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Setor industrial do Distrito Federal apresenta oportunidades promissoras para quem deseja iniciar um pequeno negócio

Estudo do Sebrae no DF aponta a abertura de espaços que unem tecnologia e design, além da produção e comercialização de bebidas como sugestões para empreender
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
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Globalmente reconhecida por sua arquitetura e importância política, Brasília também carrega em sua história uma latente vocação para o desenvolvimento industrial. A construção da capital, em meados do século passado, foi concebida como parte de um projeto maior de interiorização do desenvolvimento e integração nacional, buscando levar o progresso para o centro do país e estimular o crescimento econômico em outras regiões além do litoral. Tal movimento impulsionou a economia e estimulou a atividade industrial em diversas frentes, sob o plano de desenvolvimento de Juscelino Kubitschek.

Atualmente, o território brasiliense encontra na Indústria 4.0 um novo capítulo para essa trajetória, prometendo revolucionar seus processos produtivos e econômicos. Dentro desse cenário de constante busca por inovação, um estudo organizado pelo Sebrae no DF aponta que ainda há um significativo potencial a ser desvendado nos limites do território brasiliense e reforça a vocação para a modernização industrial.

O levantamento aponta três frentes de negócios com alto potencial para dinamizar a economia local e fortalecer o ecossistema industrial: a abertura de espaço que une design e tecnologia a fim de facilitar a fabricação de casas, a oferta de serviços de produção e prototipagem rápida de peças sob demanda e impressão 3D, além da produção e comercialização de bebidas inovadoras prontas para consumo.

De acordo com o documento do Sebrae, a criação de um espaço de design e tecnologia voltado à fabricação de casas atende diretamente às demandas geradas pelo alto índice de urbanização e constante crescimento populacional da capital federal. Esse cenário promissor impulsiona a aplicação de tecnologias avançadas no setor da construção civil. Para isso, o empreendimento aproveita processos como impressão 3D, sistemas modulares e design paramétrico – uma metodologia de projeto que utiliza parâmetros e regras para definir e controlar as características de um design, gerando variações e otimizações. Tal abordagem visa atender construtoras, escritórios de arquitetura e clientes finais.

Foto: DC Studio/Freepik

O funcionamento do espaço é capaz de reduzir prazos e custos de obra, oferecer habitações personalizadas e incorporar práticas de baixo impacto ambiental. Além da fabricação de módulos construtivos, o negócio pode oferecer consultoria em sustentabilidade, apoio técnico contínuo e parcerias com instituições de ensino e pesquisa, alinhando-se à agenda ESG e aos incentivos locais à inovação.

A oferta de serviços de produção e prototipagem rápida de peças sob demanda, incluindo impressão 3D, responde à alta demanda por componentes customizados em setores como saúde, educação, moda e design. Utilizando tecnologia de ponta, o empreendimento é capaz de reduzir prazos de entrega – aspecto essencial, visto que as expectativas dos consumidores quanto à rapidez aumentaram significativamente – e oferecer soluções sob medida para projetos diversos, desde protótipos para *startups* até itens para grandes indústrias. Além da produção, o espaço pode funcionar como um epicentro para a capacitação profissional, com *workshops*, cursos e consultorias.

O compromisso com a sustentabilidade é, ainda, um diferencial, com foco em materiais recicláveis e práticas ambientalmente responsáveis. Além disso, o negócio estimulará a economia local por meio da colaboração com artesãos, designers, arquitetos e engenheiros.

Por fim, a criação de um empreendimento para o preparo de bebidas pronta para consumo é uma alternativa que surge para atender à crescente demanda por bebidas diferenciadas e de fácil consumo. Combinando qualidade artesanal, sofisticação e praticidade, a fábrica pode criar coquetéis exclusivos, elaborados com ingredientes naturais e apresentados em embalagens sustentáveis, garantindo uma experiência de alto padrão que une sabor, conveniência e estilo em uma única garrafa.

