ASN DF Atualização
Compartilhe

Startup day atrai empreendedores em busca de crescimento ao Sebraelab

Evento chegou à 11ª edição em 2025 e serviu como espaço para a troca de conhecimento, geração de insights e networking
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Nem mesmo a chuva que caiu em diversas regiões administrativas do Distrito Federal na manhã do último sábado, 22 de março, foi capaz de frear o entusiasmo de centenas de donos de micro e pequenas empresas e de startups inscritos para participar da 11ª edição do Startup Day. O evento, organizado pelo Sebrae Nacional e realizado pelo Sebrae no DF em parceria com instituições de fomento ao ecossistema de inovação local, agitou o Sebraelab, espaço localizado no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), e funcionou como um espaço para a troca de conhecimento, geração de insights e de networking entre os participantes.

A atividades do evento foram abertas com mensagens do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, e do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Daniel Almeida Filho. A dupla observou a o crescente crescimento da comunidade de inovação em todo o país e comentou sobre a importância do Startup Day como um momento relevante para um maior desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica no país. Eles apresentaram, também, a estimativa de mobilizar mais de 30 mil pessoas em cerca de 250 municípios e no Distrito Federal.

A programação para este ano foi resultado de várias mãos, envolvendo diferentes agentes que integram o ecossistema inovação do Distrito Federal. Essa abordagem permitiu a incorporação de temas relevantes identificados tanto pelos organizadores quanto pelos parceiros, criando uma sinergia entre os diferentes painéis e palestras. A programação, que abrangeu desde agronegócios e editais até oportunidades de negócios com o governo e bioeconomia, culminou em um painel sobre o impacto da tecnologia nos negócios, proporcionando um evento rico em informações e conteúdo para os participantes.

Foto: Focus Produção de Imagem

Chefe da Gerência de Negócios em Rede (GENER) do Sebrae no DF, Carlos Cardoso, falou ao público sobre o propósito e o entusiasmo da instituição em promover mais uma edição do evento. “Esta é uma realização que aquece o ecossistema de inovação do DF. O esforço e a integração de parceiros para dar forma a mais esta edição foi muito grande e o resultado foi uma programação robusta que oferecerá oportunidades para adquirir novos conhecimentos, fazer networking e buscar melhorias capazes de gerar uma transformação”, pontuou o gerente.

“De todos os eventos que o Sebrae promove, o Startup Day é, para mim, o mais incrível, impactante e eficiente. Isso porque é um momento em que conseguimos alcançar um público enorme e mostrar um universo de oportunidades. É um evento fundamental para quem deseja alçar voos ainda maiores”, acrescentou o coordenador de Startups Sebrae Nacional, Paulo Puppin.

O representante da unidade nacional também falou ao público sobre a temporada de eventos e programas voltados para as startups brasileiras. As ações acontecem nos próximos meses, oferecendo uma série de oportunidades para quem está inserido em uma startup. Ele listou, por exemplo, o Startup Summit, previsto para agosto em Florianópolis (SC), o NEON, que acontece em Teresina (PI), no mês de julho, e convidou os presentes a participarem do Prêmio Sebrae Startups, cuja inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 28 de março.

À frente da Gerência de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), uma das instituições parceiras na realização do evento, Luana Torres ressaltou a importância da conexão entre startups e o setor produtivo para impulsionar a inovação e a competitividade industrial. “A aproximação entre startups e indústrias é importante para acelerar a adoção de novas tecnologias e o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às demandas reais do mercado. Eventos como o Startup Day fortalecem esse ecossistema ao proporcionar um ambiente propício para a cocriação, permitindo que micro, pequenas e médias empresas testem e validem novas ideias. Essas iniciativas são fundamentais para elevar a maturidade digital e a competitividade das empresas que empreendem aqui no DF”, destacou.

Foto: Focus Produção de Imagem

Ainda durante a manhã de sábado, o público presente ao Startup Day pôde explorar oportunidades de fomento, linhas de crédito e financiamento para a inovação e sanar dúvidas com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao MCTI, e Caixa Econômica Federal.

Na sequência, após as apresentações, os representantes de cada instituição promoveram uma rodada de crédito, momento estratégico para que startups e indústrias locais pudessem apresentar suas necessidades de financiamento diretamente às instituições, abrindo oportunidades para a captação de recursos e permitindo simulações em tempo real. A ocasião contou com a participação de representantes da Cresol, que forneceram informações sobre as opções de crédito oferecidas pela cooperativa.

Foto: Focus Produção de Imagem

Ao todo, donos de 18 empresas de diferentes setores acessaram as orientações para alavancar buscar meios de alavancar seus negócios por meio das oportunidades apresentadas. O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da Fibra continuará a prestar suporte às empresas envolvidas, garantindo o acompanhamento dos desdobramentos pós-evento.

A manhã do evento foi, ainda, cenário para uma “batalha de pitchs”, momento em que empreendedores tiveram a chance de apresentar suas ideias e projetos a uma banca de avaliadores. As apresentações foram acompanhadas pelo vencedor do Startup Day 2024, o empreendedor Alexandre Souza, fundador da ProfPlay, uma plataforma com ferramentas para gestão dos seus treinamentos, eventos e capacitações. Ele compartilhou com os participantes sua experiência e detalhou o crescimento exponencial que sua ideia de negócio alcançou após a participação na edição de 2024 do evento. “Foi um divisor de águas. Foi um evento que abriu portas para que eu pudesse firmar contratos com novos clientes e desenvolver novos projetos. Já estamos atuando em projetos fora do DF e aprimorando a plataforma”, contou.

