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Projeto Vitrine estimula o protagonismo de jovens estudantes empreendedores

Cinco equipes se revezaram na atividade Pitches para apresentar ideias de negócios originais
Por Adriana Carvalho | AIs. Comunicação
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Na última quinta-feira (17) foi realizada a atividade Piches, do Projeto Vitrine, que integra o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) do Sebrae no DF, durante a edição 2022 da Feira de Negócios e Inovação da Universidade de Brasília (UnB), na qual os alunos apresentaram seus planos de negócios para uma banca julgadora.

Na ocasião, Jorge Adriano Soares, gerente de Estratégia e Políticas Públicas do Sebrae no DF, reforçou que a iniciativa promove muito mais do que a certificação dos jovens, oferecendo também uma oportunidade de contribuição para o crescimento e melhoria da Capital Federal como um todo.

O caminho para que a gente crie uma Brasília melhor para vocês viverem daqui a cinco ou dez anos é o empreendedorismo. Está na hora de realizar os nossos sonhos. Os jovens são capazes de fazer tudo o que quiserem, e o NEJ foi apenas o primeiro passo. Empreender é fazer acontecer o que ainda não existe”, destacou Jorge.

Já Rafaela Cristina Ferreira, gestora do Sebrae no DF, disse que o NEJ acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal e escolas públicas selecionadas, que começou no início deste ano e já atende 60 alunos, no contraturno, de segunda a sexta-feira.

Hoje estamos dentro da escola trabalhando com os alunos do ensino médio e está dando super certo. Eles aprendem como montar uma empresa e entendem como é a dinâmica e a logística. Inclusive, nós temos alunos que já montaram a própria empresa fazendo o curso e estão conseguindo se tornar protagonistas de suas vidas”, explicou Rafaela.

No projeto Vitrine, que integra os projetos do NEJ, os estudantes aprendem como montar e apresentar um plano de negócios que atenda às necessidades do mercado, levando em conta o contexto social, econômico e cultural local. Além de definir o empreendimento, a ideia é operacionalizar soluções, analisar oportunidades e identificar o perfil dos consumidores, considerando fornecedores e concorrentes.

Nesse sentido, Victória Porto, professora do Projeto Vitrine, afirma que o objetivo é promover o protagonismo juvenil baseado numa metodologia ativa em que o jovem se coloca como liderança transformacional e é capaz de pegar uma ideia, uma semente, um sonho e transformá-los num empreendimento:

Com as ferramentas certas, as capacitações certas e com espaço disponível, o jovem utiliza esses recursos para se tornar alguém que se destaca profissionalmente e abre o mercado para outras pessoas, mostrando que não só é um representante do futuro, mas que também tem seu espaço no presente”, conclui Victória.

Pitches

No Projeto Vitrine, os estudantes conseguiram perceber os processos organizacionais, explorar a viabilidade financeira do negócio e, a partir das informações e dos conhecimentos adquiridos, desenvolver um escopo de modelo negocial que foi apresentado para os demais participantes e para uma banca julgadora em formato de pitch, que é uma apresentação curta e persuasiva.

Ao todo, cinco grupos se revezaram para apresentar seus planos de negócios para despertar o interesse ou a validação de possíveis parceiros, clientes ou investidores que resultem em oportunidades de crescimento ou expansão do empreendimento. Cada equipe teve 4 minutos para se apresentar.

1 – O primeiro grupo a se apresentar foi o Caramel, uma confeitaria que pretende oferecer um ambiente confortável usando a psicologia das cores, além de ter como fornecedores pequenos produtores locais e orgânicos.

2 – Na sequência, a equipe Majer Pets trouxe a proposta de um pet shop que, além dos serviços normais como banho, tosa e venda de produtos para animais, também oferece terapias para tratar ansiedade, depressão e estresse dos pets.

3 – Depois, o grupo Prime Coffee mostrou a ideia de oferecer uma experiência aconchegante e diferenciada em um café, usando a psicologia das cores, receitas exclusivas, promoções, além de curso de barista para os funcionários entenderem da bebida.

4 – Quarto a se apresentar, o The Royal Bread trouxe a ideia de uma rede de cachorros-quentes diferenciados que ofereça a possibilidade do cliente experimentar coisas novas, com diversas opções de sabores como salgado, doce e vegano.

5 – Por último, a equipe Tocanus veio com a proposta de oferecer instrumentos musicais para pessoas com deficiência física, por meio da personalização, acessibilidade e inclusão, com o objetivo de fazer do mundo um lugar melhor.

Em terceiro lugar ficou a equipe Caramel, em segundo lugar o grupo Tocanus, e o primeiro lugar foi do grupo Majer Pets, que vai ganhar uma visita técnica ao Sebrae Nacional no dia 15 de dezembro. Além disso, os três primeiros colocados receberam troféus.

Ellen Aguiar, aluna do CED 02 do Cruzeiro, membro da equipe Majer, campeã do Pitches, se emocionou com a conquista e ressalta como foi a experiência: “A gente veio aqui pra fazer, mas a gente não estava acreditando muito que a gente iria chegar nesse nível. A gente não estava esperando, então ainda estamos com um mix de sensações. Tô nervosa, ansiosa e muito feliz. Antes eu era insegura e esse curso me ajudou muito a seguir em frente, mesmo com medo, e ter mais iniciativa”, concluiu Ellen.

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