ASN DF Atualização
Compartilhe

Prêmio Sebrae de Jornalismo anuncia vencedores da etapa distrital

Profissionais do Correio Braziliense, TV Brasil, Metrópoles e estudante do CEUB estão entre os vencedores de uma edição que registrou recorde de inscrições em todo o país
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) 2025 já tem seus vencedores distritais. Profissionais do Correio Braziliense, TV Brasil, Rádio e Portal Metrópoles, e uma estudante do Centro Universitário de Brasília (CEUB) compõem a lista de laureados da iniciativa, promovida pelo Sebrae, e que anualmente reconhece e valoriza as melhores reportagens sobre empreendedorismo veiculadas na mídia local.

Em sua 12ª edição, o PSJ registrou, pela terceira vez consecutiva, um recorde de inscrições. Em todo o país, um total de 3.442 trabalhos foram inscritos para concorrer a iniciativa — 12% a mais que em 2024. No Distrito Federal, 121 reportagens competiram nas categorias de texto, áudio, vídeo e fotojornalismo, além da categoria especial de jornalismo universitário, introduzida na edição passada.

Na categoria texto, a vencedora foi a jornalista Darcianne Diogo. Ela é autora da matéria À sombra dos muros: o comércio que se estrutura ao redor da Papuda, veiculada pelo Correio Braziliense no último mês de junho e que revela uma face do empreendedorismo muitas vezes invisível: o comércio informal nas proximidades do Complexo Penitenciário da Papuda.

Esses empreendedores informais oferecem serviços essenciais aos familiares de detentos, guardando pertences proibidos dentro das unidades prisionais, como celulares, bolsas e acessórios, devido às rigorosas regras de segurança. Além da função comercial, muitos desempenham ainda papéis de suporte emocional, atuando como assistentes sociais e psicólogas para um público vulnerável, que enfrenta a burocracia e o peso emocional das visitas.

O trabalho vencedor da categoria áudio é uma produção da Rádio Metrópoles e revela como a Inteligência Artificial (IA) está transformando o empreendedorismo no Brasil, acelerando ideias inovadoras e abrindo novas oportunidades para negócios em todo o país. Um mergulho nas histórias e estratégias que estão moldando a nova geração de empreendedores brasileiros. A reportagem foi produzida pela jornalista Gabriela Oliva e contou com a colaboração de Russo Gomes.

Assim como no ano passado, a TV Brasil foi a grande vencedora na categoria vídeo. Para a edição deste ano do PSJ, profissionais da emissora produziram uma reportagem que retrata o envelhecimento da população brasileira e o avanço da chamada economia prateada ou como economia da longevidade. Veiculado em abril deste ano, o trabalha apresenta exemplos de empreendedores com mais de 60 anos que se reinventaram no mercado de trabalho e destaca as vantagens dos empreendedores mais velhos, como resiliência e experiência, e os desafios que enfrentam, como a necessidade de se atualizar e o preconceito de idade e gênero. A reportagem é de Carina Dourado com apoio de Patrícia Araújo, Sigmar Gonçalves, Rafael Calado e Márcio Stuckert.

O primeiro lugar na categoria fotojornalismo é de Breno Esaki Borges, do Portal Metrópoles. Suas lentes capturaram um dia da rotina de Adriana Fernandes, uma das líderes do Assentamento Pequeno William, em Planaltina. Ela tem um papel fundamental na fundação do grupo, que nasceu como um protesto contra o uso excessivo de agrotóxicos. Atualmente, a região tornou-se um modelo de produção agroecológica, unindo a produção de alimentos orgânicos à luta pela reforma agrária

Reportagem escrita pela estudante Milena Dias e veiculada pela Agência de Notícias CEUB conquistou a primeira colocação na categoria jornalismo universitário. O texto tem supervisão de Luiz Claudio Ferreira e destaca como a comunidade quilombola Mesquita, em Cidade Ocidental, em Goiás, transformou a produção artesanal de marmelada em um símbolo de resistência, geração de renda e proteção do Cerrado.

Com o término da etapa distrital, os vencedores de cada categoria irão concorrer na etapa regional. Os trabalhos mais bem avaliados seguem para a etapa nacional. O evento de premiação está previsto para ocorrer entre os meses de novembro e dezembro.

Confira abaixo os trabalhos vencedores de cada categoria na etapa distrital:

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Texto

1º Lugar – À sombra dos muros: o comércio que se estrutura ao redor da Papuda

Veículo: Correio Braziliense

Representante do trabalho: Darcianne Diogo

-

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Vídeo

1º lugar – Negócios 60+, o poder da experiência

Veículo: TV Brasil

Representante do trabalho: Carina Dourado

Equipe: Patrícia Araújo / Sigmar Gonçalves / Rafael Calado / Márcio Stuckert

-

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Áudio

1º lugar – O novo empreendedor brasileiro: a mente inova, a IA impulsiona

Veículo: Rádio Metrópoles

Representante do trabalho: Gabriela Oliva

Equipe: Gabriela Oliva / Russo Gomes

-

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Fotojornalismo

1º lugar – Assentamento no DF dá exemplo com produção agroecológica de orgânicos

Veículo: Metrópoles

Representante do trabalho: Breno Esaki Borges

-

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Jornalismo Universitário

1º lugar – Famílias de comunidade quilombola em GO enlaçam geração de renda e proteção ao cerrado com produção de marmelada

Instituição de ensino: Centro Universitário de Brasília – CEUB

Veículo: Agência de Notícias CEUB

Representante do trabalho: Milena Dias

Orientador: Luiz Cláudio Ferreira

-

-

  • Prêmio Sebrae de Jornalismo
  • PSJ
  • Sebrae no DF;