ASN DF
Compartilhe

Salas do Empreendedor instaladas em 16 regiões do DF recebem o Selo Sebrae de Referência em Atendimento

Iniciativa reconhece a excelência de espaços e o papel fundamental de agentes de desenvolvimento na trajetória de donos de pequenos negócios
Por José Maciel | Clip Clpa Comunicação
ASN DF
Compartilhe

O Sebrae no Distrito Federal promoveu nesta quarta-feira, 10 de dezembro, a cerimônia de entrega da Edição de 2025 do Selo Sebrae de Referência em Atendimento. A ocasião ocorreu no espaço Villa Rizza, no Setor de Clubes Sul e reconheceu o trabalho de excelência de 16 Salas do Empreendedor, espaços que desempenham um papel fundamental no fomento ao empreendedorismo, ofertando um conjunto integrado de serviços, facilitando a abertura, formalização e gestão de micro e pequenos empreendimentos e, consequentemente, causando impacto no desenvolvimento econômico distrital.

O Selo Sebrae de Referência em Atendimento, uma iniciativa de alcance nacional lançada em 2022, utiliza uma metodologia de avaliação estruturada em sete pilares fundamentais: qualidade no atendimento remoto, gestão, oferta e realização de soluções, ambiente de negócios, infraestrutura, presença digital e cobertura/produtividade. Com base nessa análise, os serviços avaliados recebem pontuações que determinam a classificação em diferentes categorias de destaque: Bronze, Prata e Ouro.

Existe, ainda, a categoria Diamante, entregue pelo Sebrae Nacional e que é destinada exclusivamente aos parceiros que alcancem a pontuação máxima no processo de avaliação.

Foto: Focus Produção de Imagem

A diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz, abriu a cerimônia reconhecendo o papel fundamental dos atores que atuam nas Salas do Empreendedor e nas administrações regionais do DF, colaborando com a disseminação do trabalho do Sebrae e facilitando o acesso dos donos de pequenos negócios a soluções de gestão. “Os agentes têm um papel muito importante na trajetória de conquistas que o Sebrae acumula neste ano. São eles que interagem com o pequeno empreendedor, que apresentam o que as nossas soluções são capazes de proporcionar. O trabalho de cada Sala do Empreendedor é inestimável e traz benefícios para as comunidades e toda a sociedade”, declarou.

Superintendente da instituição, Rose Rainha também reforçou, na sequência, o papel fundamental das Salas do Empreendedor. “O Sebrae tem um dever de gratidão enorme, porque vocês nos ajudam a cumprir nossa missão com a excelência, que é fazer chegar a esse empreendedor a oportunidade de ser atendido, a oportunidade de ser capacitado”, acrescentou.

Foto: Focus Produção de Imagem

A dirigente também observou que a instituição desempenha, ao longo dos anos, um trabalho de capacitação cultural juntamente com os servidores de cada administração regional. O intuito é que eles possam compreender as necessidades presentes nas rotinas dos empreendedores e agir com destreza e celeridade, para que o DF se consolide cada vez mais valorizado e economicamente mais forte.

Rose ainda aproveitou a oportunidade para informar ao público presente que a instituição irá realizar, em 2026, uma nova edição do Prêmio Sebrae DF Cidade Empreendedora, cujo objetivo é homenagear as melhores práticas de gestão pública das administrações regionais do DF, que evidenciam a efetiva contribuição para o crescimento econômico, inclusivo e social das regiões do Distrito Federal.

Na sequência, o gerente da Assessoria de Políticas Públicas e Ecossistema de Negócios do Sebrae no DF, Jorge Adriano, conduziu o público presente à cerimônia a uma reflexão sobre a união de esforços como pilar para o desenvolvimento das regiões administrativas do DF. Ele ressaltou que, ao longo de 2025, o trabalho conjunto entre o Sebrae e as Salas do Empreendedor, focado na desburocratização da abertura de empresas e no apoio contínuo aos pequenos negócios, ajudará a consolidar o DF como um território mais forte e valorizado economicamente, incentivando os agentes a continuarem trabalhando junto à instituição para que o DF seja, dia após dia, um lugar ainda melhor.

