A unidade de Águas Claras da Escola Cresce mantém viva a tradição de incentivo ao empreendedorismo entre os alunos com a realização da 5ª edição da Feira do Programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), que envolve os alunos desde a educação infantil até o Ensino Fundamental I. A feira, que ano após ano se consolida no calendário da instituição de ensino, contou com 120 alunos participando no sábado, 9 de novembro, proporcionando aos estudantes um contato direto com conceitos do universo empreendedor, sustentabilidade e consumo consciente.
A história de Lucas Pereira, de 9 anos, ilustra bem o impacto do programa na vida dos estudantes da instituição de ensino. Ele, que está na escola desde o 1º ano e hoje cursa o 4º, já participou de diversas edições da feira e considera a experiência uma parte essencial de sua trajetória escolar. “Participo do JEPP desde a segunda edição aqui na escola. De lá para cá aprendi muito, em vários níveis diferentes. Costumo abraçar o projeto e auxiliar outros colegas a entender as dinâmicas da metodologia. Já estou familiarizado com fluxos, caixa e marketing para divulgação. Com o fim desta feira, já estou aguardando o próximo ano, que será a minha última aqui no Cresce”, conta Lucas, cuja turma trouxe itens artesanais como chaveiros personalizados, panos de prato, canecas e ecobags decoradas com elementos do cerrado.
-
Para Danielle Rodrigues, professora da turma de Lucas, o engajamento dos pais foi essencial para o sucesso da edição que lotou o pátio principal da escola. “Começamos o projeto em março, participando de cursos do Sebrae no DF, o que nos preparou para trabalhar com os conceitos de empreendedorismo com as crianças. Os pais também abraçaram o projeto, ajudando com doações e participando do processo, pois já conheciam o impacto positivo do JEPP em anos anteriores”, ressaltou a educadora.
Na avaliação da diretora pedagógica da instituição, Mayura Cordeiro, a realização do programa caminha junto a outros projetos executados pela Escola, que envolvem outras temáticas financeiras e abraçam todos os alunos. “As feiras são uma tradição aqui, pois acreditamos que o empreendedorismo é essencial para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Temos projetos que envolvem até os pequenos de 4 anos, mostrando a eles que um planejamento financeiro começa com um sonho e um objetivo. Além disso, incentivamos o consumo consciente, refletindo sobre necessidades e desejos, e muitos pais relatam que esse aprendizado muda a mentalidade de consumo em casa”, explicou a diretora.
Mayura acrescentou que na sexta-feira, 8, um dia antes da Feira JEPP, alunos da educação infantil também participaram de uma feira empreendedora idealizada pela escola.
No 1º ano, a professora Ester Miranda liderou a turma na criação do estande Jardim Sensorial, um projeto que envolveu a produção de sabonetes, escalda-pés e difusores. “Foi a primeira vez que trabalhei com o JEPP e a experiência foi muito enriquecedora. Aprendi muito com as capacitações oferecidas pelo Sebrae e, com isso, pude auxiliar meus pequenos a desenvolverem habilidades como coordenação motora e aumento do vocabulário, uma vez que eles aprenderam centenas de novas palavras. É muito gratificante fazer parte desse movimento”, comentou a professora.
Além da firme presença das professoras, a feira contou a entusiasmo dos familiares, como Arilson Barbosa, pai de Rafael, de 6 anos, que cursa o 1º ano. Para ele, educação empreendedora deveria ser matéria obrigatória em todas as escolas do país. “Esse trabalho é fundamental, pois introduz as crianças ao aprendizado de compra e venda. Na minha época, isso não era planejado, mas hoje a realidade exige conhecimento financeiro desde cedo. Esse contato inicial é essencial para o futuro”, afirmou Arilson.
Sobre o JEPP
O JEPP é realizado pela instituição de ensino em colaboração com o Sebrae no Distrito Federal, que capacitou os professores na metodologia do programa. Os educadores atuaram como multiplicadores, transmitindo o conhecimento adquirido aos alunos da escola.
Dessa forma, os estudantes puderam aplicar na prática o que aprenderam em sala de aula, incluindo a elaboração de um pequeno negócio e suas etapas, junto à temática do livro do JEPP, como a realização de pesquisas de mercado, a gestão financeira, a confecção de produtos para venda, a aplicação de técnicas de atendimento ao cliente, entre outros.
No evento de encerramento, os alunos se organizaram em estandes que apresentaram produtos artesanais, alimentos, aromas e aluguel de brinquedos, entre outros itens.
-