O Brasil, com seu território de dimensões continentais e beneficiado pela alta incidência de luz solar, emergiu como um líder global na energia solar fotovoltaica. Com um clima propício e um potencial energético significativo, instituições e empresas de todo o país têm promovido e incentivado a adoção dessa fonte de energia renovável, o que impulsiona a conscientização sobre sustentabilidade e a redução da dependência de fontes não renováveis de energia.
Com o objetivo de aprofundar a compreensão do assunto, esclarecer eventuais dúvidas e viabilizar oportunidades de networking e de novos negócios, o Sebrae no Distrito Federal promoveu, na última terça-feira, 25 de junho, a 6ª edição do Lab Day em 2024. O evento ocorreu no Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC).
Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem
-
Na abertura do evento, a diretora técnica do Sebrae no Distrito Federal, Diná Ferraz, falou da importância da energia solar no mundo contemporâneo, destacando-a como uma fonte limpa, eficaz e versátil para diferentes setores da economia, como indústria, comércio e também para residências, sobretudo em meio às crescentes preocupações com as mudanças climáticas.
A dirigente ressaltou também a missão do Sebrae no Distrito Federal dentro desse contexto. Segundo ela, a instituição é parte fundamental na engrenagem de promoção de uma visão sustentável para os pequenos negócios, desempenhando, na sua atuação diária, como a energia solar pode impulsionar o empreendedorismo e gerar impactos positivos. “O Distrito Federal é, de sobremaneira um excelente local para o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica e a gente não pode perder o cavalo selado. A gente precisa subir, domar e explorar com competência, com sustentabilidade esse tipo de energia e mostrar as vantagens para o pequeno empreendedor”, disse.
A gestora do projeto de energia solar do Sebrae no DF, Milena Sabino, reforçou a relevância da instituição em fornecer conhecimento aos empresários do setor com a realização de mais uma edição do Lab Day.
“Energia Solar é um assunto que está em voga. É um tema que possibilita diversos aprofundamentos e o Sebrae tem procurado fazer isso. O Distrito Federal tem um mercado de empresários que atuam com energia solar e que está crescendo muito. Diante disso a gente percebe que eles estão precisando muito de informações, de sensibilização, de conteúdos e promover esse Lab Day para o setor era algo imprescindível. Criamos um ambiente propício para a interação entre empresários do setor solar e de outras áreas, proporcionando oportunidades para o compartilhamento de experiências e divulgação de conteúdos importantes, em especial sobre as regulamentações atuais”, observou.
Milena também realizou, durante o evento, uma breve apresentação sobre o Programa de Desenvolvimento da Energia Solar do Distrito Federal, uma solução lançada no início do ano com o objetivo de capacitar empreendedores do setor em áreas como posicionamento de mercado, governança e liderança. A gestora do projeto no Sebrae no DF detalhou que as ações são realizadas por meio de consultorias, cursos, oficinas, eventos de sensibilização e apoio para a participação em missões técnicas, como a Intersolar, a maior feira do setor na América Latina, prevista para ocorrer no mês de agosto, em São Paulo.
Na sequência, o advogado especialista em direito de energia e mestre em direito ambiental, Aloísio Neto, apresentou uma palestra sobre as oportunidades e os problemas na geração distribuída no Brasil, orientando como as empresas podem adotar uma matriz energética limpa sem dor de cabeça
Neto narrou sua trajetória no setor, detalhando a evolução normativa da geração distribuída no Brasil, explicando sobre as resoluções 482, 687 e 1059 emitidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), bem como a Lei 14.300/22, que estabelece o marco legal da micro e minigeração de energia no país. Além disso, apresentou dados do setor de energia solar no Distrito Federal, destacou desafios e oportunidades na gestão de empresas, na relação com clientes e distribuidoras, e afirmou que o setor possui grande potencial de crescimento.
