ASN DF Atualização
Compartilhe

Empreendedora transforma ideia de negócio em potência do setor de materiais de construção

Siomara Damasceno une gestão eficiente, presença digital e trabalho associativo para transformar a forma como pequenos lojistas atuam no setor
Por Carlos Serrão | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Não são raros os exemplos de pessoas que, desde muito cedo, demonstram um talento inato para o mundo dos negócios, com uma mentalidade empreendedora que as impulsiona a criar, inovar e resolver problemas. Este é o caso de Siomara Damasceno de Oliveira que, aos 15 anos, foi emancipada por seus pais com a finalidade de assumir a gestão de um pequeno negócio, totalmente montado sob lonas, na região que hoje está situada em Vicente Pires.

À época, o pai de Siomara comprou um terreno para comercializar artigos e materiais de construção. A intenção era que a jovem estudasse pela manhã e, à tarde, estivesse à frente da operação da loja, a Colonial Casa e Construção. A ideia de negócio cresceu ao longo das décadas e hoje está consolidada no cenário de construção local como uma empresa com ampla oferta de itens para quem constrói ou reforma.

“O plano inicial do meu pai era que eu seguisse carreira no serviço público, como ele. Mas me encantei com a ideia da loja, e logo já estava estudando à noite para passar o dia inteiro na loja, fazendo de tudo”, recorda Siomara, hoje com 42 anos.

Logo após concluir o Ensino Médio, Siomara deixou as lonas para trás e a empresa mudou-se para um prédio. Nesse novo espaço, a jovem empreendedora manteve sua rotina: trabalhava na empresa durante o dia e, à noite, cursava Relações Internacionais no Centro Universitário de Brasília (CEUB), onde se formou. Apesar da formação acadêmica, no entanto, Siomara já tinha clareza de sua verdadeira vocação: gerir e amadurecer seu próprio negócio.

Foto: Tony Winston

A jornada era intensa e as manifestações de apoio eram raras, surgindo apenas quando um parente da Bahia, estado de origem de sua família, chegava a Brasília. “Do atendimento ao balcão, caixa, negociação com fornecedores, estoque, era tudo eu”, relembra.

A participação em um evento de um fornecedor, entretanto, fez com que Siomara conhecesse a atuação do Sebrae no Distrito Federal. A jovem, aquela época, buscava por apoio e inspiração para estabelecer o layout da loja. “Na minha avaliação estava tudo uma bagunça, não estava funcional. Mas uma colaboradora do Sebrae que me atendeu se ofereceu para me visitar e acompanhar de perto a minha situação no dia a dia”, conta.

Durante a visita, que não demorou muito para acontecer, a colaboradora do Sebrae viu que a questão do layout da loja não importava naquele momento, mas a administração, precisava ser mais profissional. “Acreditava que estava tudo caminhando bem, pois eu faturava razoavelmente bem. Mas a consultora disse que eu precisava de uma consultoria financeira. Foi a primeira vez que vi meu negócio em números”, relata Siomara.

A empreendedora concluiu a participação na solução e, em seis meses, contratou uma funcionária, passando a se dedicar à gestão, sem deixar, é claro, de atender ao cliente, uma paixão que a acompanhava desde os primórdios.

Foto: Tony Winston

Como resultado das primeiras ações, o faturamento da loja dobrou e Siomara seguiu sendo acompanhada de perto por consultores do Sebrae. Ela participou de cursos sobre tributação, recebeu orientações sobre financiamento, participou de missões técnicas, visitando grandes eventos da área e outras empresas e fez, sobretudo, uma gama expressiva de novos contatos, hábito que ela mantém até os dias atuais. “Existe uma Siomara antes do Sebrae e uma depois do Sebrae. O apoio recebido muda o negócio, mas muda principalmente a mentalidade do empresário”, salienta.

A Colonial Casa e Construção chegou a ter 17 funcionários, triplicou de tamanho, mas Siomara estudou o mercado e escolheu uma nova forma de atuar, mais enxuta. Atualmente, a empresa conta com seis e o faturamento não para de aumentar.

Um exemplo da inteligência de atuação da empreendedora foi no ápice da pandemia, que forçou a maioria dos empresários a se reinventar e migrar para o ambiente digital. Siomara já estava um passo à frente. Ela já operava com orçamentos e entregas online, e havia criado seu canal no YouTube, o Conteúdo Concreto. Por meio da plataforma, ela divulgava a atuação da Colonial Casa e Construção, direcionando clientes para as vendas online, além de compartilhar dicas para pequenos lojistas de materiais de construção.

“Iniciei nessa jornada porque simplesmente não existia ninguém com esse perfil na rede social. Uma hora eu fazia conteúdo para meus clientes, e, de repente, estava falando sobre negócios com lojistas. Passei a fazer palestras e mentorias”, relembra.

O alcance do conteúdo produzido por Siomara levou à criação de um segundo empreendimento, em outubro de 2024: a Acelera Matcon. A iniciativa consiste em uma rede que conecta 11 grupos de WhatsApp, compostos exclusivamente por lojistas do setor, totalizando 157 membros de todo o país.

Foto: Tony Winston

A ideia fomenta o associativismo, proporcionando aos participantes melhores condições de compra, dicas de marketing, vendas, controle de caixa e estoque, além de muitos outros serviços. “Somos a ponte entre o que o lojista é hoje e o líder de mercado que ele pode se tornar. É a força da colaboração, inovação e gestão que move o setor. Lá, lojistas crescem juntos — com propósito, com resultado”, esclarece a empreendedora.

Siomara também passou a ser muito mais atuante na sociedade. Assumiu o cargo de vice-presidente do Conselho de Segurança da Vicente Pires e a cadeira de presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac/DF). “Hoje, busco devolver aquilo que recebi de oportunidades e portas abertas ao longo da minha vida”, afirma.

Entretanto, a empreendedora ainda enfrenta o tabu de ser mulher em um meio em que os homens dominam. Siomara diz que não é raro ela se sentar em uma mesa do setor em que ela é a única presença feminina. “Sempre apresentava ideias e diziam que eram ótimas, mas davam para um homem tocar. Então comecei a chegar com tudo pronto, da ideia à execução montada para eu fazer, passando pelo planejamento. O conhecimento e o estudo são minhas armas para vencer essa barreira”, completa Siomara.

Serviço – Colonial Casa e Construção

Contato: 61 9 9847-5521

Redes Sociais: @colonialmateriais / @redeaceleramatcon

-

  • Caso de Sucesso
  • Empreendedorismo feminino
  • Sebrae no DF;