O Sebrae no DF lançou, em agosto, o Plano de Sustentabilidade e Legados Sociais, publicação que reúne um conjunto de diretrizes e ações para tornar o Sebrae Inova 2023 mais sustentável nas dimensões econômica, sociocultural e ambiental. O objetivo é que o Plano de Sustentabilidade englobe as atividades de todos os colaboradores, expositores, visitantes e patrocinadores do evento em suas etapas de planejamento, realização e desmontagem.
O Sebrae Inova 2023, que será realizado entre 5 e 7 de outubro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, receberá mais de 80 palestrantes e uma série de eventos com o objetivo de convidar os participantes a repensar a Cidade para pessoas, negócios e ambiente, reunindo, em um só lugar, empreendedorismo, inovação e marketing digital – focando, especialmente, no avanço de novas tecnologias e no conceito de Cidades Inteligentes. Criado em 2019, o Sebrae Inova proporciona ao empreendedor a experiência de conhecer, na prática, a aplicabilidade do mundo digital no seu negócio.
O Plano de Sustentabilidade é um documento de fácil acesso, consulta e compreensão, e tem suas 43 ações ancoradas em alguns dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Tais ações foram desenhadas de forma a permitir o acompanhamento por colaboradores que poderão ser auxiliados por especialistas externos em responsabilidade social e sustentabilidade ambiental com a missão de verificar sua adesão às estratégias de desenvolvimento sustentável do Sebrae no DF.
Segundo a analista da Gerência de Marketing e Desenvolvimento Adriana Diniz, responsável pelo tema Sustentabilidade no Sebrae no DF, um balanço do resultado das ações propostas será elaborado ao final do Sebrae Inova 2023, o que possibilitará a geração de uma base de dados para futuros eventos.
“A proposição das ações foi realizada de maneira muito consciente, com objetivos claros e medidas exequíveis. A partir da aprovação do Plano de Sustentabilidade passamos a monitorar o desenvolvimento das ações com o intuito de construir o relatório final ao término do evento”, explica Adriana.
O documento começou a ser construído em junho deste ano com a participação de diferentes setores do Sebrae no DF: Gerências de Apoio Operacional – GEOP, de Atendimento Personalizado – GAPE e de Negócios em Rede – GENER, além da Assessoria de Comunicação – Ascom, da Diretoria e da gerência de Marketing e Desenvolvimento – GMD.
Três dimensões da sustentabilidade
No conjunto de 43 ações propostas pelo Plano de Sustentabilidade foram indicadas estratégias específicas para acessibilidade física, visual, auditiva e sensorial; descarte responsável de resíduos; neutralização do carbono gerado; ações interativas de comunicação e estímulo à participação do público; sinalização; rastreabilidade de fornecedores e suas práticas sustentáveis; e campanhas sociais online, presencial ou híbridas.
A dimensão econômica privilegia a geração de emprego e renda para agentes da região, estimula o contato com produtores locais e proporciona maior conhecimento da cultura e artes do Distrito Federal e do Entorno.
Já a dimensão sociocultural se concentra no estímulo à participação diversa e inclusiva, evitando qualquer tipo de discriminação. Isso ocorre por meio da divulgação de boas práticas de inclusão social junto ao público, aos fornecedores e empresas participantes, através do estímulo e conscientização sobre a importância dos projetos de impacto social e pela promoção da plena acessibilidade.
Quanto à dimensão ambiental, as estratégias de ação se pautam na redução do consumo de recursos naturais, da poluição, da produção de resíduos e da emissão de poluentes. Neutralização do carbono gerado, estímulo ao uso de meios de transporte não poluentes, adoção de atitudes sustentáveis e de boas práticas ambientais, e descarte responsável de resíduos estão entre as metas neste quesito.
Construção do plano é realidade no Sebrae no DF
O Sebrae DF vem adotando gradativamente os Planos de Sustentabilidade em seus eventos desde o retorno das atividades pós-pandemia. Com o movimento mundial em prol da sustentabilidade, essa prática é mais contundente, relata Adriana Diniz.
“O Plano de Sustentabilidade do Sebrae Inova aborda o tema em todas as suas vertentes: ambiental, sociocultural, econômica e empresarial, pois compreende o impacto nos negócios, na sociedade e no indivíduo. Porém, ele tem um foco maior em diversidade e acessibilidade. Afinal, o mundo é para todos”, finaliza a analista.

