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Criador da “hamburgueria mais pobre do mundo” encoraja estudantes matriculados em turmas do NEJ

Empresário Daniel de Lara, da hamburgueria Madre Teresa Deli, usou sua trajetória para envolver os presentes à palestra apresentada no Cruzeiro
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
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Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, matriculados nas turmas do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), participaram na tarde da última terça-feira, 20 de maio, de uma palestra motivacional sobre empreendedorismo. A atividade, que também reuniu alunos da Escola Técnica de Santa Maria, foi realizada no auditório do Centro Educacional 02 do Cruzeiro, instituição que, assim como a escola de Santa Maria, oferece atividades do NEJ no turno vespertino.

O NEJ é uma iniciativa desenvolvida pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do DF com o objetivo de estimular estudantes que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino médio a se tornarem cidadãos empreendedores e protagonistas, preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida. Atualmente, o núcleo conta com sete turmas em três instituições de ensino do Distrito Federal: a Escola Técnica de Santa Maria, o Centro Educacional 02 do Cruzeiro e o Centro Educacional 308, beneficiando 150 estudantes por meio de uma metodologia inovadora que permite o contato com o mundo empresarial e o desenvolvimento de projetos para empresas e situações reais, proporcionando um diferencial significativo em sua preparação para o mercado de trabalho.

Rose Rainha, superintendente do Sebrae no DF, destacou o potencial transformador do NEJ e de outras ações de educação empreendedora desenvolvidas pela instituição em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do DF. Segundo a dirigente, o impacto tem alcançado milhares de estudantes, permitindo o desenvolvimento de habilidades práticas, de uma mentalidade voltada ao empreendedorismo e, futuramente, proporcionará frutos para a matriz econômica distrital. “O futuro de Brasília está no empreendedorismo”, assegurou Rose, ao explicar que o funcionalismo público não pode ser considerado o único caminho para a construção de uma trajetória profissional no DF.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

A superintendente também ressaltou a abrangência da formação e parabenizou os estudantes pela disposição em participar das atividades do NEJ. “Esta formação que vocês escolheram é uma das mais completas para estimular a veia empreendedora. Vocês irão adquirir conhecimentos que serão fundamentais para o futuro, mesmo que não queiram ser donos dos seus próprios negócios. Fico feliz por assumirem esse compromisso e espero que continuem juntos com o Sebrae até a formatura”, concluiu.

Chefe da Gerência de Atenção à Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação do DF, James Duílio Melo também buscou incentivar os estudantes presentes. “Na minha época, não tive a oportunidade que vocês têm agora, de poder aprender sobre educação financeira e empreendedora. Embora tenha cursado o ensino profissionalizante, o antigo segundo grau, a realidade era bem diferente da atual. Gostaria de encorajar: aproveitem ao máximo cada dia e oportunidades como esta. Abram a mente e o coração para o empreendedorismo”, afirmou.

A programação continuou com o objetivo de inspirar os estudantes do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil. Daniel de Lara, empreendedor brasiliense e proprietário da Madre Teresa Deli – carinhosamente conhecida como “a hamburgueria mais pobre do mundo” –, compartilhou sua trajetória de desafios e superação.

Daniel iniciou o encontro mencionando o mantra que o acompanha diariamente: “Hoje é um dia perfeito para ser feliz”. Desse modo, ele propôs uma reflexão acerca do adiamento de concretizar sonhos e a importância de abandonar a procrastinação e iniciar a jornada empreendedora. Ele também destacou a importância de persistir nos sonhos, mesmo diante das dificuldades e críticas: “Acredite no que você faz e naquilo que te faz feliz”, pontuou.

Publicitário de formação com ampla experiência no mercado criativo, Daniel surpreendeu os estudantes ao revelar que a Madre Teresa Deli nasceu em um momento de incertezas e com um investimento inicial bastante modesto, se comparado aos altos valores investidos em empreendimentos similares. Com apenas R$ 3,8 mil, ele deu o pontapé inicial de sua ideia de negócio adquirindo equipamentos usados em ferros-velhos e criando um ambiente singular, que remete à estética de uma favela indiana e aos ensinamentos de Madre Teresa de Calcutá.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

“A inspiração para o negócio veio da fé e do desejo de servir a sociedade. Nós abrimos a nossa empresa para servir as famílias, para proporcionar momentos de alegria, não para nos servirmos delas”, explicou. Daniel ressaltou que, atualmente, a hamburgueria localizada em Taguatinga Sul, próximo à estação do metrô, se tornou um ponto de encontro onde as pessoas se sentem acolhidas e valorizadas.

Daniel também salientou a importância de destinar atenção aos detalhes em cada aspecto do negócio, ressaltando pontos que considera essenciais para o sucesso de sua hamburgueria. Entre eles, destacou o tratamento humanizado, inspirado em Madre Teresa de Calcutá, o incentivo diário aos colaboradores, a importância de conhecer pessoas e estabelecer contatos para futuras parcerias, e a necessidade de ter referências sólidas para guiar o caminho empreendedor.

O empreendedor falou, ainda, da relevância das redes sociais no cenário atual, compartilhando sua estratégia peculiar de utilizar o Instagram da hamburgueria para disseminar mensagens de fé e espiritualidade, ao invés de simplesmente promover os produtos. “Eu queria defender minha crença e meus valores. Mas, ao longo da minha trajetória, percebi que quanto mais fiel eu era aos meus princípios, mais a loja atraía pessoas que se identificavam com a nossa verdade. E tem sido assim até hoje”, contou.

Quando inaugurou a Madre Teresa Deli, a meta de Daniel era vender, no máximo, 10 hambúrgueres por dia. Hoje, após conquistar diversas premiações, incluindo o título de “Melhor Hamburgueria do Brasil”, a produção de Daniel e seus colaboradores alcança, em média, a marca de 500 unidades.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Em meio aos atentos estudantes, estava Rute de Melo Silva, de apenas 17 anos. Ela é moradora da Cidade Estrutural e participa do NEJ no Centro Educacional 02 do Cruzeiro. Ela contou estar profundamente emocionada com a apresentação feita por Daniel e que recebeu uma fonte concreta de motivação para, no futuro, realizar sonhos que alimenta enquanto estuda.

Um dos desejos da jovem estudante é ser dona do seu próprio negócio. “No momento em que ele falou sobre ter ido a um ferro velho comprar cadeiras, comecei a chorar. Foi uma parte que me tocou demais. Saber que uma hamburgueria tão bem conceituada, com um espaço maravilhoso e que hoje é um verdadeiro sucesso, começou com tão pouco dinheiro foi surpreendente. Eu não esperava que ele fosse comentar sobre isso, mas, ao compartilhar sua história, ele mostrou que é possível realizar um sonho com poucos recursos e muita vontade”, observou.

Rute, que no início cogitou abandonar as atividades no Cruzeiro, hoje enxerga o NEJ como uma oportunidade de alcançar o que tanto sonha. “Pensei que estaria aqui perdendo tempo. Mas pensei: um ano da minha vida vai passar de qualquer forma. Por que não passar adquirindo esses conhecimentos e aprendendo mais sobre empreender?”, contou a jovem estudante, que a assegura estar ainda mais entusiasmada e determinada a empreender.

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