Foto: Dimmy Falcão
Na última sexta-feira, 19 de janeiro, o Sebrae no Distrito Federal concluiu o primeiro ciclo do Programa Agentes de Mercado com um evento de encerramento realizado no Sebraelab, localizado no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC). O encontro reuniu gestores da unidade distrital e nacional do Sebrae, consultores e empresários beneficiados pela iniciativa.
O Programa Agentes de Mercado é uma solução gratuita destinada a impulsionar micro e pequenas empresas, oferecendo suporte para melhorar vendas, resultados, canais de comercialização e acesso a novos mercados. A rede de consultores especializados do Sebrae, conhecidos como agentes de mercado, atua identificando oportunidades e facilitando negociações entre compradores e vendedores.
Durante o evento, foram compartilhados depoimentos de empresários e consultores, debates sobre os objetivos alcançados, a metodologia do programa e discussões para contribuir com a continuidade do programa no âmbito da capital federal.
Ivan Tonet, coordenador de Mercados e Transformação Digital da Unidade Nacional do Sebrae, acompanhou a realização do evento e ouviu atentamente os depoimentos do empresariado local. “Essa conversa com os empresários, com os agentes traz para nós a realidade do mercado. É algo que vale muito, que não pode ser desconsiderado. A gente percebe que a grande dor do pequeno negócio, atualmente, voltou a ser a aquisição de clientes e enquanto instituição responsável pelo fomento a esse setor, vamos organizar a casa, fomentar com ações efetivas, com uma metodologia e permitir que os pequenos negócios possam vender cada vez mais”, analisou.
Quem também expressou satisfação com a realização do evento foi Luiz Bueno, analista da Gerência de Negócios em Rede do Sebrae no DF (GENER). Ele acompanhou a reta final do programa e enfatizou a importância de fortalecer a conexão entre o Sebrae e os empresários beneficiários.
Ao fim do encontro, Luiz destacou também a demanda dos empresários presentes no evento pela continuidade do programa e associou isso à necessidade de as empresas beneficiadas desenvolverem musculatura empresarial, processo que envolve a implementação de estratégias que promovam o crescimento sustentável e a resiliência do negócio. “Quando se tem uma iniciativa, um programa que ajuda a desenvolver a musculatura empresarial e viabiliza estratégias de vendas para outros fornecedores, é fundamental que nós, do Sebrae, estejamos na vanguarda desse movimento. Os resultados que testemunhamos aqui, com empresários relatando seu desenvolvimento e manifestando interesse em avançar, são excelentes”, pontua Luiz.
À frente da Gula Gelada, a primeira gelateria do Distrito Federal, João Lucas Ferreira foi um dos empresários presentes ao evento. Ele resumiu a história do empreendimento aos demais participantes e falou das transformações de mercado já enfrentadas pela empresa ao longo de 30 anos de existência.
O empresário, que já participou de outras soluções do Sebrae no DF, como missões técnicas e o Seminário Empretec, contou ainda sobre o momento que recebeu o convite para participar do programa e as suas primeiras impressões. “O consultor conheceu toda a fábrica, a realidade do negócio. Viu que temos capacidade para produzir 5 mil potes de gelato por mês, mas que produzimos 2 ou 3 mil. Com o trabalho do consultor, iniciamos uma guinada. Mapeamos possíveis clientes e estamos marcando agendas para apresentar o nosso produto”, conta.
João Lucas também defende que o programa seja desenvolvido por mais tempo, com ações distribuídas ao longo de todo o ano. “Acredito que os esforços precisam ser contínuos. O ano começou há alguns dias e é nesse momento em que as pessoas estão mais abertas ao desenvolvimento de projetos e iniciativas”, acrescentou.