Pequenos empresários do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Games do Distrito Federal participaram, na noite da última quinta-feira, 9 de abril, de mais uma capacitação realizada pelo Sebrae no DF. A atividade ocorreu no Sebraelab, localizado no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), e promoveu uma imersão na ITIL 4, demonstrando como a metodologia pode ser aplicada como um modelo de gestão estratégica de serviços para apoiar a entrega de valor ao negócio de forma consistente e integrada.
A capacitação ocorreu no âmbito dos projetos Brasília Conecta TIC e Sebrae Conecta Games e foi conduzida por José Luis Fagondes Miguel, especialista em Gestão de TI, governança e inovação. Com 25 anos de experiência na área, ele possui certificações internacionais como ITIL 4 Managing Professional, ITIL v3 Expert e Auditor Líder ISO 27001. Miguel também atua como instrutor na UniCIT, onde oferece formação para empresas públicas e privadas, aliando conhecimento técnico às estratégias de negócios.
Durante o encontro, José Miguel apresentou a ITIL 4 como a referência global em boas práticas para o gerenciamento de serviços de tecnologia. O especialista explicou que o foco da metodologia vai além do suporte técnico, concentrando-se na geração de valor e na entrega de soluções ágeis e integradas. Para um pequeno empresário, a adoção dessas práticas é estratégica, já que profissionaliza a operação, ganha eficiência, reduz desperdícios e aumenta sua competitividade frente aos grandes players do mercado de TI.

O especialista abordou os princípios orientadores da ITIL 4, organizados em sete diretrizes fundamentais: foco no valor; começar de onde você está; progredir iterativamente com feedback; colaborar e promover visibilidade; pensar e trabalhar holisticamente; manter a simplicidade e praticidade; e otimizar e automatizar. Além disso, destacou as quatro dimensões do gerenciamento de serviços: organizações e pessoas; informação e tecnologia; parceiros e fornecedores; e fluxos de valor e processos.
Em seguida foram abordadas as 25 práticas do ITIL 4 com o embasamento teórico e as devidas aplicações práticas com exemplos de utilização em várias circunstâncias.
Ao fim da apresentação, o profissional relembrou sua longa relação com o Sebrae e destacou o acolhimento humanizado da instituição como um diferencial que cria um ambiente de confiança, favorecendo o aprendizado e o crescimento conjunto. Miguel reforçou, ainda, a importância estratégica de democratizar o acesso ao conhecimento técnico: “Minha missão é colaborar para o enriquecimento dos projetos setoriais, compartilhando a experiência acumulada e as diretrizes da ITIL para fortalecer a base de gestão de cada empresário e suas respectivas trajetórias”, destacou.

Em meio ao público presente na atividade estava o sócio da Masterbraz Tecnologia, Júnior Santos, figura presente em capacitações promovidas pelo Sebrae no DF. Já certificado na versão 2 da ITIL, ele buscou participar do evento para alinhar sua operação às exigências da versão 4. “Em um setor que se transforma tão rapidamente quanto o da tecnologia, a busca por novos conhecimentos não é opcional, é uma necessidade estratégica. Estar aqui para atualizar minha base técnica na ITIL 4 é fundamental para manter a competitividade da empresa. Ter acesso a esse nível de especialização é, sem dúvida, um divisor de águas para qualquer negócio”, afirmou.
O empresário Pedro Carlos Chaves Silva que atua na área de desenvolvimento e licenciamento de software, foi outro participante e avaliou a imersão como uma oportunidade de alto rendimento para o seu modelo de gestão. Para ele, o encontro foi além da teoria, abrindo portas para novas frentes de negócio. “A atividade foi extremamente produtiva, revelando lacunas de aprendizado que são essenciais para o meu crescimento. Além do conteúdo técnico, o evento permitiu um contato direto com a coordenação de projetos do Sebrae e abriu espaço para o networking, facilitando a apresentação do meu produto para outros parceiros e potenciais clientes. É uma imersão que une conhecimento técnico e fomento de parcerias”, analisou.
“A capacitação em ITIL 4 reforça o compromisso dos projetos Brasília Conecta TIC e Sebrae Conecta Games com o fortalecimento da gestão dos pequenos negócios de tecnologia no Distrito Federal. Ao oferecer acesso a metodologias reconhecidas internacionalmente, o Sebrae contribui para a profissionalização das empresas, o aumento da eficiência operacional e a elevação da competitividade dos empreendedores, alinhando conhecimento técnico às demandas atuais do mercado”, complementou Cláudia Bonifácio, gestora dos projetos.


