ASN DF Atualização
Compartilhe

Embaixada da Itália recebe empreendedores do segmento de gastronomia do DF em visita estratégica

Iniciativa foi realizada a convite do embaixador do país europeu e marcou a preparação para missão técnica que ocorre nos meses de abril e maio
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Projetada pelo renomado arquiteto Pier Luigi Nervi, a sede da Embaixada da Itália no Brasil, localizada na Asa Sul, recebeu nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, um grupo de pequenos empreendedores do setor de gastronomia do Distrito Federal. A iniciativa visa preparar os participantes para uma missão técnica que será realizada no país europeu entre os meses de abril e maio, organizada pelo Sebrae no DF em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar).

A visita do grupo de empreendedores foi organizada a convite do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese. Essa ocasião proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer melhor as atividades da Embaixada italiana no país. O encontro também se destacou como um momento de interação entre os empreendedores, o Embaixador e a diretoria do Sebrae DF, fortalecendo o relacionamento institucional e criando conexões importantes para a missão. Além disso, o evento aproximou a diretoria executiva do Sebrae no DF dos representantes que atuam na representação italiana no Brasil.

Antes do encontro com o embaixador, os participantes do grupo realizaram uma visita pelas instalações da embaixada, momento em que puderam conhecer detalhes sobre a construção da estrutura, que se destaca pelo uso inovador do concreto armado e suas formas geométricas arrojadas. O espaço é considerado uma referência em arquitetura e anualmente atrai visitantes do Brasil e do mundo.

Em seguida, na presença do embaixador, o grupo pôde ouvir especificamente sobre a culinária do país europeu. Alessandro destacou que a gastronomia é uma parte fundamental da cultura italiana, frisando que é impossível mencionar a Itália sem mencionar algumas iguarias e produtos como queijos e vinhos. O chefe de embaixada ainda salientou que cada região da Itália oferece uma experiência gastronômica única, positivamente influenciada por sua geografia, história e cultura local. “É uma gastronomia muito rica, com muita variedade. Há ingredientes particulares, frescos e técnicas tradicionais. São elementos que tornam a cozinha italiana algo marcante”, pontuou.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Alessandro também falou ao grupo sobre a importância de facilitar o acesso, por meio de um acordo de cooperação, a ingredientes genuinamente italianos, para que os restaurantes do Distrito Federal possam oferecer ao público uma culinária cada vez mais autêntica. Segundo ele, essa estratégia seria fundamental não apenas para manter a autenticidade e a qualidade da gastronomia, mas também para reduzir os custos para empreendedores e clientes.

O embaixador encerrou desejando uma boa viagem ao grupo e parabenizou o Sebrae DF e o Sindhobar pela realização da missão técnica. “É uma ideia maravilhosa”, assegurou Alessandro.

A diretora superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, expressou agradecimento pela oportunidade de estabelecer uma conexão entre os empreendedores brasileiros e o país europeu. Ela fez uma breve apresentação sobre a atuação da instituição, citando que é uma das marcas mais reconhecidas no Brasil e ressaltando a importância de viabilizar oportunidades que permitam aos proprietários de pequenos negócios vislumbrarem oportunidades de crescimento. “Acreditamos que essa conexão abrirá novas portas para os empreendedores, permitindo que transformem suas ideias em realidades prósperas”, afirmou a dirigente.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

A gestora do projeto de Gastronomia do Sebrae no DF, Letícia Garcia, avaliou a visita à embaixada antes do embarque para a missão no país europeu como um momento fundamental para os empreendedores. Segundo ela, “a recepção do embaixador e de toda a equipe da sede diplomática foi uma oportunidade que proporcionou uma visão mais ampla sobre as conexões que unem as duas nações, preparando-os para uma experiência enriquecedora que os aguarda no território italiano”.

O presidente do Sindhobar, Jael Antônio da Silva, também comemorou a oportunidade ofertada pela embaixada e comentou que a imersão na Itália contribuirá significativamente para a gastronomia italiana no Distrito Federal, ao proporcionar novos conhecimentos sobre a culinária e permitindo que os participantes conheçam as características regionais da Itália. Segundo ele, essa experiência prática possibilitará a aplicação de técnicas e receitas autênticas, resultando em uma nova abordagem para a gastronomia italiana na região.

Jael também informou que tem a intenção de, futuramente, promover um festival de gastronomia italiana, o que reforçará a posição do Distrito Federal como um importante polo gastronômico no Brasil e no mundo. “Iremos embarcar para um país onde a gastronomia é bastante expressiva. Vamos absorver muito conhecimento, visitar lugares bem diferentes, e tenho a certeza de que o resultado de toda essa mobilização irá impactar aqui no DF. A gastronomia italiana em nosso território terá uma nova cara, e vamos reforçar a questão de que somos um dos melhores polos gastronômicos do Brasil”, assegurou Jael.

Entre os participantes do grupo que participou da visita à embaixada está o casal de empreendedores Raphael Franco e Nayhara Branquinho. Os dois lideram as ações do Pretensiosamente Modesto, restaurante de fusão italiana, brasileira e mediterrânea que está localizado no Lago Norte. Assim como os demais integrantes da missão, eles estão empolgados e garantem que vão absorver o máximo de conteúdos possíveis durante os dias em que estiverem no país europeu. “É uma oportunidade bastante significativa. É uma chance de aprender mais sobre a culinária italiana e aprimorar nossas habilidades na cozinha.”, pontuou Raphael.

Os empreendedores ficaram sabendo da missão do Sebrae no DF por meio de um amigo e buscaram mais informações junto à Gerência de Negócios em Redes da instituição.

O casal espera, ainda, estabelecer bons contatos durante a viagem e vê com bons olhos o que foi abordado pelo embaixador italiano sobe o acordo de cooperação para que o empreendimento siga produzindo as receitas de qualidade que tanto atraem o paladar do público brasiliense.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Também participaram da visita as diretoras técnica, Diná Ferraz, e administrativa e financeira do Sebrae no DF, Adélia Bonfim.

-

  • Embaixada da Itália
  • Gastronomia
  • Sebrae no DF;