Foto: Wave Break Media/Freepik

O portfólio contemplaria desde opções clássicas, como Moscow Mule, Gin Tônica, Spritz e Mojito, até receitas autorais que exploram sabores regionais do Cerrado. Uma linha de mocktails (bebidas não alcoólicas) também pode ser oferecida, visando alcançar um público que busca alternativas sofisticadas e refinadas.

Além do atendimento direto aos consumidores, o estudo do Sebrae sugere a busca por parcerias estratégicas com bares, restaurantes e organizadores de eventos. A proposta cita, ainda, a importância de exaltar a sustentabilidade do empreendimento, tanto nos processos de produção quanto nas embalagens, com uso de garrafas de vidro recicláveis e latas de alumínio e menciona que a valorização de insumos do Cerrado não só diferenciaria os produtos, mas também fortaleceria os laços com fornecedores locais e impulsionaria a economia circular e a rede de negócios sustentáveis na região.

Foi dentro desse universo de produção de bebidas prontas e de qualidade que a Sucopira, empreendimento fundado por Marcelo de Ângelo, construiu uma trajetória que já soma mais de 10 anos de sucesso na cena empresarial do DF. A ideia de negócio surgiu anos atrás, enquanto Marcelo se dedicava e amadurecer um outro empreendimento: um buffet. Ele começou a produzir sucos de sabores variados para servir nas festas e eventos que era contratado. “Os clientes elogiavam a prestação do serviço, a comida. Mas sempre me davam feedback muito positivo sobre o suco. Sempre me diziam: o suco é muito bom, viu”, conta Marcelo.

Foto: Yuri Brandão de Sá

O empresário não demorou a agir e logo decidiu dedicar esforços para a fabricação de sucos. Em meio a isso, Marcelo intensificou sua relação com o Sebrae no DF, participando de capacitações e acessando soluções. Foi, inclusive, acompanhado por Agentes Locais de Inovação e conseguiu aprofundar conhecimentos e compreender a importância de pesquisas de mercado. Para ele, estudar e planejar são pilares fundamentais para o desenvolvimento e a validação de qualquer decisão que ele e seu sócio tenham que tomar para decidir o futuro da Sucopira.

Atualmente, a marca possui mais de 40 produtos, distribuídos em sucos, xaropes de fruta e kombuchas. A operação conta com uma distribuição impressionante, alcançando 267 pontos de venda no DF e movimentando 40 mil litros de bebidas por mês. Marcelo, no entanto, mantém os pés no chão. “Somos apenas é uma gotinha do oceano”, observa.

A partir de sua experiência, Marcelo acredita que aqueles que almejam ingressar no promissor mercado de fabricação de bebidas devem compreender a escalabilidade e o nicho do negócio. Além disso, ele ressalta a importância de explorar a diversidade de produtos, que vai além das bebidas alcoólicas e abrange xaropes, preparações, aromas e bebidas não alcoólicas, é outro ponto decisivo para capturar diferentes segmentos de mercado.

O empresário também alerta para a necessidade de não subestimar os aspectos técnicos e legais, como finanças e tributação, áreas frequentemente negligenciadas por novos empreendedores. A busca por conhecimento e consultoria nessas esferas é vital para garantir a viabilidade e a legalidade dos produtos, com destaque para a validação tributária antes do desenvolvimento final. Observar o mercado e aprender com a concorrência em feiras e eventos, além de um planejamento de crescimento maduro com um roteiro claro, são estratégias essenciais.

Foto: Yuri Brandão de Sá

Embora tenha iniciado conversas para uma possível expansão de atividades fora do DF, Marcelo optou por manter, momentaneamente, o crescimento da Sucopira no mercado local. “Há muito mercado aqui. Nosso planejamento estratégico para o próximo ano prevê a possibilidade de alcançar novos mercados e até mesmo exportar. Mas vamos dar um passo de cada vez, buscando crescer ainda mais no DF, buscando maturidade para atrair investidores e realizar vendas para outros mercados de forma sólida”, conclui ele.

Serviço – Sucopira

Instagram: @sucopira

Contato: 61 9 9557-0970

Site: www.sucopira.com

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