ASN DF
Compartilhe

Nova edição do Lab Day estimula a conexão de empreendedores com a inovação

Evento promovido pelo Sebrae no DF ocorreu em formato de happy hour, celebrou a chegada da Cotidiano Aceleradora ao BioTIC e foi palco para o lançamento do edital do programa de pré-aceleraç
Por José Maciel | Ex-Libris Comunicação
ASN DF
Compartilhe

O Sebraelab foi palco, na noite desta terça-feira, 31 de maio, da segunda edição do Lab Day, evento promovido pelo Sebrae no Distrito Federal com o objetivo de conectar empreendedores com a temática da inovação, estimular o networking, bem como a geração de negócios na Capital Federal. A realização foi, ainda, momento para o ecossistema de inovação do DF celebrar a inauguração oficial da sede da Cotidiano Aceleradora, organização que desde 2016 apoia o desenvolvimento de negócios inovadores, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC).

A diretora técnica do Sebrae no DF, Rose Rainha, prestigiou a realização do evento, lembrando que empreendedorismo e inovação são conceitos que caminham juntos e destacou a força do ecossistema presente no Distrito Federal. “A realização deste evento visa conectar os nossos mais diversos empreendedores com as mentes brilhantes que temos aqui no DF e que desenvolvem negócios inovadores, disruptivos, mas que muitas vezes são reconhecidas apenas fora do nosso território. Nós acreditamos que esse potencial fantástico do ecossistema de inovação tem muito a agregar aos segmentos produtivos do DF e é com essa intenção que estamos promovendo esses encontros”, explicou ela.

Rose anunciou durante o evento a realização de uma iniciativa inédita na história do Sebrae no DF. Trata-se do lançamento do primeiro edital do programa de pré-aceleração de startups que será conduzido pela Sebrae no DF com apoio da Cotidiano. Ao todo, serão beneficiadas 15 startups. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 17 de julho, por meio do site www.Bit.ly/pa_sebrae

O CCO da Cotidiano, Eduardo Pinto, falou sobre a satisfação da organização de estar presente dentro da estrutura do parque tecnológico e do compromisso em continuar viabilizando o avanço dos negócios inovadores na Capital Federal. Ele também falou sobre a parceria com o Sebrae, sobretudo do apoio que será oferecido durante o programa de pré-aceleração. “O Sebrae é uma instituição que caminha junto com a Cotidiano desde o nosso primeiro dia. Nós sempre desenvolvemos programas para impulsionar times, negócios e, nesse sentido, estaremos juntos do Sebrae mais uma vez para continuar a movimentar e tornar o nosso ecossistema de inovação referência no Brasil e no mundo”, afirmou Eduardo.

O diretor de inovação do BioTIC, Leonardo Reisman, também prestigiou a realização do evento. Ele comemorou a chegada da aceleradora ao parque tecnológico, fez uma breve atualização sobre o plano de ocupação e do propósito de fazer da área uma cidade viva da inovação. Também salientou que a proximidade das instituições poderá contribuir ainda mais para difundir a inovação no âmbito do Distrito Federal.

Uma das empresas presentes ao evento foi a Origem Motos, que iniciou suas atividades em Brasília no ano de 2017 e desde então projeta, fábrica e aluga motos elétricas para uso profissional. O fundador, Diogo Lisita, graduado em Engenharia de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), conta que sempre teve vontade de participar do ecossistema e para isso foi acelerado pela Cotidiano e que sempre busca estar inserido em eventos que possam contribuir com o plano de expansão marca.

“O evento de hoje tem, para mim, um motivo de celebração por essa nova conquista da Cotidiano. Poder participar do início desse novo momento especial para eles é uma alegria e ao mesmo tempo uma certeza de que essa proximidade com o Sebrae e o BioTIC será muito importante para o desenvolvimento do ecossistema e inovação aqui do DF”, disse Diogo.

Outra startup presente à realização foi a Brintell, que nasceu a partir da lacuna existente entre dados e geoprocessamento, recebe apoio do Sebrae no DF e recentemente chegou a ser finalista da última edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI). A empresa utiliza a inteligência de dados para oferecer a seus clientes uma experiência analítica customizável, dinâmica, user friendly e de impacto visual e sempre busca estar interagindo com empresas locais, nacionais e também internacionais. “É sempre importante estarmos inseridos em eventos. Aqui estamos reunidos, nos conectando, com empresas que atuam diariamente para alavancar o nome de Brasília e, ao mesmo tempo, mostrando o que as nossas soluções podem agregar a outros negócios. Estar aqui é, também, um reconhecimento do Sebrae por todo o nosso trabalho”, afirmou o CEO, Alex Cordon.

O criador da Photos.live, Leonardo Araújo, também aprovou a realização do Lab Day. A empresa criada por ele tem como objetivo democratizar o acesso a fotos tiradas em eventos, por meio de uma plataforma de fácil acesso e intuitiva que utiliza inteligência artificial para possibilitar que convidados se encontrem dentro de milhares de fotos em questão de segundos. A ideia facilita o engajamento orgânico nas redes sociais e, além disso, permite a elaboração de relatório contendo dados estatísticos a partir das fotos que podem orientar produtores de eventos em decisões futuras.

“Termos visibilidade em eventos como esse organizado pelo Sebrae é fundamental. Em minutos eu pude conversar e trocar cartões com pessoas interessadas em nossa solução e também me conectar com outras startups do ecossistema, o que pode render parcerias futuras. Para quem empreende são necessárias essa troca de informação e a partilha de experiências”, concluiu Leonardo.

O Lab Day é uma solução organizada pelo Sebrae no DF baseada em meetups, encontros informais realizados por empresas de inovação que funcionam como um happy hour, mas com objetivos profissionais, como o fortalecimento de ecossistemas, troca de ideias, criação e expansão de redes de contato e, claro, geração de negócios. Esse formato de evento foi promovido pelo Sebrae no DF pela primeira vez no mês de março.

A programação desta 2ª edição permitiu que o público do evento pudesse conhecer uma gama de soluções, bem como as últimas novidades promovidas conjuntamente pelo Sebrae no DF, o BioTIC e a Cotidiano.

Houve também a apresentação de estratégias de aceleração de equipes corporativas e o momento matchmaking, onde os participantes puderam interagir, conhecer soluções inovadoras e a trajetória de outras startups brasilienses que são destaques no mercado de inovação.

Participaram da realização outras startups, como a Puntu, que oferece uma plataforma de gestão de ponto eletrônico de forma eficiente e fácil; a Atmos, que desenvolve soluções em baseadas em internet das coisas; e a Ribon, aplicativo que tem revolucionado a maneira de se fazer doações sem que o usuário precise tirar dinheiro do bolso.

-

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: [email protected]

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (61) 98128 2400
e-mail: [email protected]

  • Empreendedoriso
  • Lab Day
  • Sebrae DF
  • Sebraelab