ASN DF Atualização
Compartilhe

Ideathon mobiliza interessados em bioeconomia e na preservação do Cerrado

Evento marcou a fase de ideação e também estimulou as inscrições para a primeira edição do Inova Cerrado
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Canetas, papéis e mentes criativas unidas em busca de soluções para o segundo maior bioma brasileiro, o Cerrado, que abrange cerca de 22% do território nacional. Assim pode ser brevemente descrito o primeiro Ideathon Inova Cerrado. O evento, realizado nas instalações da sede do Sebrae no Distrito Federal, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), nos dias 12 e 13 de setembro, funcionou como um verdadeiro laboratório de inovação em prol do bioma no qual que está inserida a capital da República e reuniu estudantes, empreendedores e outros profissionais dispostos a transformar ideias em ações efetivas para a preservação e valorização do ecossistema, essencial para a regulação do clima, a conservação da água e a manutenção da biodiversidade, representando um importante patrimônio natural do Brasil e do mundo.

O evento funcionou, ainda, como cenário de incentivo para a inscrição no Inova Cerrado, programa de pré-aceleração de ideias e empresas na área da bioeconomia tem como objetivo promover a criação de novos negócios inovadores e sustentáveis, fortalecendo o ecossistema empresarial dos estados que compõem o bioma do Cerrado. São eles: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí e Tocantins.

Durante os dois dias intensos de atividades, os participantes tiveram a oportunidade de participar de workshops, cada um organizado para transmitir conhecimento e inspirar a geração de ideias. Além disso, mentores com experiências diversas em negócios acompanharam ativamente os participantes, fornecendo orientação e feedback para o desenvolvimento das propostas.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

-

“A nossa intenção foi transformar o ambiente em uma espécie de laboratório de ideias, de forma que, ao longo das atividades previstas na programação, os estudantes e os empreendedores pudessem promover uma chuva de ideias, verdadeiramente visando benefícios para o Cerrado”, comentou Thiago Angelo, gestor do projeto de startups do Sebrae no DF.

Ao final do segundo dia, após os vários momentos de insigths, os participantes compreenderam sobre como elaborar um pitch, demonstrando suas propostas de forma concisa e convincente. As propostas foram apresentadas a um júri que elencou as três melhores ideias.

Estilista com atuação de quase 10 anos no segmento de moda brasiliense e nacional, Ivson Samabourque foi o participante a conquistar a primeira colocação do ideathon. Ele defende a valorização do trabalho artesanal em sua atuação como estilista e busca transmitir em seus trabalhos um pouco de sua experiência e vivência, além de elementos da cultura do Brasil, especialmente de Brasília.

Ivson apresentou como proposta o modelo de uma bolsa feita com palha de coco. O produto, segundo ele, é de alta resistência e durabilidade, possuindo uma trama cuidadosamente confeccionada e bem amarrada, evitando desbotamento ou descascamento. A combinação do material e do tingimento proporciona alta resistência, confere funcionalidade e estética à bolsa. Além disso, Ivson pontuou que o processo de criação envolve as artesãs e demonstra a valorização da colaboração e do aproveitamento de recursos locais, ao mesmo tempo em que promove o empoderamento das artistas envolvidas.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

O estilista disse estar entusiasmado por ter sua ideia selecionada e elogiou a experiência vivenciada durante o ideathon, ressaltando que a participação proporcionou diversos insights e, certamente, novas possibilidades para seu trabalho. “Sou da área criativa. Então, quando coloco os pés no chão e desenho o projeto, surge uma força, uma vontade de realizar. Daí a gente vai analisando e vendo o que é possível mudar. Saio daqui com esse primeiro lugar, que também é um incentivo grande para eu continuar nessa minha caminhada”, pontuou Ivson.

Quem também comemorou os resultados do ideathon foi Philippe Figueiredo, analista da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional. Ele acompanhou toda a atividade e elogiou o foco dos participantes em olhar e pensar em soluções de bioeconomia visando o desenvolvimento do país.

Philippe também comentou sobre a continuidade do Inova Cerrado, lembrando que o programa faz parte de uma estratégia mais ampla iniciada em 2022, chamada Inova Biomas, um programa do Sebrae que visa incentivar o surgimento de negócios inovadores na bioeconomia brasileira. À época, o primeiro passo foi a realização do Inova Amazônia, evento que já teve duas edições e impactou mais de 400 projetos de ideias e 500 empresas na região Norte do Brasil.

“Diante dos resultados positivos na Amazônia, a estratégia foi expandida para atuar em todos os biomas brasileiros, entre eles, o Cerrado. O Cerrado, como a savana mais biodiversa do planeta e o segundo maior bioma do Brasil, com 22% do território nacional, apresenta características únicas que prometem resultados significativos”, observou o analista do Sebrae Nacional.

“O Inova Cerrado tem foco tanto no apoio ao surgimento de novas empresas quanto no fortalecimento das já existentes. É uma iniciativa abrangente e diversificada que visa impulsionar o setor da bioeconomia, um dos maiores pilares para o desenvolvimento do nosso país”, completou.

Próximas etapas

As inscrições para o Inova Cerrado encerraram no último dia 15. Agora, o Sebrae realizará uma seleção preliminar em 27 de setembro, seguida por uma seleção final em 6 de outubro. As ideias selecionadas em cada estado passarão por um período de pré-aceleração, que ocorrerá entre outubro deste ano e janeiro de 2025.

Durante esse período, os participantes receberão capacitações coletivas, mentorias individuais e participarão de atividades para estimular a formação de redes de contatos e a conexão com o mercado. Ao final do ciclo de aceleração, as três melhores ideias de cada estado serão premiadas em dinheiro.

Para mais informações, acesse www.programas.sebraestartups.com.br.

  • ideathon
  • Inova Cerrado
  • Sebrae no DF;