Rute Maria saiu ainda adolescente da cidade de Itacarambi, no norte de Minas Gerais. Se mudou para Brasília para estudar, cursar o ensino médio. Não pensava em empreender e quanto mais ser produtora rural. Terminou os estudos, se casou com Roberval Gontijo, teve dois filhos e eis que apareceu a oportunidade de ter seu próprio negócio. Ainda receosos no início, ela e o marido compraram uma agroindústria. A empresa estava fragilizada. A margem de lucro lá em baixo. Mas, com muito esforço, planejamento e o apoio dos consultores do Sebrae no DF, Rute conseguiu reerguer o empreendimento. Traçou as estratégias corretas e o crescimento no primeiro ano foi de 40%.
“Desde o primeiro ano de funcionamento, o Sebrae acompanha a gente. Isso já vai fazer 20 anos. Tudo o que eu preciso, recorro ao Sebrae. É de assuntos de dentro da fábrica ao campo, para tudo eu busco o Sebrae”, afirma.
A Agroindústria Machadinho surge com o objetivo de facilitar a vida dos consumidores. De que forma? No setor de hortifruti dos supermercados, as verduras já estão devidamente higienizadas para o consumidor final e os legumes picados, é só colocar na panela.
“Facilitando sua vida! Este é o slogan da Machadinho. Você quer fazer uma salada para servir? É simples! Você só coloca numa travessa, adiciona o seu molho preferido. Tudo higienizado, tudo cortadinho, tudo perfeitinho”, explica a produtora rural, Rute Maria Gontijo.
A empresa é 100% familiar, tocada por ela, o marido, os dois filhos e as duas noras.
Verduras, legumes e frutas produzidas em Brasilândia (DF), abastecem os supermercados de todo o Distrito Federal, e também são comercializados em Anápolis e Goiânia, no estado de Goiás.
A Agroindústria Machadinho ainda abastece cozinhas industriais e hospitais e contribui para a geração de trabalho e renda. Atualmente o negócio emprega 60 funcionários de forma direta, 40 de forma indireta e conta com 20 parceiros, são produtores das propriedades vizinhas. Rute fornece mudas a eles, que cultivam e depois vendem uma parte para ela. Todos são acompanhados pela equipe da Rute, com assistência técnica.
“Isso ajuda eles e suas famílias e a nós, porque sempre temos produtos fresquinhos. Eu e um agrônomo vamos até o campo deles e oferecemos uma assistência técnica. Tudo é monitorado. No dia certo eles trazem as hortaliças aqui ou a gente combina e eu vou buscar. É uma parceria que tem dado muito certo”, conta a empreendedora.
Mas nem tudo é doce como os tomatinhos tipo “grape” cultivados. A história da produtora rural é marcada por adversidades, as quais ela conseguiu ultrapassar com foco e determinação.
Mãe, avó, dona de casa, produtora rural, empreendedora e uma mulher empoderada. Rute é uma das 15 finalistas das cinco regiões do Brasil no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
“Estou surpresa, viu?! Não esperava. Me senti valorizada, reconhecida por tudo o que faço aqui dentro da agroindústria. Vou para o campo, vou pra dentro da fábrica, cuido do financeiro, faço isso, faço aquilo e em todos os cantos tem o meu dedinho. Então concorrer com o Brasil inteiro, Meu Deus é um privilégio muito grande”, disse emocionada.
Segundo o estudo “Empreendedorismo Feminino no Brasil”, realizado pelo Sebrae Nacional com base em informações disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tinha no terceiro trimestre de 2020, 8,6 milhões de empreendedoras, mulheres, donas de seu próprio negócio, como a Rute.
“A mulher consegue lavar, passar, cozinhar, cuidar de filho e ainda empreender. Se eu puder deixar um recado para uma empreendedora que está começando agora é: empreender não é fácil. Tombos a gente toma o tempo todo, mas levanta, sacode a poeira e traça seu objetivo. Vai em frente que você consegue”, finaliza a produtora rural.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios privilegia e reconhece depoimentos e histórias de mulheres que impactaram a sociedade com a sua forma de empreender. As 15 finalistas das cinco regiões do Brasil concorrem ao pódio em três categorias: Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual. O evento será no CCBB em Brasília nesta quarta-feira (23) às 9h e será transmitido ao vivo pelo link: https://youtu.be/nTiF6RvfWBA