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Lançados os guias afetivos e as marcas dos territórios beneficiados pelo Programa Turismo Fora dos Eixos

Materiais visam impulsionar o desenvolvimento sociocultural por meio do turismo de base comunitária, valorizando a diversidade cultural de cada território
Por José Maciel| Clip Clap Comunicação
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A diversidade cultural de uma região figura entre os principais atrativos para o turismo nacional e internacional. No Brasil, de norte a sul, as regiões exibem suas tradições únicas por meio da gastronomia, da música, das danças, das festas populares e do artesanato, criando experiências autênticas e imersivas para milhares de turistas. A valorização das culturas locais, não apenas impulsiona o setor turístico, mas é, sobretudo, fonte de renda, de empregos, de desenvolvimento e de oportunidades para as comunidades envolvidas.

Com o objeto de impulsionar a atividade turística em regiões administrativas do Distrito Federal, o Sebrae no DF, em parceria com o Instituto BRB, lançou na noite segunda-feira, 2 de dezembro, os guias afetivos e as marcas dos territórios de Ceilândia, Planaltina, Samambaia e São Sebastião, localidades beneficiadas pela atuação do Programa Turismo Fora dos Eixos – Conectando Pessoas e Lugares. A cerimônia de entrega foi realizada no Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC).

Nathália Hallack, gestora do Programa Turismo Fora dos Eixos no Sebrae no DF, abriu a programação da noite comentando sobre o objetivo principal da iniciativa: desenvolver o turismo no Distrito Federal de forma mais descentralizada, a partir do turismo de base comunitária e tendo como premissa a valorização dos territórios, de sua diversidade cultural e dos seus espaços de resistência. “O que o Sebrae, em parceria com o Instituto BRB, buscou fazer foi viabilizar os mecanismos e os processos participativos para que as pessoas que moram nesses quatro territórios pudessem brilhar, assumir o protagonismo e contar suas histórias. Nós materializamos essas riquezas nos guias e nas marcas desenvolvidas. Não temos só o Plano Piloto, há muita riqueza no nosso território e essa entrega demonstra toda a potência do DF”, afirmou.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Os guias afetivos e as marcas são frutos de uma das etapas do programa, lançado em março deste ano. Para a consolidação dessa fase, oito profissionais estiveram diretamente envolvidos, oferecendo mais de 1.300 horas de consultorias e beneficiando um total de 130 pessoas nas quatro regiões contempladas.

A gestora também falou sobre a necessidade de formar um público consumidor para os produtos turísticos no Distrito Federal. Primeiramente, a criação de produtos e serviços turísticos não é suficiente se não houver um público disposto a consumi-los. A transformação do turismo na região depende da formação de uma base sólida de consumidores que possam participar ativamente das ofertas turísticas, como festivais, feiras e outros eventos culturais.

Além disso, o fortalecimento do pertencimento e do reconhecimento dos territórios é essencial. Quando os residentes se apropriam e valorizam o que o Distrito Federal tem a oferecer, isso não apenas aumenta a participação local, mas também contribui para a sustentabilidade e o desenvolvimento do turismo na região.

Nathalia também abordou a continuidade das ações do programa, realçando a importância de avançar na criação de circuitos e produtos turísticos, além de assegurar o acesso de empreendedores do segmento de turismo a mercados. A gestora aproveitou a oportunidade para estimular os presentes a refletirem sobre a necessidade de ampliar a percepção e valorizar o que o Distrito Federal tem a oferecer, ressaltando a relevância do envolvimento da comunidade na transformação do turismo na região.

