ASN DF Atualização
Compartilhe

Fábrica de Empreendedores recebe demoday no terceiro dia da Campus Party Brasília

Donos de startups receberam feedbacks para melhorar negócios; espaço também foi o cenário para palestras sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação
Por Talita Mota | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

A edição 2024 da Campus Party Brasília segue a todo vapor na Arena BRB Mané Garrincha. Ao longo desta sexta-feira, 29 de março, terceiro dia da realização, milhares de pessoas voltaram a movimentar os espaços dinâmicos e enriquecedores a fim de vivenciar experiências, absorver conhecimentos e vislumbrar oportunidades de negócios.

A Fábrica de Empreendedores, espaço idealizado pelo Sebrae Nacional e pelo Sebrae no Distrito Federal, foi um dos epicentros da difusão de conhecimentos durante o dia de evento, mobilizando e impactando pessoas de todas as regiões do Brasil. A primeira atividade foi a realização do Demoday Startups 360º, momento em que empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos inovadores para investidores, mentores e potenciais parceiros de negócios. Cada uma das startups participantes da atividade pôde destacar seus diferenciais e potenciais, receber feedbacks e também vislumbrar investimentos para impulsionar crescimento no mercado.

Guilherme Alves, coordenador do programa Startups 360º, comentou sobre a realização da atividade, destacando a etapa de propor um feedback às empresas participantes e impulsionar o crescimento de cada uma. “Este momento é crucial porque é aqui, neste palco, que as startups são avaliadas e têm um retorno do que melhorar e como desenvolver um ótimo pitch”, explicou.

Foto: Focus Produção de Imagem

-

Embora pareça uma tarefa razoavelmente simples, preparar um pitch envolve muitos detalhes e causa uma certa apreensão em empreendedores. Jonathan Amaral, cofundador de uma startup na área de educação, ainda em estágio inicial, vivenciou essa sensação na pele. “É a primeira vez que tenho a oportunidade de falar em um evento tão grande como a Campus Party, então, dá um frio na barriga. Mas posso dizer que o feedback que tivemos foi enriquecedor, ainda mais quando se tem a mente aberta”, disse o empreendedor.”

A programação da Fábrica de Empreendedores seguiu com uma tarde repleta de palestras abordando temas como tecnologia, expansão internacional, inovação e relacionamento com investidores.

Um dos destaques foi a palestra “Educação na Era da Inteligência Artificial”, apresentado pelo consultor empresarial e especialista em Empreendedorismo e Inovação, João Fróes. Ele falou sobre as ferramentas mais eficazes para educar uma geração influenciadora, ressaltou a importância de a tecnologia se tornar uma aliada poderosa, capacitando os educadores a compreender a mente dos jovens e a utilizar a inteligência artificial de forma dinâmica, promovendo o uso responsável, seguro e eficaz da tecnologia.

“Os professores sempre foram muito engajados com o método de ensino, mas hoje em dia, com todos os avanços que temos, é preciso compreender mais a

mente dos jovens. Quando falamos de inteligência artificial, precisamos enxergar o lado positivo e usar essas ferramentas de forma dinâmica, ensinando os estudantes a utilizar a tecnologia com responsabilidade, segurança e eficácia”, afirmou Fróes.

Em consonância com o tema abordado por Fróes, os empreendedores Gilson Leal e Pedro Koba exploraram, na sequência, as tendências em inteligência artificial e seus respectivos impactos no cenário local de inovação. A dupla apresentou em detalhes como criaram uma startup em apenas 45 minutos. “Um trabalho que poderia levar meses para ser realizado foi concluído em menos de uma hora. Tudo isso é resultado da otimização que a inteligência artificial nos proporciona”, salientou Gilson, que também é professor de criatividade.

O público visitante teve a oportunidade de se envolver nas atividades promovidas pelo Sebrae no estande do Desafio Liga Jovem, iniciativa que tem como objetivo impulsionar projetos inovadores que apresentem soluções relevantes para a sociedade, escolas e o país. No espaço dedicado à promoção do desafio, os participantes da Campus Party foram convidados a aprender de forma lúdica sobre temas como empatia, autocuidado, cidadania, pensamento crítico, e outros assuntos de destaque.

O estande não apenas promoveu a mobilização de alunos e educadores durante o evento, mas foi o ambiente ideal para promover as inscrições da iniciativa, que ficam abertas até o dia 7 de junho, e também sobre a experiência que o Desafio Liga Jovem oferece ao longo do ano. A ideia funciona como uma trilha de capacitação que engloba atividades presenciais e online, incluindo palestras, oficinas e sessões de mentoria. Todo esse processo está integrado com conteúdos didáticos sobre inovação, empreendedorismo e tecnologia.

O principal objetivo é capacitar os participantes para desenvolver soluções criativas para os desafios enfrentados por escolas e comunidades locais. Isso inclui a utilização de tecnologias analógicas e digitais, como aplicativos, sites, jogos eletrônicos, redes sociais, plataformas e outras ferramentas tecnológicas, alinhadas com as demandas e necessidades atuais.

A edição 2024 da Campus Party Brasília 2024 oferece uma programação especial voltada para astronomia e exploração espacial, em celebração aos 50 anos do Planetário de Brasília. Sob o tema “To infinity and Beyond”, a 6ª edição do evento traz mais de 500 palestrantes e um extenso programa com 400 horas de atividades planejadas, com a perspectiva de atrair mais de 100 mil visitantes até o encerramento, no domingo, dia 31.

Confira a programação completa no site do evento.