A cerimônia serviu, ainda, como palco para a apresentação dos números registrados pelo Sebrae no Distrito Federal ao longo de 2025. A gerente da Unidade de Atendimento Personalizado da instituição, Gabriella Marinho, conduziu o momento e revelou o impacto substancial das Salas do Empreendedor. O espaços, 34 no momento, promoveram 25.079 atendimentos a pequenos empreendedores, alcançando 11.642 clientes distintos. Com uma equipe de 72 atendentes, as Salas também se destacaram em capacitação, totalizando 265 turmas e formando 5.951 participantes, incluindo 2.415 empresários, o que salienta a abrangência e a efetividade das ações do Sebrae na capital federal.

Foto: Focus Produção de Imagem

Gabriella ainda destacou o importante apoio que as Salas do Empreendedor ofereceram para atividades promovidas pelo Sebrae no DF, como a Trilha de Artesanato, que mobilizou 35 regiões administrativas e capacitou 447 artesãos; o Beleza em Movimento, uma jornada de capacitação realizada em sete localidades, reunindo 673 empresários do segmento de beleza e bem-estar em 24 oficinas. A gerente do Sebrae também apresentou os dados do Movimente nas Cidades, uma atividade que busca fortalecer pequenos negócios locais, especialmente aqueles geridos por mulheres, e que mobilizou 14 regiões e contou com a participação de mais de 3 mil inscritos.

A Semana do Microempreendedor Individual também foi mencionada na apresentação. Realizada em maio, a iniciativa movimentou 22 regiões do DF, promovendo um total de 41 capacitações, reunindo quase 500 participantes e contribuindo para quase 2 mil atendimentos.

Por fim, Gabriella Marinho revelou que as Salas do Empreendedor instaladas no DF alcançaram um índice de Net Promoter Score (NPS) de 86,8. O número reflete a alta qualidade do atendimento prestado, sendo resultado de uma métrica utilizada pelo Sebrae para mensurar a satisfação dos empreendedores. Após cada atendimento, eles são convidados a expressar sua opinião por mensagem e texto, WhatsApp ou e-mail, respondendo a uma pesquisa de satisfação que questiona se recomendariam ou não o serviço recebido.

“Cada Sala do Empreendedor é, hoje, parte de um grade movimento de soluções. Elas não são apenas locais para resolver um problema pontual. É um ambiente para que o empresariado do DF possa construir um relacionamento com o Sebrae e utilizar das soluções que tem potencial para fazer a diferença em sua ideia de negócio”, declarou Gabriella ao fim da apresentação.

O reconhecimento

A programação do evento seguiu com a aguardada revelação das 16 Salas do Empreendedor agraciadas com o Selo de Referência em Atendimento do Sebrae no Distrito Federal em 2025.

Receberam o Selo Bronze, as salas instalados em Sobradinho I, Sobradinho II e Samambaia. O Selo Prata foi concedido a quatro espaços: Brazlândia, Itapoã, Riacho Fundo II e Ceilândia. Já o Selo Ouro, que representa o mais alto nível de reconhecimento, foi entregue a nove salas: Planaltina, São Sebastião, Guará, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Jardim Botânico, Varjão, Arniqueira e Lago Norte.

Marcelo Ferreira da Silva, administrador regional Lago Norte, reconhecidas com o Selo Ouro, ressaltou a importância do prêmio. Ele destacou a existência de grandes centros comerciais na região e a presença de mais de 3.500 empresas, que contribuem significativamente para a economia local.

Foto: Focus Produção de Imagem

“Receber este reconhecimento do Sebrae é um incentivo para a nossa equipe da administração continuar a atender bem os nossos empreendedores e a nossa comunidade. Continuaremos envolvidos para manter e melhorar cada vez mais os serviços, apoiando a geração de emprego, proporcionando dignidade para as pessoas e promovendo sempre novas melhorias na cidade e no ambiente de negócios”, declarou.

A agente de desenvolvimento territorial responsável pelos atendimento no espaço instalado no Lago Norte, Mirani Fraga, também comentou sobre a importância do reconhecimento ofertado. “Esse selo é resultado do esforço diário de uma equipe. O Sebrae tem nos ajudado a semear e cultivar boas ações na região. Estamos, agora, colhendo os frutos desse processo e queremos seguir nesse propósitos para que o trabalho seja cada vez melhor”, acrescentou a agente.

