ASN DF Atualização
Compartilhe

Sebrae promove 5ª edição do Café com Negócios & Conexões

Encontro reuniu o Comitê Gestor do Ecossistema do Sebraelab e discutiu ações prioritárias do grupo para 2024
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Representantes do ecossistema de inovação do Distrito Federal se reuniram nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, para a 5ª edição do Café com Negócios & Conexões, evento idealizado e organizado pelo Sebrae no DF com o objetivo de promover a troca de conhecimento e tecnologias de interesse do ecossistema de inovação do DF, expansão de contatos e a realização de negócios entre empreendedores, investidores, agentes e atores do ecossistema.

O evento também se configura como um momento ideal para reunir o Comitê Gestor do Ecossistema do Sebraelab, com o propósito de planejar ações previstas em prol de todo o ecossistema, representando os diversos segmentos, como startups, empresas de TIC, indústrias, empresas de jogos, instituições acadêmicas, governo e investidores.

Na edição deste mês, os membros do comitê estiveram reunidos pela primeira vez em 2024 e empenharam esforços a partir do planeamento das ações prioritárias do grupo para este ano. “Em dezembro, estabelecemos metas para trabalhar ao longo deste ano. Fizemos uma divisão para que determinados participantes do ecossistema fossem responsáveis por ações específicas, com metas realizáveis. Agora vamos concentrar esforços, nos reunindo no início de cada mês para apresentar resultados tangíveis no final deste primeiro semestre”, explicou a gestora do Sebraelab, Claudia Bonifácio.

Durante o evento, os participantes do comitê formaram pequenos grupos e colocaram a “mão na massa”. O momento serviu para que os atores do ecossistema debatessem ações e delegassem tarefas para alcançar as metas estabelecidas para o ano.

A superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Renata Vianna, comemorou a realização do primeiro encontro de 2024 e expressou otimismo em relação aos trabalhos do comitê. “Essa iniciativa do Sebrae é extremamente oportuna, pois permite que o ecossistema se una de forma efetiva. Com essa abordagem, há a expectativa de promover uma ação coordenada, o que, por sua vez, possibilita o desenvolvimento do setor. É crucial que organizemos as questões de fomento, e com uma abordagem mais estruturada, torna-se substancialmente mais factível alcançar os resultados almejados”, afirmou a dirigente da FAP/DF.

Renata adiantou durante o encontro que a fundação já está trabalhando na elaboração de um edital de cooperação com o Sebrae no DF, com o objetivo de identificar as prioridades a serem promovidas no desenvolvimento do ecossistema em 2024.

Representante do ecossistema local de inovação e membro da Edtech Meetup, uma associação com foco na área de educação, João Victor da Cruz, avaliou a realização do encontro como fundamental para aprimorar propostas, compartilhar e defender ideias. “Com a realização de encontros como este, o Sebrae torna o trabalho mais fácil. Isso nos permite ter mais assertividade para fazer conexões, além de pensar nos problemas e em suas soluções”, disse.

A próxima edição do Café com Negócios & Conexões ocorre no dia 7 de março, também no Sebraelab e será aberta ao público para trazer assuntos relacionados a mulher profissional. O evento será em celebração ao Dia Internacional da Mulher.