ASN DF Atualização
Compartilhe

UCB recebe edição do Café com Negócios & Conexões

Realização buscou fortalecer os elos entre academia e o ecossistema de inovação do DF
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

O Campus da Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga, foi palco, na quinta-feira, 6 de novembro, da 23ª edição do Café com Negócios & Conexões. Após o Eli Summit DF realizado em outubro, o encontro retornou em novembro com força total, reunindo representantes de instituições e empresas do ecossistema de inovação do Distrito Federal. O evento reafirmou sua missão de ser uma plataforma estratégica para fomentar iniciativas e aproximar organizações, empresários e o setor acadêmico, fortalecendo as conexões que impulsionam o desenvolvimento regional.

A edição na UCB representou a quinta vez que o evento ocorreu fora das instalações do Sebraelab, espaço de criatividade e inovação mantido pelo Sebrae no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC). A ação itinerante foi iniciada no mês de junho com o intuito de integrar e promover uma melhor cooperação entre os diversos atores do ecossistema de inovação local.

A programação desta edição do encontro se diferenciou das anteriores. Nas realizações passadas, os participantes estiveram focados nas discussões sobre a reestruturação do ecossistema Distrito Inovador. O trabalho foi conduzido por uma consultora e pautado na Metodologia ELI (Ecossistemas Locais de Inovação), do Sebrae Nacional, que visa mapear, analisar e intervir em ecossistemas de inovação presentes Brasil afora, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social de uma região. Além disso, a metodologia identifica atores-chave, recursos e áreas de melhoria, fornecendo subsídios para a construção de planos de ação que promovam a inovação de forma integrada.

Nesta edição, o foco da programação esteve concentrado nas apresentações feitas pelos atores do ecossistema. O primeiro destaque foi a apresentação de um projeto liderado pela UCB e que tem o propósito de transformar o Setor Comercial Sul (SCS), uma das áreas mais movimentadas da região central de Brasília, em um polo de criatividade e tecnologia. Entre as etapas previstas está a revitalização da área, tornando-a referência nacional em inovação, economia criativa e tecnologia, por meio da integração entre pesquisa acadêmica e ações práticas.

Foto: Camilly Martins | Focus Produção de Imagem

A iniciativa faz parte do programa Desafio DF, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e é conduzida por uma equipe interdisciplinar de mais de 30 pesquisadores da UCB, em colaboração com especialistas da Universidade de Brasília (UnB). As próximas etapas incluem um diagnóstico detalhado da região, o desenvolvimento de um modelo urbanístico digital e físico, a criação de uma plataforma de gestão e a definição de um modelo de negócios e governança participativa. A comunidade local, empreendedores e agentes culturais terão participação direta, assegurando uma abordagem inclusiva e representativa.

Outra iniciativa apresentada durante o Café com Negócios & Conexões foi a atuação do Hub Elas Projetam, organização especializada em desenvolvimento empresarial, gestão de projetos e aceleração de negócios. O hub se dedica à criação e execução de programas de aceleração, ao fortalecimento institucional e à implementação de práticas modernas de gestão e inovação. A atuação da organização abrange desde a estruturação metodológica e operacional de programas até a capacitação de equipes e lideranças, promovendo melhoria de processos, aumento da eficiência e desenvolvimento de modelos de negócio mais sustentáveis e competitivos. Com foco em inteligência gerencial, inovação e impacto, o hub oferece soluções que fortalecem organizações, ecossistemas e empreendedores em diferentes setores.

Em seguida, o público também pôde conhecer a atuação da Spin Engenharia, empresa residente do Parque Tecnológico de Brasília e que desenvolve e aplica soluções de software para o mercado elétrico, colaborando para a boa gestão da energia mundial.

Um outro momento dentro da programação atraiu a atenção do público ao apresentar um panorama sobre a inclusão digital no Brasil. A ocasião foi conduzida por Tiago Reis, CEO da Orbis Soluções Tecnológicas, que trouxe dados preocupantes sobre o assunto. Entre eles, o indicativo de que apenas 2,9% dos sites brasileiros foram aprovados em todos os testes de acessibilidade, com mais de 97% apresentando barreiras que dificultam o acesso de pessoas com deficiência, idosos e indivíduos com baixo letramento digital.

Foto: Camilly Martins | Focus Produção de Imagem

Os estudos comentados por Tiago estimam que mais de 70 milhões de brasileiros se beneficiariam diretamente da acessibilidade digital. A apresentação ressaltou a importância da acessibilidade web não apenas como uma questão ética, mas como uma obrigação legal. Foram destacadas a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), que obriga a acessibilidade em sites de empresas e de órgãos públicos, e a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), que exige a garantia de acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência.

