainda mais sua atuação e criou uma série de produtos que podem ser usados para presentear e marcar um dos momentos mais significativos para a comunidade católica: o batismo. Desse modo, ela começou a oferecer kits personalizados, que incluem itens como toalhas, caixas personalizadas, velas, escapulários, entre outros.
Como já conhecia a atuação do Sebrae junto aos pequenos empreendedores locais, Alessandra rapidamente ficou sabendo da oportunidade de expor os produtos no evento da Canção Nova e não pensou duas vezes. O foco, no entanto, foi apresentar sua nova produção para o público brasiliense. “A partir do momento que recebi a notícia de que estaria aqui, já comecei a produzir. Foi no dia seguinte a uma cirurgia que fiz, mas nada me impediu. Não poderia perder a oportunidade de estar aqui. Só tenho a agradecer ao Sebrae por vir ao meu encontro e permitir participar de um evento como este”, afirmou a artesã.