ASN DF
Compartilhe

Empreendedorismo social ressignifica a vida de mulheres em São Sebastião

Idealizado por Kennya Ramos, projeto Enlace das Arteiras já está em vias de se tornar um instituto para ampliar o impacto na região administrativa do DF. Iniciativa é apoiada pelo Sebrae
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

A reutilização de resíduos é um gesto que vai muito além de simplesmente reciclar. É um ato de responsabilidade. Isso porque, no lugar de destinar resíduos para aterros e até mesmo áreas impróprias, onde contribuem para a poluição do solo e da água, a reutilização transforma esses materiais em novos produtos, promovendo a chamada economia circular e diminuindo a extração de recursos naturais. Tal prática é consciente e não só reduz o impacto ambiental, como também incentiva a criatividade, a inovação e a participação da comunidade na criação de um futuro mais sustentável para as gerações futuras.

Foi dentro desse contexto que Kennya Ramos, 49 anos, graduada em biologia e doutora em ciências florestas, criou o projeto Enlace das Arteiras. A iniciativa reúne mulheres de São Sebastião, Jardins Mangueiral e Jardim Botânico, com o objetivo de promover a conscientização ambiental e social por meio do artesanato sustentável e da educação ambiental. As atividades do grupo começaram em 2023 e, atualmente, envolvem cerca de 40 participantes, cujas idades variam de 30 a 70 anos. “O nosso negócio é colaborar com o meio ambiente. Transformamos materiais recicláveis em objetos decorativos e utilitários, contribuindo para a geração de renda e tendo um impacto positivo no meio ambiente”, detalha a idealizadora.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

Kennya conta que sempre nutriu o interesse em trabalhar com materiais recicláveis. A oportunidade, no entanto, surgiu em meio à pandemia de covid-19, após ela ter participado de um dos ciclos do Co-Creation Lab, programa de pré-incubação de ideias de negócios do país, que conta com apoio de diversas instituições no DF, entre elas, o Sebrae. Em sua primeira participação na iniciativa Kennya conseguiu desenvolver a sua primeira atividade como empreendedora, a Amor Condensado Biscoiteria, empreendimento que ela ainda mantém em atividade e que foi concebido como uma forma de complementar a renda mensal da casa.

Ciente do potencial de transformação do Co-Creation Lab, Kennya reuniu mulheres, artesãs e manualistas que conheceu em meio a sua jornada, explicou o propósito da ideia com os materiais recicláveis e participou novamente das atividades do programa, conquistando posição de destaque no polo de São Sebastião no ano de 2023. Com o fim da participação na iniciativa, o grupo de mulheres continuou desenvolvendo o trabalho e começaram a participar de eventos e feiras na região, além de mobilizar mais mulheres.

O Enlace das Arteiras ganhou força e foi abraçado pela Cooperativa Ecolimpo, um importante empreendimento da região, resultando na criação de um novo projeto: o Arte Reciclada, que tem como foco as catadoras de materiais recicláveis e busca capacitá-las a gerar uma segunda fonte de renda. “É uma opção para que as mulheres da cooperativa desenvolvam habilidades e criem produtos a partir de materiais reciclados. Os encontros acontecem de forma periódica e funcionam além do que simples oficinas de artesanato. São momentos de troca de experiência, de apoio mútuo, no qual as mulheres compartilham suas histórias, suas dores e suas alegrias”, detalha Kennya.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

Dos encontros do grupo saem produtos diversos. São almofadas, ecobags, bolsas para carro, vasos para plantas, entre outros itens, todos confeccionados com materiais reciclados e que são comercializados nos eventos em que o Enlace das Arteiras participa.

A crescente participação feminina motiva Kennya a amadurecer ainda mais a ideia. Em meio à correria do dia a dia, ela, juntamente com as demais participantes, tece planos de transformar o Enlace das Arteiras em um instituto. Essa mudança estratégica tem sido apoiada pelo Sebrae no DF e permitirá que o grupo de mulheres acesse editais e amplie seu impacto social.

Embora o apoio seja recente, Kennya e as demais mulheres que integram o Enlace das Arteiras já notam avanços. Antes totalmente informais, as mulheres já têm em mãos a Carteira Nacional do Artesão, documento que funciona como um registro profissional e abre portas para participação em eventos e iniciativas de instituições e do governo.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

Uma outra ação viabilizada pelo Sebrae no DF ao grupo foi a inclusão das artesãs na primeira edição do Movimente nas Cidades. A iniciativa ocorreu no fim de fevereiro e reuniu empresárias, gestores públicos e especialistas para debater estratégias de fortalecimento dos negócios locais e fomentar a participação feminina no mercado. “Foi uma oportunidade e tanto para mostrarmos o nosso trabalho. Conseguimos expor os nossos produtos e interagir com a comunidade”, comenta Kennya.

O futuro é promissor e com o apoio do Sebrae no DF, Kennya e as artesãs esperam amadurecer ainda mais o propósito do Enlace das Arteiras. “Há muitas mulheres querendo participar e nós queremos unir cada vez mais mulheres, ampliar o nosso alcance no DF, no Brasil e, quem sabe, chegar a exportar nossos produtos, levando a mensagem de sustentabilidade e empoderamento feminino para além dos limites de São Sebastião e região”, projeta.

Serviço – Enlace das Arteiras

Redes sociais: @enlacedasarteiras, no Instagram

Contato: (61)9 9967-3138

-

  • Caso de Sucesso
  • Enlace das Arteiras
  • Sebrae no DF;