O Brasília Trends Fashion Week (BTFW) é considerado um dos eventos mais importantes no segmento de moda e arte da capital federal. Organizado pelo Grupo Cirandinha, com apoio do Sebrae no Distrito Federal e realizado pelo Codese-DF, o encontro tem o objetivo de fomentar a economia criativa, o turismo de negócios e consolidar a imagem de Brasília como cidade produtora de moda e destino para eventos do setor. A cerimônia de abertura da 5ª edição foi realizada na última quinta-feira, 17, no espaço Dúnia, no Lago Sul.
Este ano, o BTFW trouxe como tema o “Jardim das Esculturas”, ao unir moda e sustentabilidade, a proposta pretende ir além das passarelas e envolver diversos segmentos como arte, música e gastronomia.
A abertura do evento reuniu empreendedores do segmento têxtil, designers, estilistas, modelos, lojistas e outros convidados. A idealizadora do evento, Bernardeth Martins, expressou sua alegria por estar à frente de mais uma edição, que concretiza um sonho antigo. “Estamos na quinta edição deste evento tão lindo e gratificante, que, ao longo dos anos, vem crescendo e superando todas as nossas expectativas. Tenho muito amor por Brasília, e a vida me ensinou a nunca desistir. Por isso, sigo firme na realização desse sonho. A moda, a cultura, o turismo e a economia de Brasília merecem reconhecimento”, destacou, emocionada.
A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, marcou presença na abertura e pontuou como o Sebrae atua para promover a autonomia feminina e a geração de oportunidades para o segmento da moda. “Para o Sebrae é uma grande alegria participar dessa parceria de sucesso, que se reflete na mistura de brasilidades que encontramos na capital. Observamos um grande crescimento no empreendedorismo e no setor de moda da capital, especialmente na busca por capacitação. É uma área que tem muito a crescer e estamos no caminho certo para colher bons frutos”, afirmou.
O primeiro desfile, realizado na cerimônia de abertura, foi inspirado na obra literária infantil da segunda-dama do Brasil e embaixadora do BTFW, Lu Alckmin, chamada de “ABC dos Coelhinhos”, que traz pequenos modelos que simbolizaram amor, solidariedade e superação.
Outro momento de destaque foi o desfile autoral “Um Encanto do Cerrado”, com criações de marcas participantes do evento, styling de Gabriel Guimarães e coordenação do editor de moda Thiago Malva. As peças em cerâmica, criadas pela estilista Wós Rodrigues, surpreenderam pela personalidade e pela conexão entre moda e cultura local.
Mais uma vez, o Sebrae no DF atua como parceiro do Brasília Trends Fashion Week, com o intuito de reforçar a democratização da moda. Segundo a analista da Gerência de Negócios em Rede do Sebrae (GENER), Juliana Mota, a moda vai além do consumo e é um espaço de inovação, inclusão social e valorização da cultura local. “O Sebrae acredita na moda como um setor estratégico para a economia criativa do DF, e nossa parceria com o Brasília Trends Fashion Week reforça o compromisso de abrir portas para novos talentos e impulsionar o crescimento de pequenos negócios que contribuem para o desenvolvimento sustentável da região”, ponderou a analista.
A cerimônia contou ainda com a presença da diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz; da diretora de Administração e Finanças do Sebrae no DF, Adélia Carvalho; do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), Leonardo Oliveira de Ávila; do representante da marca YUKIO (uma das patrocinadoras do evento), Fernando Cavalcanti; do Chefe de Missão da Agência ONU para as Migrações, Paolo Caputo; do presidente do Sindivarejista-DF e Vice-Presidente do Sistema Fecomércio, Sebastião Abritta; da deputada distrital Dra. Jane Klébia (MDB); da secretária da Mulher, Giselle Ferreira; e da modelo, ativista e madrinha do Brasília Trends Fashion Week, Luiza Brunet.
Em suas cinco edições, o Brasília Trends Fashion Show já colaborou com mais de 85 expositores e atraiu um público de mais de 21 mil pessoas. Além disso, mais de dois mil quilos de alimentos foram arrecadados e cerca de 2.100 empregos foram gerados nas últimas edições.