A edição 2025 do Sebrae Inova chegou ao fim na noite desta sexta-feira, 11 de abril. Promovido gratuitamente pelo Sebrae no Distrito Federal, o evento movimentou as instalações do Centro de Eventos Brasil 21 e, em seu último dia, tornou a envolver milhares de empreendedores e estudantes em oficinas, palestras e painéis multitemáticos, além de rodadas de negócios, exposições, entre outras atividades.
Com mais de 21,3 mil inscritos, o megaevento fez parte das celebrações pelos 65 anos de Brasília e do Movimento Inspira Brasília, iniciativa que está em sua segunda edição e envolve uma série de eventos entre os dias 10 e 21 de abril. O objetivo é fortalecer a economia do Distrito Federal, promover novos negócios e estimular a inovação, além de incentivar a criatividade e a busca por oportunidades e conquistas.
Luis Justo, CEO do Rock in Rio; Caito Maia, fundador da Chilli Beans; e Monique Evelle, jornalista, empresária, ativista e investidora do Shark Tank Brasil, subiram ao palco principal do evento. Eles compartilharam insights valiosos e provocaram reflexões sobre temas como empreendedorismo consciente, construção de marcas sólidas e liderança com propósito com o público brasiliense.

O CEO do Rock in Rio falou sobre a importância de conectar, equilibrar e orientar para liderar equipes de alta performance e entregar experiências transformadoras ao público e ao mercado.
“Clientes compram uma proposta de valor. Ao invés de estar desesperado para aplicar ferramentas, tenha urgência em entender o verdadeiro valor do seu negócio. Compartilhe o propósito e os resultados com seu time. É isso que sustenta a experiência que você oferece”, defendeu Luis Justo, ao compartilhar aprendizados da organização do maior festival de música do mundo.
Para ele, o papel do líder está em encontrar equilíbrio constante entre paixão e resultados, propósito e gestão. “O equilíbrio não é estático. Ele exige diligência. A liderança precisa estar conectada com a equipe, com os objetivos e com o impacto real do que se faz’’, acrescentou.
Na sequência, na atividade que marcou oficialmente o término do Sebrae Inova 2025, o palco principal recebeu o talk show “Nadando com os Tubarões”. Monique Evelle e Caito Maia participaram da ocasião, mediada pelo jornalista Chico Felliti.
Monique compartilhou que começou a empreender aos 16 anos como forma de enfrentar o racismo e defendeu a importância de negócios com propósito transformador. “Acredito 100% na construção de marca, e essa é a percepção que quero levar para o mundo. Os negócios precisam impactar vidas e escalar sustentabilidade. Hoje, 70% dos consumidores compram porque confiam nas lideranças que se posicionam nas redes sociais. Isso é mais do que marketing — é sobre quem está por trás da marca”, afirmou.

Já Caito Maia reforçou a importância do posicionamento e da autenticidade. “Se preocupem com a mensagem. Fortaleçam e coloquem energia nas marcas de vocês. O consumidor quer saber quem está por trás — e isso pesa, para o bem ou para o mal. A história do seu produto é mais incrível do que qualquer campanha publicitária”, aconselhou.
Segundo ele, um negócio bem-sucedido nasce do foco no que o empreendedor sabe fazer de melhor. “Não necessariamente você precisa de um sócio. Você precisa de gente boa para somar com você — e precisa contar sua história”, completou Maia.
A programação do Sebrae Inova, no entanto, não ficou restrita ao trio que se apresentou no palco principal. Horas antes, no mesmo espaço, os inscritos puderam acompanhar o talk show “Vozes do Empreendedorismo – Brasília que faz!”, que reuniu empreendedores de destaque da capital federal para contar suas experiências e dialogar com o público sobre os desafios e conquistas no mundo dos negócios.
O encontro contou com a participação de Francielle Faria, fundadora da American Cookies; Ygor Brito, fundador do Trust Gastronomia Intimista e da Carbearia; e Júlio Menegotto, fundador da Maracujá Imperador do Cerrado.

O talk show foi acompanhado por um público diverso, formado por empreendedores de diferentes segmentos e por pessoas que sonham em iniciar seu próprio negócio. Em um ambiente descontraído e acolhedor, os convidados falaram abertamente sobre medos, riscos assumidos, erros cometidos e o papel da intuição na tomada de decisões.
Ao final do bate-papo, o gerente do Sebrae no DF, Jorge Adriano, chefe da Assessoria de Políticas Públicas e Ecossistema de Negócios do Sebrae no DF reforçou a vocação empreendedora do Distrito Federal e a importância de apoiar trajetórias como as apresentadas no evento. “Brasília é o exemplo de empreendedorismo do povo brasileiro estampado na nossa cara. O que nós somos capazes de fazer quando estamos juntos em um propósito, tendo uma visão, é capaz de transformar a realidade de milhares de pessoas”, pontuou.
Assim como na quinta-feira, o público pôde conferir no palco principal o segundo dia do seminário “Educação e Inovação: Construindo Novas Práticas”. Novamente com a participação de José Moran, especialista em educação híbrida, o momento reuniu educadores e gerou insights sobre soluções práticas para melhorar a educação no Distrito Federal.