“Temos um oceano azul pela frente. Muitos pensam que o mercado pode estar saturado, justamente pela crescente onda de investimentos. Mas enxergo, ainda, diversas possibilidades. Uma parcela do mercado já foi explorada, mas há outras, com grande potencial que merecem ser analisadas. Há muitos entes interessados em adotar uma matriz energética limpa e com isso é mais do que fundamental que a atuação de empresas e profissionais capacitados”, assegurou Aloísio.
-
Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem
-
Uma das empresárias presente ao Lab Day foi Lorenna Marques. Em parceria com a irmã, ela fundou, em 2023, a LK Energia Solar, marca que já conta com apoio do Sebrae no DF e atua para levar inovação, economia e a ajudar a consolidar o conceito de sustentabilidade em empreendimentos e residências de todo o Distrito Federal.
Participando do Lab Day pela segunda vez, a empreendedora revelou sua satisfação com a oportunidade de networking, de absorção de conhecimentos, bem como a possibilidade de adquirir novos clientes. “Participamos de um Lab Day no ano passado, ainda quando estávamos querendo abrir a empresa. Hoje a gente já recebe apoio, participa da trilha de desenvolvimento e estamos aqui como expositoras. Essa relação com o Sebrae tem sido ótima. Muitas oportunidades de criar e estabelecer contatos para parceria e sempre uma nova oportunidade de expandir a nossa cartela de clientes”, analisa Lorenna.
Outra empresa do setor a marcar presença no evento foi a Smartly Energia Sustentável, empresa pioneira em energia solar no Distrito Federal e que participa com frequência de eventos como o Lab Day. Com uma trajetória de de 10 anos no mercado e mais de 500 projetos instalados, a marca se destaca como uma das maiores do DF, inclusive realizando projetos significativos, como a primeira usina pública do DF, localizada no Parque de Águas Claras.
Para a consultora técnica da empresa, Thayane Figueiredo, a oportunidade de participar de eventos como o Lab Day sempre viabiliza a ampliação de horizontes.
“É uma chance para nos mantermos atualizados. Hoje podemos participar de uma palestra sobre um tema importante, entrar em discussões para aprimorar nossa gestão empresarial, o relacionamento com os clientes e obter insights preciosos para o futuro do negócio”, pontuou.
Presente ao evento, o assessor da presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA/DF) – parceiro do Sebrae no desenvolvimento Programa de Desenvolvimento da Energia Solar do Distrito Federal -, Silvio Sakata, celebra o sucesso de mais essa edição do evento e destaca a importância da parceria entre a autarquia, a instituição de apoios às micros e pequenas empresas e os demais agentes do setor no DF.
“Estamos acompanhando de perto a jornada em prol dos integradores do mercado solar realizada pelo Sebrae no DF. É natural estarmos unidos, participando e desenvolvendo o potencial do mercado de energia solar fotovoltaica”, afirmou.
“Os engenheiros, de modo geral, têm acompanhado de perto o avanço das novas tecnologias, buscando constantemente aprimorar conhecimentos. O Sebrae, com sua atuação, mobiliza a categoria, em especial os donos de negócios, favorecendo a conexão com soluções inovadoras”, acrescentou.
-
Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem
Sobre o Lab Day
O Lab Day é um evento que ocorre na última terça-feira de cada mês, com temáticas diferentes, de acordo com os principais segmentos e atendidos pelos projetos do Sebrae no DF, em parceria com a Coti Aceleradora, BioTIC e a Brasil Startups.
O objetivo de cada realização é impulsionar o ecossistema de inovação do DF, promovendo a aproximação entre negócios inovadores e empresas tradicionais, com entrega de conteúdos e muito espaço para estreitar relacionamentos e gerar negócios.
A próxima edição do Lab Day será realizada no dia 30 de julho, a partir das 18h.
Trabalhos de escolas públicas da região administrativa foram apresentados durante evento, que tem como objetivo promover e difundir a cultura científica