Na última sexta feira, 31 de outubro, a Biblioteca Comunitária do Bosque, localizada em São Sebastião, foi cenário para realização da última etapa de uma jornada de capacitações promovida pelo Sebrae no Distrito Federal. A ação teve como foco as mulheres que fazem parte do Instituto Enlace das Arteiras, iniciativa que reúne mulheres de São Sebastião, Jardins Mangueiral e Jardim Botânico, com o objetivo de promover a conscientização ambiental e social por meio do artesanato sustentável e da educação ambiental.
A analista da Assessoria de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios (APEC) do Sebrae no Distrito Federal, Hélia Castro, observou o sucesso da jornada de capacitação. Foram realizados 25 encontros ao longo do ano com o instituto Enlace das Arteiras e outros grupos sociais da região, culminando em um evento final que solidificou as técnicas aprendidas e possibilitou a aplicação prática dos conhecimentos pelos participantes. “O Sebrae sempre atua para compartilhar conhecimento, orientações que façam a diferença na rotina do pequeno empreendedor do DF. Nosso objetivo é apresentar as ferramentas necessárias para transformar desafios em oportunidades, impulsionando o desenvolvimento econômico local”, afirmou ela.

Também presente à realização, o administrador regional de São Sebastião, Roberto Medeiros, destacou a importância da parceria com o Sebrae no DF, mantida por meio da Sala do Empreendedor. “A nossa região conta com uma população engajada, que gosta de empreender e participar das iniciativas e capacitações promovidas, contribuindo para o desenvolvimento local”, pontuou.
Roberto ainda ressaltou o apoio dos institutos parceiros, como a Biblioteca do Bosque, que cederam seus espaços para a realização das capacitações voltadas às participantes do instituo, possibilitando o acesso à informação, à oportunidade e à ampliação do conhecimento.
Formalizado há dois meses, o Instituto Enlace das Arteiras reúne cerca de 40 empreendedoras e artesãs com idades entre 30 e 70 anos de São Sebastião, Jardins Mangueiral e Jardim Botânico. O grupo opera em um espaço cedido pela Administração Regional de São Sebastião, mantém uma sólida parceria com uma cooperativa de reciclagem local e ganhou um novo fôlego com a jornada de capacitação do Sebrae.
A inclusão das mulheres que integram o Instituto Enlace das Arteiras nas capacitações do Sebrae foi iniciada no primeiro trimestre deste ano, durante a primeira edição do Movimente nas Cidades, iniciativa encampada pela instituição e que tem foco no fortalecimento de pequenos negócios, especialmente aqueles geridos por mulheres. Durante a ocasião, o Sebrae promoveu uma pesquisa para identificar as necessidades dos empresários locais. As integrantes do instituto demonstraram interesse e sinalizaram o desejo de aprimorar conhecimentos.

Após o evento, a articulação entre o grupo e o Sebrae contou com o apoio de Izaurina Rodrigues, agente de desenvolvimento territorial da Sala do Empreendedor de São Sebastião, e as arteiras, conhecidas por transformar materiais reciclados em artesanato sustentável e frequentemente exporem e comercializarem produtos em feiras e congressos, iniciaram uma capacitação personalizada, adaptada às demandas específicas.
A etapa final do cronograma de capacitação abordou a exposição dos produtos em feiras, com uma palestra apresentada por uma consultora do Sebrae. As empreendedoras foram orientadas sobre como identificar as qualidades e vantagens de seus produtos, comunicar a essência da marca e impulsionar as vendas. Durante a jornada, as empreendedoras se aprofundaram em temas como precificação, gestão de negócios, cooperativismo, entre outros assuntos.
Kennya Ramos, fundadora do instituto, celebrou a oportunidade viabilizada em parceria com o Sebrae. A capacitação, segundo ela, foi determinante para munir as empreendedoras com as ferramentas e conhecimentos necessários para o sucesso de seus negócios.
“Essa jornada de capacitação do Sebrae foi um marco para nós. Nosso objetivo é ir além: aprofundar o aprendizado nossos pilares de trabalho, fortalecer ainda mais nossas parcerias e, assim, formar cada vez mais empreendedoras. Queremos valorizar o trabalho coletivo e sustentável das mulheres, abrindo novas portas e construindo um futuro mais próspero para todas”, concluiu Kennya.
-