Os outros espaços do Sebrae Inova 2025 também ajudaram a movimentar o centro de eventos e a difundir conhecimentos e estudantes e empreendedores dos mais distintos perfis e segmentos da economia local.
Nos ambientes logo à direita do palco principal ocorreram ações do projeto de Educação Empreendedora do Sebrae no DF, encontro de diretores de escolas profissionalizantes e empresários, e oficinas voltadas para a temática de audiovisual e criadores de conteúdo.
As salas Santa Cruz do Centro de Eventos Brasil 21 seguiram recepcionando o público durante o Sebrae Inova 2025, oferecendo uma programação rica e diversificada. Os visitantes puderam participar de palestras, painéis e oficinas sobre temas relevantes para empreendedores, como a organização das finanças do negócio, liderança feminina e diversidade, criação de conteúdo com Inteligência Artificial e cidades inteligentes. Também foram abordados assuntos como produção de conteúdo e marketing de influência, incluindo dicas sobre como criar anúncios e campanhas eficazes.
As atividades nos espaços também incentivaram a construção de marcas engajadoras. Além disso, apresentaram cases de impacto e orientações sobre novos mercados e oportunidades de exportação, incluindo a apresentação do Programa Sebrae de Internacionalização de Pequenos Negócios.
O trajeto percorrido pelo público durante o evento também incluiu os foyers do Centro de Eventos Brasil 21, que foram utilizados para enriquecer a experiência dos participantes. O Sebrae no DF organizou exposições nesses espaços. Logo na entrada do evento era possível conferir a “O Silêncio que Grita”, da Fundação Brasil Meu Amor. O projeto apresenta imagens e frases que oferecem uma percepção sensorial da história mundial, entrelaçando a saga dos candangos que construíram a capital federal com a arte rupestre da Serra da Capivara e a trajetória de Juscelino Kubitschek, interagindo com diversas personalidades históricas.

Já nas proximidades do palco principal era possível conferir a exposição Feito à Mão, composta por peças fabricadas por artesãos e manualistas do DF e que participaram, no ano passado, da edição Brasília da CASACOR e dos Prêmios Brasília de Artesanato e Brasília de Manualistas.
Uma grande feira de negócios e oportunidades
O subsolo do centro de eventos foi outro ambiente bastante movimentado ao longo do segundo dia. Por lá o consultores e colaboradores do Sebrae no DF continuaram a apresentar diversas soluções disponíveis na Loja Sebrae DF, como consultorias, cursos, oficinas e ebooks e com temas variados, todos projetados para atender as necessidades dos empreendedores. Os Agentes Locais de Inovação também seguiram no espaço interagindo com o público, apresentando as vantagens do programa cujo propósito é apoiar, de forma gratuita, micro e pequenos empresários que desejam aumentar a produtividade e o faturamento de seus empreendimentos
O espaço também continuou sendo cenário para divulgação do Inova Play, plataforma de streaming criada pelo Sebrae no DF como foco em capacitação. A solução oferece conteúdos exclusivos para empreendedores que buscam vender mais, inovar e crescer estrategicamente. A variedade de recursos disponíveis, que inclui cursos, vídeos, ebooks e materiais práticos elaborados por especialistas. A plataforma está e permanecerá disponível para acesso gratuito por meio do site do Sebrae Inova.

Colaboradores e consultores da instituição também seguiram apresentando as 30 oportunidades de negócios identificadas por meio de um estudo com alto potencial para aquecer o ecossistema empreendedor do Distrito Federal.
Os materiais estão disponíveis no site oficial do evento, proporcionando uma base sólida para aspirantes a empreendedores. Os estudos detalhados apresentam a viabilidade técnica e financeira, requisitos regulatórios, entre outras informações.
Ao final do dia, 52,2% dos visitantes relataram ter encontrado uma oportunidade de negócios viável e manifestaram interesse em seguir adiante com as ideias apresentadas durante o evento.
O espaço institucional do Sebrae também foi local para a realização de consultorias gratuitas. Quatro especialistas credenciados à instituição estavam à disposição ao longo do dia, abordando temas cruciais como finanças e marketing digital, proporcionando aos donos de pequenos negócios locais insights para uma gestão eficiente. Cada atendimento durou cerca de uma hora.

O subsolo do centro de eventos também contou com 26 pequenos empreendimentos, que expuseram produtos e soluções e apresentaram diversos serviços. Além disso, o espaço contou com a feira uma praça de alimentação, também composta por pequenos negócios locais, além de um feira de comercialização de produtos genuinamente brasilienses.
A realização do Sebrae Inova 2025 contou com a participação de diversas instituições parceiras do Sebrae no DF. Entre elas estão a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o Edusesc, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac/DF), a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema Fape/Senar-DF), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF), a Subsecretaria de Microcrédito e Economia Solidária do Governo do Distrito Federal, o Sicredi, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), o Instituto Brasília Ambiental e o DF Legal.
Os participantes do Sebrae Inova 2025 expressaram grande satisfação com a programação do evento, destacando a qualidade das atividades oferecidas e a relevância dos temas abordados. Além disso, o local de realização foi amplamente elogiado, com a área de exposição proporcionando uma ótima visibilidade para os expositores e as inovações apresentadas. A área de alimentação também recebeu elogios, oferecendo opções variadas que agradaram a todos os paladares. Por fim, a segurança do evento foi considerada exemplar, garantindo a tranquilidade de todos os presentes durante a realização das atividades.