Tiago enfatizou que a acessibilidade é um direito fundamental e beneficia toda a sociedade, indo além de grupos específicos. Ele argumentou que a acessibilidade digital deve ser um padrão, e não uma exceção, estando disponível sempre que necessária. “Minha reflexão de hoje destaca a urgência de encarar a inércia do mercado diante da inclusão. Espero que esta análise da realidade brasileira inspire em vocês a mesma paixão que me move. Afinal, o mais importante é a inclusão em si”, pontuou o empresário ao final da palestra.

A programação do evento incluiu uma apresentação dos Projetos Apple Developer Academy. Trata-se de um projeto de pesquisa e desenvolvimento aberto a todos os estudantes da Universidade Católica de Brasília, que visa capacitar e promover o aprendizado sobre a criação de aplicativos e jogos focados nas plataformas Apple.

A UCB opera o projeto desde 2014 e integra um seleto grupo formado por 10 universidades brasileiras que têm parceria com a empresa americana e fazem parte deste projeto. A estrutura coloca o estudante como protagonista do próprio aprendizado, vai além do ensino tradicional e traz uma forma inovadora de aprender, trabalhando com uma metodologia de ensino baseada em desafios. E que consiste em identificar problemas reais, transformá-los em desafios, aprofundar os seus conhecimentos quanto às disciplinas relacionadas aos problemas e desenvolver soluções relevantes para a comunidade.

Desse modo, os estudantes aprendem não só os conteúdos técnicos, mas também todo o conhecimento que engloba o desenvolvimento de um aplicativo ou jogo que faça a diferença na vida das pessoas.

O projeto, atualmente, também está presente em outros países como a Arábia Saudita, Coreia do Sul, Estados Unidos, Indonésia e Itália.

Empossado como novo reitor da UCB no início do mês, Manoel Nabais da Furriela, prestigiou a realização do evento e falou sobre a tradição de mais de 50 anos da instituição de ensino em inovação, ressaltando o impacto de seus professores e estudantes na geração de projetos que beneficiam toda a sociedade do DF.

Foto: Camilly Martins | Focus Produção de Imagem

“É uma honra para a UCB receber iniciativas como esta. É um momento que reforça nosso compromisso de mais de mais de cinco décadas com a inovação, onde professores e estudantes transformam conhecimento em soluções que impulsionam o desenvolvimento social e econômico de nosso país”, comentou.

Docente da instituição e figura presente nas edições do Café com Negócios & Conexões, o Dr. Santana, também comentou sobre a oportunidade da UCB de receber uma edição do evento. Ele enfatizou a importância de apresentar a universidade para a comunidade e o mercado, buscando parcerias e novas ações. Santana mencionou o entusiasmo dos participantes ao visitarem a Apple Developer Academy e ressaltou o envolvimento de estudantes na realização.

“Para nós, é uma grande satisfação sediar este evento e abrir as portas da UCB para o ecossistema de inovação do DF. Mostramos não apenas nossas instalações, mas também a capacidade de nossos estudantes de desenvolver soluções inovadoras para desafios reais, reafirmando nosso compromisso com a formação de profissionais de ponta e o avanço da tecnologia”, completou Santana.

Foto: Camilly Martins | Focus Produção de Imagem

“É uma alegria ver o impacto que o Café com Negócios & Conexões vem gerando no ecossistema de inovação do Distrito Federal. Desde que cheguei ao Sebraelab, em fevereiro de 2023, um dos primeiros movimentos foi idealizar um encontro que aproximasse os atores da quádrupla hélice e estimulasse soluções conjuntas para os desafios do setor. Assim, em agosto daquele ano, iniciamos o Café e não paramos mais. Hoje, o evento ampliou seu alcance, incorporou a participação ativa dos empresários e se consolidou como um espaço de diálogo qualificado, geração de oportunidades e fortalecimento das conexões entre mercado, academia, governo e instituições de apoio.”
concluiu, gestora do Projeto Setorial TIC/Games do Sebrae no DF, Cláudia Bonifácio

Foto: Camilly Martins | Focus Produção de Imagem

No dia 4 de dezembro, o Sebraelab sediará o último Café com Negócios & Conexões de 2025 — um encontro especial para reunir mais uma vez o ecossistema de inovação do Distrito Federal, celebrar conquistas e compartilhar os resultados construídos coletivamente ao longo do ano.

-

-

  • Café com Negócios & Conexões
  • Empreendedorismo inovador
  • Inovação no DF
  • Sebrae no DF;
  • UCB