A Acorde 27 – Cafés Especiais nasceu da vontade de criar um ambiente aconchegante em Brasília. O estudante de psicologia Marcondes Trindade sentia falta de um local que acolhesse e abrigasse pessoas; um café onde elas poderiam frequentar para trabalhar ou até mesmo estudar. Foi assim que começou a nascer a ideia da Acorde 27, em 2016. “Só que na época eu era muito novo”, explica. “No final de 2018, um amigo de infância me perguntou se eu ainda tinha a ideia da cafeteria. Ele queria abrir uma escola de música e me questionou sobre o que eu achava de integrar os dois projetos. Eu topei”, lembra o empresário.
No começo do projeto, Marcondes se juntou à esposa, Rachel Lamar, e ao amigo de infância para idealizar o café. “Não tínhamos dinheiro, nada mesmo. Então, corremos atrás de empréstimos com familiares, com bancos. Levantamos um dinheiro que ainda era pouco. Então, muitas coisas fizemos nós mesmos”, conta o empresário, que hoje tem 23 anos. “Nessa época não sabíamos nem fazer o café direito. Passamos por um treinamento do pessoal que alugava as máquinas de café. Fomos nos aventurando e, no meio do processo, fomos aprendendo”, conta Marcondes.
Para complementar essa aprendizagem, o empresário procurou ajuda do Sebrae para se registrar como Microempreendedor Individual (MEI). “Não sabíamos muito; então, procuramos uma agência do Sebrae para saber como abrir um MEI e como poderíamos começar o nosso negócio. Perguntamos muita coisa, sanamos dúvidas e foi uma ajuda crucial”, descreve Marcondes.
Dois meses mais tarde, o sócio e amigo de infância de Marcondes decidiu sair do projeto. “Seguimos eu e a Rachel. Fomos entendendo melhor o que queríamos fazer, buscando melhorar cada vez mais e nos conectamos com outras cafeterias”, diz.
O primeiro local que escolheram para instalar a cafeteria rendeu, logo de início, uma série de problemas e os empresários decidiram procurar outro ambiente. O casal então encontrou, em fevereiro deste ano, um espaço vago na Quadra 3 de Sobradinho, onde instalaram a cafeteria. “Foi uma das melhores decisões que tomamos. O movimento onde estamos hoje é bem melhor”, avalia o empresário, que mesmo com pouco tempo à frente do empreendimento, garante que o café já se tornou o ambiente que ele e sua esposa idealizaram.
No entanto, com um mês de funcionamento, época em que as vendas começavam a crescer, veio a pandemia e o local precisou ser fechado devido às medidas de restrição impostas pelo governo do DF. Foi o momento do casal de empresários teve que se reinventar e investir no delivery para manter a cafeteria em pleno funcionamento. Além disso, eles criaram uma campanha na plataforma financiamento coletivo Apoia.se. “Ajudou muito. Temos um vínculo muito forte com o cliente, de amizade, de carinho. Também participamos do catálogo de ‘Cafés e Bebidas Especiais’ do Sebrae, que nos ajudou muito a divulgar nosso delivery, divulgar que estávamos abertos para a retirada de produtos”, afirma Marcondes.
Atualmente a Acorde Café já voltou a receber clientes, seguindo todas os protocolos de segurança para prevenção ao coronavírus. Contudo, Marcondes e Rachel já traçam vários planos para amadurecer ainda mais a ideia de negócio em 2021. “Nossa meta principal é começar a torrar nosso próprio café, distribuindo-o para outros cafeterias. Queremos virar referência nesse meio, então temos projetos de treinar pessoas, formá-las como baristas. Queremos disponibilizar vagas grátis para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Temos ótimos projetos para o ano que está vindo”, projeta Marcondes, otimista.
Os empresários também querem seguir a missão de “inspirar e acordar uma cidade dormitório, por meio de cafés incríveis” – como a Acorde 27 Cafés Especiais se apresenta nas redes sociais.
-
Serviço – Acorde 27 Cafés Especiais
Local: Quadra 03 AE 5 Loja 15 – Sobradinho
Contato : Instagram @acorde.27
A marca está disponível no aplicativo Ifood
(*) Estagiária sob supervisão
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]
Christiane de Souza Gnone
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400
e-mail: [email protected]
.png)
