Brasília recebeu pela primeira vez o Chocolat Festival, maior evento de chocolate e cacau da América Latina, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Durante quatro dias, o público conferiu exposições históricas e artísticas sobre o cultivo do cacau, participou de palestras, de aulas de culinária e degustou os melhores chocolates do país. O Sebrae no DF esteve com um estande no festival para divulgar o Inova 2023, grande evento que une empreendedorismo, inovação e marketing digital, que será realizado no próximo mês na Capital Federal.
A gestora de Gastronomia do Sebrae no DF, Letícia Garcia, esteve no evento e destacou a importância da participação do Sebrae: “O Sebrae no DF entende a relevância do festival para o fortalecimento de empreendimentos dessa cadeia produtiva, pois é uma oportunidade para empresários da cidade prospectarem novos negócios para dentro dos seus estabelecimentos”.

Quem passou pelo estande também pôde buscar orientações de como acessar os programas e iniciativas do Sebrae que contribuem para uma boa gestão empresarial. O paraibano Bruno Torres se mudou para Brasília há quatro meses e atua profissionalmente como mentor financeiro. Durante visita ao festival, ele aproveitou para tirar algumas dúvidas no estande do Sebrae no DF sobre o credenciamento de empresas junto à instituição.
“Sou prestador de serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas e sei que o Sebrae é um parceiro acessível dos pequenos negócios. Eu vim buscar informações sobre o credenciamento de empresas e aporte financeiro para poder expandir os negócios”, contou Bruno Torres.
No espaço do Sebrae, o público também pôde se inscrever para participar do Inova 2023, maior evento de inovação do Centro-Oeste, que ocorrerá de 5 a 7 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Na edição deste ano, o evento levará os participantes a repensarem a integração entre pessoas, negócios e ambientes, além de aprofundar o conhecimento sobre novos termos que estão surgindo, como cidades inteligentes.
Chocolat Festival
Idealizado pelo empresário e publicitário Marco Lessa em 2009, o Chocolat Festival tem o objetivo de promover o chocolate de origem e impulsionar os negócios da cacauicultura em todo o país. O empresário destacou a relevância desse evento em Brasília, onde o alto consumo de chocolate e produtos de origem gourmet é notável.
“Queremos estimular a verticalização da produção do cacau, agregar valor à cadeia produtiva e gerar novas marcas de chocolate. E Brasília passa a fazer parte do circuito de eventos do Chocolat Festival”, ressaltou o empresário.
Marco Lessa também falou sobre a presença do Sebrae no festival. “O Sebrae é um dos nossos parceiros na realização do evento em outros Estados. O Chocolat Festival vai de encontro ao princípio do Sebrae de apoio às micro e pequenas empresas. Entre os resultados, podemos destacar o surgimento de 350 novas marcas de chocolate durante o festival”, concluiu.
Durante a programação, os visitantes provaram uma ampla variedade de chocolates, participaram de palestras e do Show Cooking, um espaço para o preparo, ao vivo, de receitas à base de chocolate por grandes chefs.
No Ateliê do Chocolate, os chocolatiers produziram a Catedral de Brasília, em tempo real, que será doada para uma instituição que atende crianças em situação de vulnerabilidade social. Para o público infantil, o evento contou com o Kids Cooking, um espaço com recreações e minicursos.