A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, recordou de uma proposta liderada pela instituição em 2023 com o objetivo de conectar autoridades, jornalistas e outros agentes ao potencial presente na região administrativa de Ceilândia. A dirigente explicou que a iniciativa permitiu que os participantes conhecessem e se encantassem com o que a região tem a oferecer e afirmou que naquele momento, o Sebrae deu um primeiro passo no que, depois, se tornou o Programa Turismo Fora dos Eixos.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Com a entrega dos guias, segundo Rose, a instituição dá mais um importante passo para transformar o território brasiliense, mostrando a riqueza de cada região administrativa para o Brasil e para o mundo. “Sabemos o valor do nosso DF, e o Sebrae, em parceria com o GDF, com as administrações regionais, com o Instituto BRB e outras organizações continuará investindo na valorização do segmento turístico, levando o que temos de melhor para a sociedade”, assegurou.

Leila Republicano, presidente do Instituto BRB, também comemorou a entrega dos materiais e enalteceu a parceria estabelecida com o Sebrae no DF. “A oportunidade que o Instituto BRB teve de se conectar a um parceiro como o Sebrae foi fundamental para desenvolvemos um projeto tão significativo. Quando começamos a discutir essa proposta, percebemos ainda mais a necessidade de reconhecer os talentos, a cultura, a gastronomia e as pessoas incríveis que residem em locais muitas vezes desconhecidos por muitos”, observou.

“Acreditamos na potência de cada território, na capacidade de gerar renda e oportunidades. Queremos promover o pertencimento e o reconhecimento da beleza única de cada um desses lugares do nosso Distrito Federal”, reforçou Leila.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Atualmente à frente da Administração Regional de Ceilândia, Dilson Resende, foi outra autoridade que celebrou o lançamento dos materiais do programa. Com uma extensa vida pública, atuando como secretário de governo e tendo amplo conhecimento das potencialidades e oportunidades presentes nas diversas regiões do Distrito Federal, ele destacou elementos e eventos que ilustram a riqueza dos territórios abordados nos guias.

Dilson reforçou, ainda, a reflexão proposta pela gestora do Sebrae no DF, Nathália, sobre a necessidade de valorizar e conhecer as culturas fora do Plano Piloto. “Há muitos locais e histórias que precisam ser compartilhados. Não existe apenas a região central da nossa capital. É preciso deixar de lado a comodidade, sair do nosso conforto do dia a dia e buscar novos locais, novas opções de lazer”, comentou.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

O lançamento dos materiais também recebeu elogios de José Aparecido Freire, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio/DF). Ele destacou a importância do turismo para as regiões administrativas como um meio significativo para promover a igualdade e o reconhecimento cultural e mencionou que a federação apoia diversos eventos e iniciativas com o objetivo de descentralizar o acesso à cultura e ao lazer no DF. “Contem com o apoio da Fecomércio para que possamos apoiar e ajudar a prestigiar essas Regiões Administrativas que estão mais distantes do centro do Distrito Federal”, concluiu.

A noite ainda foi marcada por apresentações culturais. Primeiro, os participantes puderam apreciar a declamação de um cordel criado por Manoel Antônio de Macedo, analista sênior do Instituto BRB, que destacou as particularidades das regiões retratadas nos guias. Em seguida, jovens de Ceilândia subiram ao palco para uma animada batalha de rima. A programação também contou com a participação de integrantes da Quadrilha Junina Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia, do grupo Tambores do Amanhecer, de Planaltina, e da banda Salada Mística, de São Sebastião.

Sobre os guias e as marcas

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Cada um dos guias afetivos é resultado de uma imersão colaborativa. Desde março, moradores das quatro regiões beneficiadas pelo programa estiveram reunidos com a equipe liderada pelo Sebrae no DF para compartilhar suas histórias e apresentar os seus territórios. As informações foram condensadas e retratadas em textos e fotos que estão disponíveis a moradores do DF e turistas que desejam explorar experiências, celebrar histórias, fortalecer identidades e criar laços e conexões.

Os materiais estão disponíveis de forma impressa e virtual. Acesse.

Já as marcas de Ceilândia, Planaltina, Samambaia e São Sebastião expressam a identidade única desses territórios. Elas podem ser baixadas na página do programa na internet e utilizadas como uma forma de valorizar as regiões e fortalecer o turismo do Distrito Federal.

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