Donos de micro e pequenas empresas participaram, nesta quinta-feira, 9 de outubro, de uma série de atividades promovidas pelo Sebrae no Distrito Federal em Taguatinga. A ocasião celebrou o oitavo aniversário da agência de atendimento mantida pela instituição na região administrativa, além de comemorar o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.
As atividades promovidas ao longo do dia estiveram concentradas em orientar os proprietários de pequenos negócios locais sobre a importância da boa gestão financeira e do acesso a crédito. A iniciativa estratégica do Sebrae reflete o reconhecimento de que a gestão sólida e o acesso a financiamentos são fundamentais para o sucesso e a perenidade das micro e pequenas empresas.
Adélia Bonfim, diretora de Administração e Finanças do Sebrae no DF, abriu a programação recordando memórias pessoais que guarda desde a época em que conheceu a região de Taguatinga. Segundo ela, a cena empresarial da cidade sempre foi expressiva e, por isso, há sempre a recorrente necessidade de promover eventos com conteúdos relevantes para fortalecer o empreendedorismo local, de modo especial, a gestão financeira.

A dirigente comentou sobre a posição estratégica da agência de atendimento de Taguatinga, destacando que o local está bem próximo de grandes centros comerciais, sendo acessível a donos de empreendimento de segmentos variados. “Vocês, pequenos empresários, são a razão de o Sebrae estar presente aqui. Cada dia que vocês saem de casa para suas empresas é um momento importante para o país, pois é uma decisão, um esforço que gera renda, empregos e desenvolvimento para o nosso país. E nós estamos ao lado de vocês nessa jornada”, afirmou ela.
Em oito anos de história, a agência de atendimento do Sebrae em Taguatinga já serviu de palco para diversas realizações. Inaugurada em 5 de outubro de 2017, em parceria com o Simplifica PJ, a estrutura nasceu com o propósito de facilitar a vida do pequeno empresário e fortalecer o ambiente de negócios da região. Desde então, vem sendo um ponto de apoio e transformação para milhares de micro e pequenas empresas do Distrito Federal.
Os números de toda essa jornada são expressivos. Já foram registrados quase 87 mil atendimentos, colocando o espaço como um palco de orientação para os pequenos empresários locais.
“São quase 87 mil atendimentos realizados. Esse marco é extremamente relevante para o Sebrae DF, especialmente por se tratar de um ponto de atendimento localizado em uma região com grande presença de pequenos negócios. Isso reforça nosso compromisso em apoiar o empreendedorismo local, oferecendo orientação empresarial, capacitação, acesso a crédito, consultorias especializadas e soluções digitais. Por meio desses serviços, ampliamos o acesso dos empresários às ferramentas que impulsionam o desenvolvimento econômico do Distrito Federal e fortalecem a competitividade dos pequenos negócios”, explicou Gabriella Marinho, gerente de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF.
Ainda durante o período da manhã, os pequenos empresários puderam acompanhar uma palestra apresentada por Gilvan Bueno, especialista em finanças com ampla experiência em bancos de investimento, corretoras e fintechs. Coautor de dois livros e uma figura respeitada no mercado financeiro brasileiro e internacional, Gilvan também é conhecido por suas análises sobre o cenário econômico na tela da CNN Brasil e por ter sido eleito pela revista Forbes como um dos nomes importantes quando o assunto é educação financeira.

