ASN DF Atualização
Compartilhe

Distrito Federal tem quatro finalistas na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Cerimônia no dia 28 de novembro vai revelar os vencedores da edição 2024 da premiação
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Trabalhos de profissionais do Correio Braziliense, TV Brasil, Portal Metrópoles e estudantes da Agência de Notícias CEUB estão entre os finalistas da etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). A iniciativa, que em 2024 chega à sua 11ª edição, busca reconhecer os melhores conteúdos produzidos sobre o universo empreendedor e veiculados em diversos veículos de imprensa.

Os trabalhos avançaram para a etapa nacional após se sagrarem vencedores na primeira etapa, a distrital, e serem bem avaliados em nível regional. Os conteúdos dos profissionais do DF concorrem nas categorias texto, vídeo, fotojornalismo e na categoria jornalismo universitário, criada nesta edição da premiação e que valoriza a produção jornalística realizada por estudantes de instituições de ensino superior de todo o país.

A 11ª edição do PSJ alcançou um recorde de inscrições, com mais de 3 mil trabalhos enviados, representando um aumento de 62% em relação ao ano anterior. Dentre esse total, o Distrito Federal contribuiu com 103 trabalhos inscritos.

Um total de 25 trabalhos foram selecionados para a etapa nacional, que será celebrada em Brasília no dia 28 de novembro. Durante a cerimônia, serão anunciados os vencedores de cada categoria, além do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, que coroa o melhor trabalho da edição.

Sobre os trabalhos

Na categoria texto, concorre o trabalho da jornalista Mayara Souto, do Correio Braziliense. Ela assinou a série de reportagens “Recomeçar: vida de refugiadas e migrantes” que relata histórias de mulheres que deixam seus países de origem, família, profissão e cultura e vieram ao Brasil vislumbrando recomeços em suas trajetórias. O material contou com apoio do fotógrafo Ed Alves e do editor Carlos Alexandre de Souza.

A reportagem “O Valor do Lixo”, da TV Brasil, representa o DF na categoria vídeo. O trabalho, fruto do esforço de nove profissionais – Marieta Cazarré, Claiton Freitas, Patrícia Araújo, Sigmar Gonçalves, Rogério Verçoza, Alexandre Souza, Marcelo Vasconcelos, Márcio Stuckert e Rivaldo Martins – destaca negócios que transformam o lixo em matéria-prima e fonte de renda.

-

Foto: Divulgação

O fotógrafo Hugo Barreto, do Portal Metrópoles, concorre à premiação na categoria fotojornalismo. Ele registrou a realidade do agronegócio de pequeno porte para a matéria “Cultivo de mirtilo e framboesa impulsiona renda de produtores no DF”. As fotos valorizaram o trabalho dos produtores rurais e ressaltam a relevância do empreendedorismo no campo, que também transforma vidas e fomenta a economia local.

As estudantes Milena Dias e Nathália Maciel, do Centro Universitário de Brasília (CEUB), concorrem na categoria jornalismo universitário. A dupla assina uma reportagem especial que descreve a operação de uma cooperativa de reciclagem apoia a ressocialização de detentos e geração renda na periferia do Distrito Federal. O texto tem supervisão de Luiz Claudio Ferreira.

-

-

-

-

  • Agência CEUB de Notícias
  • Correio Braziliense
  • Portal Metropoles
  • Prêmio Sebrae de Jornalismo
  • PSJ
  • Sebrae no DF;
  • Tv Brasil