ASN DF Atualização
Compartilhe

Capacitação sobre compliance mobiliza empresários do setor de tecnologia, provedores de internet e games

Atividade apresentou como o uso estratégico de ferramentas jurídicas pode impulsionar o crescimento e a credibilidade de pequenos empreendimentos
Por Helena Sales | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Pequenos empresários que atuam no setor de games e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Distrito Federal participaram na noite de terça-feira, 4 de novembro, de uma nova atividade promovida pelo Sebrae no Distrito Federal. O evento consistiu em uma capacitação e focou no uso estratégico de ferramentas jurídicas visando ofertar aos participantes conhecimentos sobre como compliance, ética e estruturação legal podem impulsionar o crescimento e a credibilidade de empreendimentos. A iniciativa aconteceu no Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC).

Denise Freitas, advogada especializada em compliance empresarial, palestrou sobre a importância da conformidade, ética e estruturação legal. Durante sua apresentação, Denise destacou ferramentas estratégicas para a gestão de riscos, a expansão segura dos negócios e a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ela ressaltou que empresas que operam em conformidade com a ética e a legislação estão mais preparadas para um crescimento seguro e para atrair investidores qualificados.

Foto: Focus Produção de Imagem

A advogada detalhou que o principal objetivo de sua apresentação era ir além do entendimento tradicional do direito e da conformidade. A proposta foi oferecer uma perspectiva que destacasse o jurídico e o compliance não apenas como obrigações regulatórias, mas como motores estratégicos de crescimento e valor para as micro e pequenas empresas locais.

Em meio aos presentes na atividade do Sebraelab estava Sílvio Antônio, diretor da Novácia, empresa que oferece serviços de telefonia e internet para pessoas jurídicas no DF desde 2009. Ele revelou que começou a integrar a programação voltada para empresas de tecnologia no início deste ano e destacou a importância das palestras, que abordam temas pertinentes ao setor e, mesmo em formato breve, estimulam a reflexão e o aprimoramento contínuo.

“Hoje o tema foi extremamente relevante, porque normalmente as pequenas empresas acham que só precisam de um advogado ou de apoio jurídico quando surgem problemas. Pelo contrário, ficou muito claro aqui que, ao se preocupar com os aspectos legais antes, é possível evitar diversos problemas no futuro”, salientou Sílvio.

Também presente ao evento, Clayton Fernandes, gerente de negócios da Green Valley, foi outro a destacar o importante papel do Sebrae no apoio ao desenvolvimento das empresas do setor. Segundo ele, a instituição tem oferecido suporte constante por meio de cursos gratuitos, especialmente voltados à área de startups e pré-aceleração. “O Sebrae nos oferece o alicerce para construir negócios sólidos, desde a capacitação inicial até o aprofundamento em temas cruciais como o compliance. É um parceiro indispensável para quem busca crescer de forma estruturada”, afirmou.

O gerente destacou ainda a relevância da palestra sobre compliance, tema que está sendo implantado atualmente na empresa, e o Sebrae tem sido uma peça fundamental para o fortalecimento do empreendedorismo, contribuindo com capacitação, orientações e consultorias que beneficiam negócios de todos os portes.

Foto: Focus Produção de Imagem

“As pequenas empresas precisam entender que compliance não é algo complicado nem exclusivo das grandes corporações. Existem ferramentas simples que podem ser aplicadas desde a abertura do negócio para organizar processos, evitar riscos e dar mais credibilidade. Quando essa base é construída cedo, a empresa cresce com segurança e se torna muito mais competitiva. É isso que queremos mostrar: começar certo faz toda a diferença”, salientou a gestora do Projeto Setorial TIC/Games, Cláudia Bonifácio.

  • Compliance
  • Empreendedorismo inovador
  • Games
  • Legal Inovation
  • Sebrae no DF;
  • TIC