O CEO da Ex Devedor, empreendimento que tem como foco promover o desenvolvimento e o entendimento sobre educação financeira, Yuri Assis foi o grande vitorioso das apresentações neste ano e participará de uma edição especial do Seminário Empretec destinado para startups.

Foto: Focus Produção de Imagem

“Eu já estava querendo dar o próximo passo, porque aprendi que não devemos nos conformar com os resultados atuais, apesar de estarem bons. Eu quero mais. Sou ambicioso. Mas a minha ambição não é pelo dinheiro, mas pela democratização da educação financeira. Quero que outras pessoas entendam que a educação financeira pode ajudá-las”, assegurou Yuri.

Durante a tarde, o público teve a oportunidade de assistir a apresentações sobre diversos temas. A primeira atividade apresentou detalhes do programa Inova Biomas, iniciativa liderada pelo Sebrae para incentivar o surgimento de negócios inovadores na bioeconomia brasileira.

O Inova Cerrado inicia suas atividades em 2025 com um módulo de tração, focado em acelerar, por um período de seis meses, o crescimento ideias de negócios por meio de ações específicas para expandir sua presença no mercado, fortalecer a base de clientes e garantir a escalabilidade das operações. O foco principal, segundo o Sebrae, será apoiar empresas com um portfólio estável de clientes pagantes, que buscam aprimorar sua operação em direção à previsibilidade de receita e ao perfeito encaixe entre o produto e o mercado. As inscrições para o módulo podem ser realizadas até 4 de abril.

A programação do Startup Day 2025 foi, na sequência, cenário para a apresentação do case de sucesso da arbolina, um sinalizador fisiológico capaz de otimizar a produção de energia nas plantas e promover um metabolismo mais eficiente. Na ocasião, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do DF (Senar/DF), da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e da Krill Tech, uma agtech brasileira que emergiu de uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) discutiram sobre a crescente presença de startups no campo, falaram sobre tendências em IA e conectividade para o setor.

Foto: Focus Produção de Imagem

Presente ao evento, o superintendente do Senar/DF, Eduardo Schulter, exaltou o papel das startups na modernização da produção rural do Distrito Federal. Ele ressaltou que o programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/DF facilita a adoção de novas tecnologias pelos produtores rurais, impulsionando a produtividade no campo, entre outros aspectos. “É um programa que visa, em dois anos, transformar a realidade do pequeno produtor, tendo a tecnologia e a inovação como pilares. Assim, a nossa equipe técnica adapta ferramentas à realidade de cada produtor, visando ganhos financeiros, aumento da produção e maior sustentabilidade econômica”, explicou.

Foto: Focus Produção de Imagem

Schulter também esclareceu que os donos de startups podem entrar em contato com o Senar/DF ou com o CNA para apresentar soluções e desenvolver trabalhos conjuntos. Os empreendedores podem procurar as instituições por meio de seus canais oficiais de comunicação.

Oportunidades de fomento também foram destaques na programação do evento. Representantes da Brasil Startups abriram essa etapa promovendo um debate em que detalharam as iniciativas governamentais voltadas para startups. Em seguida, a gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Isabela Gaya, e Cris Pereira, presidente do Instituto Multiplicidades trouxeram insights complementares. Gaya apresentou um edital para impulsionar a tecnologia 4.0 no agronegócio do DF e Entorno, enquanto Cris ofereceu uma análise detalhada de outros editais disponíveis no mercado. A programação foi encerrada com uma palestra sobre o uso da IA nos negócios.

Foto: Focus Produção de Imagem

Gestor do projeto de startups do Sebrae no DF, Thiago Angelo, avaliou o envolvimento dos participantes do evento de forma positiva. “Criamos uma programação capaz de envolver os participantes. Foi algo muito orgânico. Um assunto foi puxando o outro e tudo se complementou. Esse desenho fez o evento ser ainda mais bonito, criando uma sinergia e um ambiente rico de informações e de conteúdo para todos que estiveram presentes”, afirmou.

Foto: Focus Produção de Imagem

Quem também aprovou a realização foi o empreendedor Bruno Tavares. Ele trabalha com facilitação gráfica no DF há 11 anos e teve como missão acompanhar todas as palestras e transmitir uma rápida mensagem em murais que iam ganhando forma ao longo da programação.

Foto: Focus Produção de Imagem

“Eu atuo dentro do ecossistema de inovação realizando eventos sob demanda. Desenvolvo a minha capacidade de escuta e de atenção para transmitir mensagens específicas em cada evento que participo. E estar presente aqui foi uma grande oportunidade. Mostrei meu trabalho, recebi feedbacks e ampliei minha rede de contatos. Pude demonstrar com a minha ação que possuímos ferramentas criativas dentro de nós e, assim como as startups, que é possível agregar valor e se destacar”, observou Bruno.

Serviços – Eventos 2025

Prêmio Sebrae Startups

Inscrições até 28 de março

Informações: programas.sebraestartups.com.br/in/premiosebraestartups2025

-

Sebrae NEON

Data: 3 e 4 de julho

Local: Centro de Convenções de Teresina (PI)

Informações e inscrições: clique aqui

-

Startup Summit

Datas: 27, 28 e 29 de agosto

Local: Centro de Convenções de Florianópolis (SC)

Informações e inscrições: www.startupsummit.com.br

-

-

  • ABDI
  • Brasil Startups
  • Ecossistema de Inovação
  • Fibra
  • Inoação
  • Instituto Multiplicidades
  • Sebrae
  • Sebrae no DF;
  • Senar/DF
  • Startup Day
  • Startups