Gilvan iniciou sua apresentação induzindo os empresários a uma reflexão sobre a adoção de uma postura proativa. Quem empreende tem que tirar o casaco, o blazer e assumir as responsabilidades do dia a dia. É preciso arregaçar as mangas, encontrar um segmento, desenvolver um produto e se adaptar constantemente”, afirmou.
O comentarista seguiu com o momento destacando a importância do crescimento contínuo no universo dos negócios. “O sentido da vida é crescer. Se as plantas crescem, as unhas crescem, os cabelos crescem, nós, humanos, também precisamos seguir esse propósito. Empreendedor tem que focar em crescimento”, acrescentou Gilvan. Ele ainda comentou acerca da necessidade de otimizar os recursos disponíveis, extraindo o máximo proveito mesmo em cenários de escassez.
De forma breve, ele detalhou sua trajetória, desde a época que atuou como garçom, os primeiros investimentos realizados, a subsequente expansão para múltiplos empreendimentos e as aparições em rede nacional de televisão para destrinchar para milhares de brasileiros assuntos relacionados ao mercado financeiro. Ele também comentou sobre as competências que mudaram sua vida e o que é fundamental aprender para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Para Gilvan, a oportunidade de estar em Taguatinga e falar com o público reunido pelo Sebrae é diferente. Ele acredita que há uma grande diferença em explicar finanças para donos de pequenos negócios. “A maior dificuldade para pequenos empreendedores é entender e respeitar o processo de profissionalização da gestão. O processo de convencimento é árduo e solitário, exigindo uma quebra de mentalidade inicial”, comentou.
Gilvan pontuou que uma das maiores dores que enxerga em pequenos negócios consiste na ausência do empresário em ter um produto que venda com lucratividade. Segundo ele, muitos empreendedores enfrentam problemas de precificação, com custos produtivos maiores que os preços de venda, ou até mesmo não conseguem alcançar um público-alvo ideal.
O especialista ressaltou ao fim da apresentação que não buscava uma transformação educacional completa em uma hora. O objetivo era, antes de tudo, provocar curiosidade nos pequenos empresários, ampliando a vontade de aprender e fornecendo um roteiro com indicações de livros, estudos de caso e conceitos. “A minha preocupação central aqui é com o pós-evento, ou seja, como o empreendedor continuaria seu aprendizado e se aprofundaria no tema após o evento, capacitando-se a se tornar autodidata”, concluiu.
Já no período da tarde, os empresários identificados pelo Sebrae irão participar de uma rodada de crédito. A atividade contou com a presença de representantes de instituições financeiras com atuação no DF, como Sicredi, Sicoob, Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco de Brasília (BRB) e do programa de microcrédito coordenado pela Subsecretaria de Microcrédito e Economia Solidária do DF, o Prospera.

A proposta foi facilitar o acesso a linhas de financiamento orientadas, promovendo negociações com condições adequadas e estimulando investimentos estratégicos para o crescimento e a sustentabilidade dos pequenos negócios locais.
Sebastião Leite de Queiroz, proprietário da Borrachão Pneus, empresa de Samambaia, foi um dos empresários a participar da rodada. Ele fundou a empresa há 10 anos e tem enfrentado desafios desde a pandemia provocada pela covid-19. “Sofri um desarranjo, um grande baque na minha operação. Precisei usar uma reserva que tinha e fiz uma empréstimo, algo que há muito tempo não fazia”, contou.
A instituição financeira com a qual Sebastião negociou prometeu taxas com juros baixos e prazo apropriado para o pagamento. No entanto, na realidade, o empresário sentiu-se como se entrasse em um túnel, sem a esperança de sair e chegou a perder noites de sono, pensando em estratégias para quitar as dívidas.

Atualmente, como está correndo atrás de novos créditos com taxas de juros mais baixas, visando quitar esses empréstimos de taxa alta e “ter uma “gordurinha pra queimar”, o empresário ficou sabendo da realização do evento do Sebrae e se inscrever para iniciar tratativas com três instituições financeiras. “Eu ainda vou conversar com mais um banco hoje, mas estou confiante de que posso sair daqui com uma solução para o meu problema. Essa ocasião que o Sebrae proporciona me parece ser diferente. Senti que as primeiras instituições olharam de uma maneira melhor, compreendendo a minha situação e mais dispostas a ajudarem”, observou o empresário.
Renata Marques, sócia-proprietária da Maffi Brand, também esteve entre os empresários e empresárias que participaram da ação do Sebrae em Taguatinga. A marca tem pouco mais de um ano de atuação no DF e comercializa roupas, acessórios e serviços de consultoria de imagem com foco no público feminino. Para isso, dispõe, desde abril deste ano, de um showroom no Shopping DF Plaza, em Águas Claras.

Embora Renata e sua sócia, Erika Peixoto, pensem em expandir a operação para outro local, com uma vitrine física para atrair um público cada vez maior, elas têm reavaliado a estratégia e pensam que, no momento, o foco precisa ser o fortalecimento da Maffi Brand em canais digitais, bem como estabelecer uma confecção própria.
Para alcançar esse objetivo, a obtenção de crédito seria fundamental.” Cheguei a conversar com alguns consórcios, mas não aprofundamos a relação. Como estamos sendo acompanhados pelo Sebrae nos últimos meses, fomos informados dessa ação e viemos aqui para iniciar as conversas com os bancos”, comentou a empresária.
Sobre o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é celebrado anualmente em 5 de outubro, data que marca a criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei nº 9.841) em 1999. A ocasião destaca a contribuição essencial das micro e pequenas empresas (MPEs) para a economia brasileira, representando cerca de 99% dos negócios no país e sendo responsáveis por uma parte significativa da geração de empregos formais.
A celebração também visa conscientizar a sociedade sobre a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento social e econômico, reconhecendo seu papel vital na construção de um ambiente empresarial dinâmico e sustentável.
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