ASN DF Atualização
Compartilhe

Inova Talks tem programação voltada para a relação entre IA e espiritualidade nos negócios

A iniciativa marcou o início da preparação para o Inova Digital 2025
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

O rincão da Paróquia Imaculada Conceição de Maria, no Setor De Mansões de Taguatinga, foi palco para a realização do primeiro Inova Talks deste ano. O evento aconteceu na noite do último sábado, 31 de agosto, e marcou o início da preparação para a edição de 2025 do Inova Digital, envolvendo os participantes em uma programação que abordou Inteligência Artificial e equilíbrio espiritual no mundo dos negócios.

Rose Rainha, diretora superintendente do Sebrae no Distrito Federal, abriu a programação ao lado do anfitrião do espaço em que o evento foi realizado, o padre Carlos Alexandre. A dirigente expressou a alegria de dar início à jornada do Inova Talks, explicando ao público presente a dinâmica do evento, que será realizado mensalmente. “Até a edição de 2025 do Inova Digital, o Sebrae promoverá uma jornada de capacitação, abordando temas distintos e relevantes. Nesta primeira edição, falamos de dois assuntos importantes: a espiritualidade, a fé, e a Inteligência Artificial. São temas presentes em nosso cotidiano e que podem tornar uma empresa mais forte e capacitada para enfrentar os desafios do mundo econômico”, pontuou.

Um talk show com a participação do padre Carlos Alexandre, do especialista em tecnologia Tony Ventura, e dos empresários Sinval Júnior e Eurípedes Freitas deu seguimento à programação. O bate papo foi mediado pela jornalista Márcia Zarur e funcionou como um momento de compartilhamento de histórias e de insights, associando, claro, religiosidade, ciência, tecnologia e o mundo dos negócios.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

-

O líder religioso compartilhou sobre sua abrangente rotina, que transcende as atividades no altar. Ele desempenha papéis na televisão, no rádio e, principalmente, nas redes sociais, com a missão de evangelizar e engajar um número crescente de fiéis. Carlos Alexandre confessou que inicialmente não pretendia se envolver com a tecnologia e que nutria uma paixão pelo trabalho com pessoas em situação de rua. No entanto, com o tempo e a atribuição de importantes responsabilidades na Arquidiocese de Brasília, reconsiderou sua posição, percebendo que, no contexto contemporâneo, a tecnologia também favorece a prática da evangelização. “Descobri que as tecnologias, as redes sociais, são meios maravilhosos para poder evangelizar, comunicar sobre duas áreas importantes: a fé e a razão”, enfatizou o padre.

Carlos Alexandre aproveitou o momento para alertar sobre o uso excessivo de tecnologias e redes sociais, destacando que muitas vezes as pessoas substituem a vivência do momento presente por aparelhos cada vez mais tecnológicos. “Não podemos ser escravos de aplicativos”, afirmou o religioso, que revelou ainda não utilizar um dos maiores aplicativos de mensagens disponíveis nas plataformas, o WhatsApp.

Tony Ventura complementou o pensamento do religioso, lembrando que há como fazer bom e mau uso de tecnologias. “Qualquer coisa que você usar no mundo, você vai escolher usar para o mal ou para o bem. Você pode pegar um carro e dirigir até algum lugar, ou pode pegar o mesmo carro e cometer uma infração. Com o celular acontece a mesma situação. Pode ser algo que agregue ao seu trabalho, uma ferramenta para você se conectar com Deus, ou pode ser uma coisa muito ruim para você fazer um mal. O bom uso depende da consciência”, salientou.

Sinval e Eurípedes compartilharam durante a ocasião um resumo de suas trajetórias como empreendedores. O primeiro é dono dos restaurantes Dom Manju, que tem unidades no Gama e em Ceilândia. Já o segundo é proprietário da Taguá Sul Comunicação Visual, empresa com 30 anos de trajetória na cena empreendedora do Distrito Federal.

Ambos destacaram que a tecnologia tem um papel fundamental no empreendedorismo moderno, proporcionando benefícios e facilidades que não estavam disponíveis no passado. Além disso, reforçaram a tese compartilhada anteriormente, de que a tecnologia, quando bem utilizada, pode transformar a dinâmica de trabalho, tornando o ambiente mais agradável e produtivo.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

-

A programação da noite seguiu com mais duas apresentações, realizadas, respectivamente, pelo padre Carlos Alexandre e por Tony Ventura.

O religioso conduziu uma apresentação repleta de recordações sobre sua trajetória pessoal e missionária, para propor reflexões profundas ao público. Ele fez questão de ressaltar a relevância de fazer uso consciente das tecnologias, ao mesmo tempo em que instigava os presentes a sintonizarem-se com o divino, buscando compreender e ouvir a inteligência sobrenatural.

O padre evidenciou, ainda, a importância do silêncio, da capacidade de escuta atenta, enfatizando que é um aspecto essencial para estar receptivo às mensagens divinas. Além disso, enfatizou a necessidade de humildade, incentivando a busca por companhias que inspirem e motivem a evolução pessoal, ao invés de terceirizar a relação íntima com Deus.

Tony encerrou a programação da noite apresentando uma variedade de ferramentas de Inteligência Artificial ao público. Os conteúdos exibidos são resultado do trabalho incessante do especialista, que constantemente investiga e testa a eficácia de novas tecnologias. Essas ferramentas têm o potencial de otimizar as rotinas dos empreendedores, facilitando a criação de lembretes para reuniões e compromissos, além de melhorar o atendimento a clientes e fornecedores.

O “caçador de tecnologias” também aproveitou a ocasião para incentivar os empreendedores a utilizarem o YouTube, o Instagram e o TikTok para conhecer outras ferramentas de IA.

Assista à integre da transmissão no canal do Sebrae no DF no YouTube.

  • Expiritualidade
  • IA
  • Inova Talks
  • Sebrae no DF;