Quem também expressou satisfação por receber o reconhecimento foi o administrador regional do Recanto das Emas, Carlos Dalvan. Ele comentou que a premiação é um reflexo do trabalho coletivo da equipe da Administração Regional em prol da comunidade e que os resultados alcançados atestam a efetividade dessa colaboração.

Dalvan também ressaltou a longa parceria que a região tem com o Sebrae em sua gestão e que esse fator tem permitido transformar o Recanto das Emas em uma cidade cada vez mais empreendedora. “Nós estamos colhendo os frutos dessa parceria com o tempo e esse reconhecimento é mais um capítulo que escrevemos em nossa história”, pontuou.

Foto: Focus Produção de Imagem

O agente de desenvolvimento territorial responsável pela Sala do Empreendedor da região, Geovane Barbosa de Miranda, reforçou o impacto social desse trabalho. Para ele, a atuação junto aos empreendedores vai além da geração de renda e emprego. “Nós prestamos um atendimento não só baseado em resultados para negócios, mas sim para construir pessoas humanas, pessoas que deixam seu legado”, complementou.

A analista técnica da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional e gestora da Rede Parceira de Atendimento e das Salas do Empreendedor, Ellys Alves, acompanhou toda a cerimônia de entrega do Selo de Referência em Atendimento do Distrito Federal. Ela observou que o evento valoriza os parceiros que entregam um padrão mínimo de qualidade exigido pelo Sebrae em seus atendimentos e destacou o bom desempenho das 34 Salas do Empreendedor no DF, com 16 delas sendo seladas.

Foto: Focus Produção de Imagem

“Esses números demonstram que a atuação do Sebrae no DF é assertiva, tanto com os parceiros quanto com as Salas do Empreendedor. Considerando que o Distrito Federal possui uma configuração distinta das demais unidades da federação, sem a existência de municípios, o desafio é ainda maior. O trabalho é realizado com administradores, que podem ser substituídos a qualquer momento. No entanto, percebo que essa dinâmica não impacta negativamente. Os atendimentos no DF apresentam ótimos resultados, e a rede de atendimento não para de crescer”, comentou a gestora.

Ellys ainda lembrou que no Distrito Federal, 100% das salas registram atendimentos no sistema, aspecto que contribui significativamente para a produtividade e a cobertura do atendimento do Sebrae.

A analista técnica da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Kellen Carine Lopes, também acompanhou a cerimônia e destacou a importância das Salas do Empreendedor como ferramentas de transformação local. “São ambientes apropriados para acolher e escutar o empreendedor. Nesse contexto, atuamos com o propósito de que as nossas cidades cresçam e se desenvolvam a partir de suas vocações”, concluiu.

Kellen também mencionou a satisfação em ver a evolução do Distrito Federal, que passou de quatro salas seladas no ano anterior para dezesseis neste ciclo, um aumento de quatro vezes. Para ela, essa expansão se refletirá futuramente em mais empregos e renda para a população, sendo um pilar fundamental para o desenvolvimento territorial do país.

Sobre as Salas do Empreendedor

As Salas do Empreendedor são espaços estrategicamente abertos nas administrações regionais do Distrito Federal por meio do projeto Cidade Empreendedora.

Em cada um dos espaços, os empreendedores do DF e também aqueles que sonham em abrir o seu próprio negócio podem acessar serviços e soluções oferecidos pelo Sebrae no DF, como formalização de novos negócios, emissão de documentos, boletos, certidões negativas de débitos, orientação sobre a emissão de notas fiscais, além de orientações sobre o microcrédito, consultorias, palestras e cursos gratuitos.

Os atendimentos são realizados por meio de um profissional capacitado pelo Sebrae no DF para ouvir as necessidades do empresariado local e estabelecer a conexão junto à instituição responsável pelo apoio às micro e pequenas empresas e pelo fomento ao empreendedorismo no território brasiliense.

  • Desenvolvimento Territorial
  • Salas do Empreendedor
  • Sebrae no DF;
  • Selo Sebrae