ASN DF
Compartilhe

Projeto ALI gera aumento de produtividade de 25,5% do Sebrae no DF

Resultado foi anunciado durante o evento que celebrou o 2º ciclo do ALI - Programa Agentes Locais de Inovação
Por Deividi Lira l AIs. Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Depois de um longo ano de trabalho, empresários e os 30 integrantes do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação (sendo 20 do ALI Produtividade e 10 do ALI Transformação Digital), se reuniram na noite do dia 28 de novembro para celebrar os resultados de 2023 e o encerramento do segundo ciclo do programa. O evento foi uma oportunidade para networking, prospecção de novos negócios e partilha de conhecimento.

O ALI gerou aumento de 25,5% de produtividade do Sebrae. “Esse programa nasceu no Distrito Federal e entrega valor hoje para o Brasil todo. A nossa meta de produtividade foi colocada em 15% e ultrapassamos a meta. A inovação não é o nosso futuro, é o nosso presente”, afirmou a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha.

O resultado também foi muito comemorado pela gestora do programa no DF, Klingerly Farias. “É um feito maravilhoso para o DF. A gente está conseguindo fazer a diferença. É resultado de muito esforço, principalmente por causa dos agentes que são os nossos braços”.

O ALI – Agentes Locais de Inovação- é um programa gratuito do Sebrae que, há 15 anos, vem fortalecendo o empreendedorismo no DF. Os agentes locais atuam diretamente dentro de empresas para promover melhorias, aumentar a competitividade, implementar ferramentas inovadoras e superar desafios.

Não faltaram casos de sucesso durante o encontro. Francisco Vasconcelos, dono de uma distribuidora de suplementos alimentares, a Ziulife Brasil, contou que em novembro o faturamento cresceu em mais de 15%, graças à solução tecnológica contratada a partir do programa ALI – Transformação Digital. Esse é um novo formato iniciado no DF em 2023 este ano, que tem como objetivo implementar uma ferramenta digital para aumentar a produtividade da empresa.

Só nesses 15 dias, o ALI foi responsável por 20% das vendas, isso em fase de teste”, contou o empresário. Ele participa do programa ALI desde o início do ano, realizou os cursos e disse que em 2023 teve aumento de 58% de produtividade com auxílio do Sebrae.

A empresa do Francisco é uma das 25 atendidas pelo Marcos Rodrigues, agente local de inovação e produtividade. Ele disse estar orgulhoso de ver o trabalho impactando empresas e famílias. “É muito mais que uma meta, é o sonho de alguém que pode ser realizado através de um programa. É mostrar que é possível crescer e se desenvolver.”

Além de melhorar o faturamento e a produtividade, o programa ALI ajudou empresários a melhorarem a forma de comunicar o produto, alcançando mais pessoas e seguidores nas redes sociais. É o que relatou a Daniely Brito, dona da Clínica Niroda Terapias Quânticas.

O programa está revolucionando a nossa empresa. Eu me senti muito segura de seguir todas as etapas. Estou muito feliz com os resultados. A empresa já está comunicando de forma mais clara e as pessoas estão entendendo melhor qual a proposta da terapia quântica“.

O gerente de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, Ricardo Robson, relembrou a trajetória do programa que completou 15 anos em 2023 e seu papel na formação dos jovens que atuaram como agentes locais de inovação. São mais de 400 que passaram pelo programa e hoje estão no mercado de trabalho.

É um programa que se propõe a mudar vidas, ajudar empresários a realizar sonhos. O nosso propósito é fazer com que as empresas se tornem mais competitivas, mais produtivas, e que essas empresas possam cada vez mais gerar emprego e renda para a sociedade. Já passaram mais de 20 mil empresas ao longo desses 15 anos do programa ALI, que é referência nacional”, disse.