Inspirar, refletir, descobrir e traçar caminhos para o futuro são as bases do projeto “Se Liga na Escola”, uma iniciativa que busca transformar a trajetória de estudantes do ensino fundamental em defasagem idade/ano. Realizado pelo Sebrae no Distrito Federal em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o projeto tem como objetivo dar novas perspectivas para os jovens, unindo educação empreendedora, cidadania e cultura. Mais do que apenas incentivar a superação pessoal, o projeto visa oferecer ferramentas reais para que esses estudantes, muitas vezes desmotivados, possam acreditar em seu potencial e desenvolver habilidades práticas que os ajudarão a vencer desafios futuros.
Com o lema “Inspiração, Reflexão, Descobertas e Caminhos”, o Se Liga na Escola concluiu sua 2ª e última etapa no dia 18 de outubro, no Sebrae Lab, situado no Parque Tecnologico de Brasília, Biotic. O evento presencial reuniu 150 participantes, dentre eles estudantes e professores das escolas públicas do DF, além de representantes da SEEDF e Gestores do Sebrae e os Agentes Locais de Inovação (ALI) que fazem parte do projeto Educação Empreendedora. Essa fase foi o ponto culminante de uma jornada iniciada em junho, com desafios virtuais que envolveram a criação de frases inspiradoras dos estudantes, vídeos celebrando professores transformadores e a identificação de problemas enfrentados nas escolas, juntamente com a proposição de soluções criativas.
Segundo Rose Rainha, superintendente do Sebrae no DF, a parceria com a Secretaria de Educação vai além de oferecer capacitações. “Estamos aqui para inspirar e dar apoio real a esses jovens, mostrando que eles podem ser protagonistas das suas histórias. Quando levamos a educação empreendedora para dentro da sala de aula é porque acreditamos que esta é uma educação que transforma, que pode ser usada para a vida, em todos os momentos’’, ponderou a superintendente durante a abertura do encontro.
O evento deste ano promoveu verdadeira gincana entre os participantes. Durante o encontro presencial, as atividades foram direcionadas para estimular o protagonismo e a superação pessoal, promovendo reflexões sobre o futuro e os caminhos que podem ser traçados com planejamento e apoio adequado.
De acordo com Ana Emília Andrade, gestora do Projeto Educação Empreendedora, as atividades presenciais marcaram o encerramento de uma série de desafios virtuais, onde as equipes inscritas realizaram provas que incluíam a criação de frases inspiradoras que refletiam suas vivências e sonhos, além da produção de vídeos homenageando professores que marcaram suas vidas. ‘‘O impacto desses desafios foi tanto motivacional quanto prático, trazendo aos jovens e seus professores uma nova perspectiva sobre a importância de se manterem resilientes diante das adversidades’’, acrescentou a gestora.
Já Hélvia Paranaguá, Secretária de Estado de Educação do DF, acredita que a inclusão proporcionada por projetos como este é essencial e faz parte do que é ser escola. “O objetivo de um aluno ocupar uma sala de aula é para aprender, estudar, mas também se divertir. Este é um espaço de socialização e eu agradeço muito a parceria do Sebrae no DF pois não se faz educação sozinho. Eu honro meus colegas professores que abraçaram essa série de projetos pois todos nós somos agentes de transformação no ambiente escolar’’, destacou.
Victória Luna Bispo, aluna do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental 4 do Guará, participa do SuperAção e consequentemente do Se Liga na Escola e, para ela, a socialização é a melhor parte dos projetos. ‘‘Quando fui convidada pelos meus professores a participar dos projetos eu achei um pouco estranho. Mas depois que topei, percebi que era algo transformador pois uniu tecnologia e diálogo, duas coisas que me atraem. Me reunir com outras pessoas é bom para o meu dia a dia porque preciso aprender a me comunicar melhor pois no futuro quero ser psicóloga. Então estou feliz com isso’’, celebrou.
Ellen Mariane da Costa, professora 6º ano do Centro de Ensino Fundamental 113, de Recanto das Emas, trabalha os projetos em sala de aula com diversas atividades, entre elas o rodízio intraclasse que permite a integração entre os alunos dos projetos. ‘‘Os alunos que têm mais de dois anos de defasagem em idade/série são os escolhidos. Atualmente na escola em que trabalho são 22 alunos e nós trabalhamos com atividades focadas no protagonismo deles para que superem a timidez, dificuldade de entrosamento, combate ao bullying. Tudo é um processo e chegamos à gincana com galerinha bem motivada’’, comemorou a docente.
A gincana de encerramento do Se Liga na Escola 2024 envolveu os alunos em uma oficina de co-criação com cases de estudantes empreendedores, produção de mapa dos sonhos, processamento das atividades do dia e muitas trocas e inspiração entre os estudantes, professores, equipe do Sebrae no DF e da Diretoria do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, durante as pausas do dia.
Sobre o Se Liga na Escola
Em sua 5ª edição, e pelo segundo ano consecutivo na grade do projeto SuperAção da SEEDF, o Se Liga na Escola é um projeto destinado a estudantes e profissionais da educação, oferecendo uma experiência educativa inovadora, que busca reverter a defasagem escolar e promover a inclusão, cidadania e inovação nas escolas públicas do Distrito Federal.